A Disneyland Paris não para de crescer e está cada vez melhor
O charme francês se uniu ao know-how dos americanos em tecnologia e efeitos especiais. Essa mistura tinha mesmo tudo para dar certo e com ela nasceu a Disneyland Paris. A localização era perfeita: bem no meio da Europa ocidental e acessada facilmente em poucas horas de voo ou de carro por turistas e europeus de diversos países. A cidade é Marne-la-Vallée, que passou de um antigo terreno de cultivo a só 32 km de Paris para o lugar mais visitado da Europa.
Divulgação Disneyland ParisO Velho Continente, no entanto, propunha um desafio. Como criar um castelo suntuoso na terra onde tantos castelos despontam a poucos quilômetros dali? Diferentemente dos outros parques pelo mundo então, o castelo da Disneyland Paris não foi inspirado em castelos reais: surgiu a partir de inspirações dos desenhos animados. A ideia deu tão certo que, entre todos os castelos que povoam o mapa da Europa, é justamente o da Disneyland Paris o mais visitado.
São dois parques: o Parque Disneyland, que faz um tributo aos personagens clássicos, e o Walt Disney Studios, onde o foco são os filmes e animações. Quem já foi a outros parques da Disney pelo mundo pode matar as saudades das atrações famosas, e quem não foi tem o privilégio de conhecer brinquedos exclusivos. Privilégio, aliás, a Disneyland Paris oferece de sobra: a gastronomia francesa, a estação de trem bem em frente e a facilidade de poder rodar por tudo ali a pé são só alguns deles. Só conhecendo as atrações, os hotéis e os restaurantes, para entender por que o reino da fantasia da Disneyland Paris encantou ainda mais o continente dos reinos, castelos, príncipes e princesas.
Nem Walt Disney previu o sucesso que faria o seu reino da fantasia. A ideia de criar um mundo onde adultos e crianças pudessem entrar juntos na brincadeira virou sonho de viagem para gente dos 2 aos 80 anos ao redor de todo o globo. Com o resultado louvável na Califórnia e na Flórida, a Europa, que é o lugar dos verdadeiros castelos, príncipes e princesas, também merecia ter a sua Disney. Foi assim que em 1992 um terreno de cultivo a 32 km de Paris se transformava na Disneyland. Ou melhor, na Euro Disney, que em 1994 mudou de nome para a Disneyland Paris – e se você ainda tem o nome antigo na cabeça, pode estar entregando a idade. Por ser bem no meio da Europa ocidental e não tão fria quanto outros países por ali, foi a França que ganhou a honra de receber a Disney europeia.
Enquanto o complexo de Orlando tem seis parques, o da Europa é mais compacto e se resume a dois: o Walt Disney Studios, focado em filmes, e o Parque Disneyland, com alusões aos mais famosos personagens dos desenhos e animações. O bacana é que dá para matar a saudade das atrações preferidas de Orlando, como a Torre do Terror (o “elevador”) e o clássico It’s a Small World, e, ao mesmo tempo, se aventurar em atrações inéditas. Outra diferença: enquanto em Orlando ter um carro é quase uma necessidade, a Disneyland Paris joga na cara toda a facilidade de transporte que move o Velho Mundo. Você não vai precisar colocar as mãos no volante para ir aos parques.
PARQUE DISNEYLAND PARK
Todos sempre felizes graças à organização impecável, ao colorido por todo lado e aos personagens dos desenhos que são tema de atrações com efeitos impensáveis. Esse clima toma o Parque Disneyland Park, o maior e o principal da Disneyland Paris. Logo depois da entrada, você vai caminhar pela Main Street U.S.A., a rua com casinhas fofas em estilo vitoriano. E na Disneyland de Paris ela tem uma surpresa: o Discovery Arcade e o Liberty Arcade, áreas cobertas encantadoras para que você continue aproveitando as lojas e os restaurantes da Main Street mesmo em dias de chuva. Guia Completo: Parque Disneyland
A rua tem vista para o símbolo-mor, o castelo, que na França é ainda mais especial. Como são tantos os castelos a poucos quilômetros dali, aquele tinha a missão de ser tão ou mais surpreendente que os verdadeiros. Por isso, o Castelo da Bela Adormecida nasceu baseado em ilustrações dos contos de fadas (e não de castelos reais). A partir dele, o parque se divide em áreas, como a Fantasyland, do mundo dos contos de fadas, e a Discoveryland, das viagens intergalácticas. Aproveite o privilégio de ir em atrações inéditas, como a Star Wars Hyperspace Mountain, e também não perca o show de encerramento, o Illuminations. Para seguir nos ares franceses, ele é hors-concours entre os shows da Disney pelo mundo.
