Dicas culturais em Nova York – Voupranos

Dicas culturais em Nova York

Poucas cidades no mundo reúnem tantas dicas culturais quanto Nova York. Dos incríveis shows da Broadway a alguns dos museus mais aclamados do planeta, veja o que explorar durante uma visita à cidade.

Broadway

Pedaço mais musical da Big Apple, a Broadway é uma área com 40 teatros espalhados entre as avenidas 6th e 8th, formando um quadrado das ruas 41 a 54. Há sempre musicais novos e clássicos em cartaz, como os emblemáticos O Rei Leão, O Fantasma da Ópera, Chicago, Wicked e Hamilton. Vale a pena fazer reservas com antecedência.

AdobeStock, mindstorm

Museu de História Natural

O complexo de cinco andares é o melhor do mundo no quesito história natural e ficou ainda mais popular depois do hilário filme Uma Noite no Museu (2006), com Ben Stiller. É a casa de dinossauros e mamíferos empalhados, e ainda oferece o ótimo Planetarium. Fica na Central Park West com a 79th Street.

AdobeStock, pixarno

Metropolitan Museum

Durante suas andanças, reserve pelo menos meio dia para conhecer um pouco do Metropolitan, carinhosamente chamado de MET e dono de uma extensa galeria egípcia, que tem faraós mumificados e até partes de pirâmides.

AdobeStock, Luciano Mortula-LGM

O museu conta também com um aprazível jardim japonês, uma vasta coleção permanente, uma ala dedicada à fotografia… Para descansar, vá ao café, no terraço do MET, onde sempre há instalações inusitadas, criadas por artistas gringos especialmente para serem exibidas no espaço.

The Met Cloisters

O antigo mosteiro abriga cinco mil peças dedicadas à arte e à arquitetura medieval europeia. O complexo faz parte do MET e fica no Fort Tryon Park, bem ao norte de Manhattan, em Washington Heights. Além dos jardins do museu, o parque rende um belo passeio.

AdobeStock, littleny

MoMA

O complexo dispensa grandes explicações, porque seu acervo, dedicado ao suprassumo da arte moderna no mundo, fala por si só: apresenta obras de Dalí, Matisse, Monet, Van Gogh, Andy Warhol e Roy Lichtenstein, só para citar alguns figurões.

AdobeStock, vacant

Chegue cedo para explorar os seis andares e não perder tempo em filas. Na saída, não deixe de passar na lojinha do museu, repleta de objetos artísticos descolados, muitos deles criados para uso doméstico.

Solomon R. Guggenheim

Só o prédio do curvilíneo museu já vale a visita, já que ele é um dos mais importantes exemplares saídos da imaginação do arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright, um dos mais renomados do mundo.

AdobeStock, vvoe

O complexo tem uma excelente coleção permanente e sempre exibe trabalhos de artistas inovadores, que estão à frente de seu tempo.

Blue Note

A sofisticada casa de jazz está na ativa desde 1981. Além dos excelentes jazzistas em ação, os visitantes ouvem artistas de outros estilos: o cantor brasuca Seu Jorge, por exemplo, já fez várias apresentações na casa.

AdobeStock, vacant

Para quem deseja curtir uma noite cheia de estilo, é, sem dúvida, uma das principais atrações de Nova York.

Lincoln Center

Casa da ópera, da filarmônica e do balé da cidade, além de sede da semana da moda de Nova York, esse centro de entretenimento oferece shows todos os dias. Uma vez na cidade, acesse www.lincolncenter.org para conferir a programação. Também é possível fazer tours guiados pela casa.

AdobeStock, DAVID CARREON

Flatiron Building

Construído em 1902, o prédio de 22 andares é um marco da arquitetura na cidade. Foi o primeiro arranha-céu de Manhattan, e sua forma triangular causou polêmica à época. Houve quem dissesse que ele não ficaria de pé, mas, como você vai conferir, o espigão está lá, firme e forte.

AdobeStock, travelview

Para conhecer sua história, visite o lobby, onde fotos e artigos de jornais transportarão você à época de inauguração do prédio. Fica na 175 Quinta Avenida, perto da 22th Street.

Prédio da ONU

Fazer um tour na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) combina direitinho com quem se preocupa com o rumo do planeta. Afinal, é ali que grandes decisões que ajudam a selar o destino do mundo são tomadas.

AdobeStock, vacant

O General Assembly Hall, salão onde os líderes de governo se reúnem para os debates – e certamente um dos lugares que, entra ano sai ano, mais aparecem na TV –, faz parte da visita, que se estende às exposições no hall de entrada do prédio, as quais mostram, por exemplo, os presentes trocados entre chefes de Estado.

Harlem

Bairro que simbolizou a luta dos negros contra o preconceito racial e que imortalizou lendas do jazz, como o músico Duke Ellington, o Harlem está na moda. Lá, o visitante se encanta com as apresentações de música gospel na igreja Abyssinian Baptist (174 W 138th Street), aos domingos, e com os murais que colorem os muros na região da 125th Street.

AdobeStck, Brad Pict

A Frederick Douglass Boulevard é chamada de restaurant row (fileira de restaurantes), dada a quantidade de estabelecimentos gastronômicos que oferece entre as ruas 110th e 127th.

Publicado em: 20/10/2022
Atualizada em: 26/10/2022
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

VEJA TAMBÉM

Nova York