Passeios e atrações que fazem NY ser paixão dos brasileiros
Nova York bate cada vez mais forte no coração dos brasileiros. É um caso de paixão à primeira vista, que se transforma em amor incondicional assim que o visitante caminha pela Quinta Avenida. Afinal, com sua sequência de lojas maravilhosas, museus e o Central Park, o lugar é repleto de atrações.
Saiba quais delas não podem ficar de fora do seu roteiro.
Estátua da Liberdade
Símbolo mais importante dos Estados Unidos, a estátua foi doada pelos franceses em 1886 em comemoração ao centenário da independência norte-americana. Tanto na ida quanto na volta do passeio de barco que leva até lá, você terá uma vista arrebatadora do skyline de Manhattan e das pontes de Manhattan e do Brooklyn. A ilha conta ainda com um museu dedicado ao monumento.
Central Park
O imenso parque no coração de Manhattan tem cerca de 4 km de extensão e 800 metros de largura. É o endereço mais pop entre moradores e visitantes para dar uma voltinha, fazer um piquenique e, claro, praticar algum esporte.
Times Square
Os telões que superiluminam a Times Square estão cada vez maiores e com imagens ultra bem definidas, remodelando a fervilhante região, que parece viver em reforma. Quando o sol se manda, o cenário da praça fica ainda mais dramático, e a noite vira dia com tanta luminosidade refletida pelos painéis de néon.
Empire State Building
Subir até o terraço ao ar livre do prédio, no 86º andar e a 320 metros do chão, é como estar dentro de um filme. Afinal, quantas vezes você já não viu essa cena no cinema?
Mas ainda dá para ficar mais perto do céu: o ponto mais alto do edifício fica no 102º andar. No entanto, esse mirante é todo envidraçado. E ainda há um museu, no 80º andar, que traz a história desse ícone de Manhattan.
Rockefeller Center
Muita gente que vai a Nova York nem desconfia, mas o Top of the Rock Observation Deck do Rockeffeler Center proporciona uma vista para lá de privilegiada do Central Park e do Empire State Building.
A rede de TV NBC também funciona no complexo, e pode-se fazer um tour para conhecer os bastidores dos programas do canal, como o humorístico Saturday Night Live.
Quinta Avenida
Todo o glamour da Big Apple pode ser resumido na Quinta Avenida, já que é nela que estão as mais badaladas lojas de departamentos, como Saks Fifth Avenue e Bergdorf Goodman, e muitas grifes. Mesmo quem não está com essa bola toda consegue rechear as sacolas, já que a via conta com muitos endereços pop.
High Line
É no adorável parque elevado, a menina dos olhos dos nova-iorquinos, que é possível ver as boas ideias que transformam essa urbe num lugar cada dia melhor: depois de décadas desativada e abandonada, uma linha suspensa de trem deu lugar a gramados, áreas de descanso e até um pequeno espelho-d’água.
Grand Central Terminal
Inaugurado em 1913, o terminal de trens tem 67 estações em dois níveis. É um belíssimo exemplo da arquitetura neoclássica Beaux-Arts e foi eternizada em vários filmes, como Fuga à Meia-Noite (1988), com Robert De Niro. Há diversos restaurantes na parte de baixo, e muita gente vai até lá para comer ostras frescas.
One World Trade Center
Erguido no terreno onde ficavam as Torres Gêmeas, o One World Trade Center é um arranha-céu espelhado com 104 andares e 541 metros de altura (com a antena). Embora o foco do empreendimento sejam as salas residenciais, os andares 100º, 101º e 102º contam com mirantes para os turistas.
O projeto do prédio mais alto do Ocidente inclui o 9/11 Memorial, que homenageia as vítimas da tragédia das Torres Gêmeas, em 2001. Uma vez na região, você verá muita street art e obras modernas, como a da estação The Oculus and Transportation Hub.
Wall Street
É uma das ruas mais antigas de Nova York, e também uma das poucas que ainda preservam o calçamento de paralelepípedos.
A via é famosa pela New York Stock Exchange, a poderosa bolsa de valores local, e a escultura de bronze de um touro, a qual está sempre rodeada de turistas posando para fotos, muitas vezes tiradas de maneira bem curiosa. Wall Street fica em Lower Manhattan, no extremo sul da ilha.
SoHo e Chinatown
O SoHo é outro endereço fashion e sofisticado da cidade. O local é marcado pelos prédios com escadas de emergência do lado de fora. Os restaurantes locais também merecem atenção.
Sua vizinha, Chinatown, é igualmente focada no comércio, mas o estilo de compras é bem diferente: ali, bater perna vale a pena pelo preço, não pelo glamour.
Hudson Yards
Além do Vessel, a área de Hudson Yards conta com diversas outras atrações, como o observatório Edge, no 100º andar de um espigão envidraçado, a 335 metros de altura; e o Shed, uma galeria de arte cuja cobertura desliza horizontalmente sobre trilhos para fora da construção principal e cria, na área externa, um ambiente fechado ideal para shows e espetáculos.
O novo bairro reúne também um novo centro de compras, chamado The Shops, com lojas de grifes sofisticadas, restaurantes e o mercado espanhol Little Spain.
SUMMIT One Vanderbilt
Situado no quarto prédio mais alto de Nova York, este observatório tem como grande destaque uma instalação com espelhos sobrepostos, que cria diversos efeitos óticos. Há ainda cabines com chãos de vidro que se debruçam para fora do prédio, a 324 metros de altura.
Eataly
Verdadeiro templo da gastronomia italiana, o complexo reúne hipermercado de produtos do país da bota, café, sorveteria e vários restaurantes.
Chelsea Market
Este mercado tem vários restaurantes, lojas de utensílios domésticos (e de roupas), cafés, docerias e até galerias de arte. Nos fins da tarde, é comum ver bandas tocando por lá. As experiências gastronômicas são diversas e flertam com cozinhas asiática, mexicana, alemã, italiana e muito mais.
Atualizada em: 28/10/2022