Confira também: Guia completo Parque Walt Disney Studios
WALT DISNEY STUDIOS PARIS
Para quem conhece a Disney de Orlando, o Walt Disney Studios é como uma versão do Hollywood Studios, inclusive com o supericônico elevador. O parque foi modernizado com a área Marvel Avengers Campus, que dá vida aos super-heróis. E a estrela é a atração Spider-Man W.E.B Adventure, exclusiva do parque de Paris e exclusiva em efeitos: não tem nada parecido no mundo.
O cinema e os personagens das animações impecáveis criadas especialmente nos últimos anos é o que move o Walt Disney Studios. Ele é bem menor que o Parque Disneyland, mas realmente tamanho não é documento. Se um desenho já gera o maior fascínio por conta dos efeitos especiais, no Walt Disney Studios é como se essa magia não acabasse com o fim de um filme.
Você vai poder atirar teias com os pulsos tal qual o homem-aranha e logo depois se sentir do tamanho do ratinho Rémy de Ratatouille em um simulador com telas, carrinho em movimento e até aromas. Entre um e outro vai se sentir nadando no casco da tartaruga de Procurando Nemo ao rodar pela montanha-russa Crush’s Coaster ou levar as crianças para um percurso pela Rota 66 junto com os personagens de Carros.
Confira também novidades :
Guia completo com as principais atrações do Wal Disney Studios Paris.
MAIS DICAS DA DISNEYLAND PARIS
A estação de trem Marne-la-Vallée Chessy está a passos de distância da entrada da Disneyland Paris e é alcançada em só 50 minutos desde o centro da capital francesa. Ainda mais fácil é para quem vai do aeroporto Charles de Gaulle: bastam só dez minutos no trem rápido, o TGV. Do Charles de Gaulle e do aeroporto de Orly também saem ônibus, os chamados Magical Shuttle Bus, que deixam no parque em uma hora – claro que eles também fazem o trajeto contrário. E as famílias podem também pegar um carro de aplicativo ou alugar um carro para seguir pela estrada e chegar à Disneyland em uma hora.
O parque na verdade está na cidade de Marne-la-Vallée, onde costuma fazer 2 graus a menos do que em Paris. Isso tem uma história interessante: quando a Disneyland Paris foi fundada, uma série de árvores foram plantadas, o que criou um microclima na região. E se é impensável ver a Disney nos Estados Unidos sob neve, na Disneyland Paris isso pode acontecer em dezembro e janeiro, embora a temperatura média seja de 5 graus no inverno.
No Natal, o frio real e oficial dá um toque todo mágico. Os cenários ganham iluminação especial, e caso não esteja nevando, o padrão Disney de qualidade faz nevar artificialmente. Mas, nessa época, os parques fecham mais cedo – aliás, confira sempre no aplicativo os horários porque são variáveis. Melhor ir de maio a setembro, quando o clima é mais estável e o parque fica aberto até mais tarde. Por ser mais compacto, é até possível conhecer os dois parques no mesmo dia, mas aí não daria para curtir com calma os ótimos restaurantes do complexo, que fazem jus à localização francesa.
Dos menus aos vídeos, shows, às instruções e apresentações, tudo está tanto em inglês quanto em francês para mostrar que a Disney de Paris reúne o melhor dos dois mundos: a animação e os efeitos especiais que só os Estados Unidos sabem fazer com o romantismo, o requinte e a boa gastronomia que a França instaura com maestria.
HOTÉIS DO COMPLEXO DISNEY
Alguns truques cruciais otimizam o seu dia. O primeiro é se hospedar em um dos hotéis do complexo, o que dá direito a entrar nos dois parques uma hora antes de abrirem. Além disso, algumas atrações permitem o single rider, uma fila especial para quem vai sozinho no brinquedo. Ou você pode ainda comprar um “fura-filas” pelo app oficial Disneyland Paris. Há o Disney Premier Access One, que disponibiliza um intervalo de horário para você acessar a fila rápida em uma só atração, ou o Disney Premier Access Ultimate, para ir pela fila rápida a hora que quiser, uma vez em cada uma das atrações disponíveis.
Confira também:
Tudo sobre os incríveis hotéis da Disneyland Paris
VEJA TAMBÉM:
PASSEIOS E ATRAÇÕES EM PARIS
Todos os ingressos de Paris
VEJA TAMBÉM:
O MELHOR CHIP INTERNACIONAL
Chip e eSIM da Europa. Receba no Brasil.
Atualizada em: 02/10/2024