Roteiro de 7 dias em Nova York – Voupranos

Roteiro de 7 dias em Nova York

Um bom roteiro em Nova York deve reunir os passeios mais imperdíveis para curtir na cidade. Sete dias é um bom período para explorar a Big Apple, embora dê para ficar muito mais tempo por lá, tamanha a oferta de atrações disponível.

Quem tem menos tempo, por sua vez, pode aproveitar as dicas para diversificar a programação. Acompanhe.

Envato Elements, duallogic

1º dia – Times Square

Para se ambientar e se misturar ao vaivém frenético da Big Apple, comece o passeio por uma das regiões de maior burburinho da cidade: Midtown. É nessa vizinhança que estão a ultrailuminada Times Square e a Broadway, onde rolam peças e musicais que, quando fazem sucesso ali, ganham os palcos do mundo.

AdobeStock, Luciano Mortula-LGM

Outro ícone das redondezas é o Empire State Building, inaugurado em 1931. Suba ao observatório do 86º andar. Ali, binóculos e painéis com mapas e informações ajudam a localizar, lá de cima, os principais pontos de referência nova-iorquinos.

Ao fim do dia, volte para a Times Square para vê-la iluminada e aproveite para dar um pulo na Broadway.

2º dia – Central Park

O Central Park é um enorme e adorável tapete verde em Manhattan: tem quase 4 km de extensão e cerca de 800 metros de largura. Ao sul, começa na 59th Street e termina exatos 51 quarteirões depois, na 110th. Do lado oeste, faz “divisa” com a Central Park West Avenue; do lado leste, com a famosa Quinta Avenida.

No parque, os pit stops básicos são o Strawberry Fields, local que homenageia o cantor John Lennon e repleto de flores e cartazes deixados pelos fãs, e a Boathouse, onde pode-se alugar um barco para dar uma volta pelo lago e parar para um lanche ou piquenique.

AdobeStock, kmiragaya

Ao redor da área verde estão alguns dos museus mais importantes de Nova York. O Metropolitan Museum of Art (Quinta Avenida com a 82th Street), o MET, é o maior deles, reunindo dois milhões de trabalhos artísticos e objetos de valor histórico. Já na outra ponta do parque está o Museu de História Natural (West Avenue com a 81th Street), com esqueletos de dinossauros, fósseis, mamíferos empalhados e insetos dissecados.

3º dia – Quinta Avenida

Bater perna na Quinta Avenida, especialmente entre as ruas 39 e 60, é um programa indispensável, até porque nem só de consumismo desenfreado vive a vizinhança. Tente tirar os olhos das vitrines e observar os detalhes da arquitetura dos prédios, como o que abriga a New York Public Library (Quinta Avenida com a 42th Street).

Com a mesma arquitetura Beaux-Arts, o Grand Central Terminal (42th Street com Park Avenue), nos arredores, abriga dezenas de lojas e restaurantes. Se der tempo, vá ali perto ao SUMMIT One Vanderbilt, dono de um dos mirantes mais espetaculares de Nova York.

Quando voltar à Quinta Avenida, visite a St. Patrick’s Cathedral. A próxima parada pode ser o Museu de Arte Moderna, ou Moma (11 W 53th Street). A coleção permanente traz obras de Van Gogh, Picasso, Chagall e outros figurões da arte moderna.

AdobeStock, pio3

Antes de escurecer, visite o Rockefeller Center. O mirante fica no GE Building, de onde se tem a melhor vista do Empire State e do Central Park.

4º dia – Estátua da Liberdade

A Estátua da Liberdade, o grande cartão-postal por excelência da Big Apple, fica em uma ilhota do Rio Hudson, alcançada pelas barcas que partem do entorno do Battery Park, em Lower Manhattan, a pontinha ao sul do mapa da cidade.

AdobeStock, UTBP

Em terra firme, Lower Manhattan também tem muita história para contar. A via mais famosa do pedaço é a Wall Street, casa da poderosa Bolsa de Valores e de uma icônica escultura de um touro (reza a lenda que tocar nas partes íntimas do animal impede que o dinheiro falte).

Da Wall Street você alcança o edifício One World Trade Center, onde ficavam as Torres Gêmeas, que ruíram nos ataques de 11 de setembro de 2001. Ali, há um memorial e um mirante.

Termine o passeio no Píer 17. A área à beira-d’água foi transformada em um agradável centro de lazer e compras.

5º dia – High Line

O High Line foi construído sobre uma linha de trem suspensa que estava abandonada no sul da ilha de Manhattan. O parque leva a diversas atrações de Nova York, como o artístico bairro de Chelsea e a Gansevoort Street, no descolado e baladeiro Meatpacking,  uma área comercial moderna.

AdobeStock, Harry Green

Aproveite para visitar o Chelsea Market, espécie de túnel onde se sucedem lojas de produtos de cozinha, vinhos e roupas, além de cafés, restaurantes, sorveterias, docerias e floricultura.

Já no fim do dia, bata perna em West Village – Greenwich Village ou, simplesmente, The Village. É lá que fica a Bleecker Street, repleta de lojas.

6º dia – Flatiron e East Village

A região de Flatiron é marcada pelo inconfundível edifício triangular de mesmo nome, que fica na esquina da Quinta Avenida com a East 23rd Street e a Broadway. Apesar de ter apenas 20 andares, ele foi o primeiro arranha-céu construído nos Estados Unidos, em 1902.

Como o Flatiron em seu tempo, outro lugar que está fazendo história na região, pela inovação gastronômica, é o Eataly. Trata-se de um complexo de 4.600 m2 que reúne tudo da Itália, com mercado e restaurantes.

Siga andando ou então pegue um táxi até St. Mark’s Place, no coração de East Village. Centro do rock’n’roll nos anos 1960, quando artistas, músicos e hippies adotaram a vizinhança, o lugar ainda tem várias vintage shops que mantêm o espírito alternativo de outrora.

7º dia – Soho e Brooklyn Bridge

Glamour é a palavra que melhor define o Soho, já que, por ali, tudo é lindo, chique, caro e está na moda. Multidões de turistas e locais circulam pela região todos os dias, especialmente no fim da tarde, e é nesse horário que você também deve visitar o bairro.

Se os preços não cabem no seu bolso, parta para o caos de Chinatown. Ao andar um pouco mais, não é que de repente você muda de país e continente? Pegando um pedacinho da Mulberry Street, entre as ruas Broome e Canal, está Little Italy.

AdobeStock, eyetronic

Termine o dia atravessando a pé (ou de bike) a Ponte do Brooklyn. Um dos principais monumentos da cidade, foi inaugurada em 1883, tem 1.825 metros de extensão e liga Manhattan ao Brooklyn, do outro lado do Rio Hudson.

Publicado em: 19/10/2022
Atualizada em: 26/10/2022
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

VEJA TAMBÉM

Nova York