Lugares incríveis para esticar a viagem partindo de Orlando – Voupranos

Lugares incríveis para esticar a viagem partindo de Orlando

Adobe Stock: Orlando morning – Rabbit75_fot

A Flórida é quase sinônimo de Orlando para muitos brasileiros. Os parques temáticos da Disney World, da Universal e do SeaWorld, para ficar apenas nos mais populares, são o sonho de crianças de todo o mundo. Mas quem vai até lá pode aproveitar a viagem para conhecer alguns destinos incríveis nos arredores, a maioria deles de praia.

De quebra, foi ali pertinho que teve início a colonização dos Estados Unidos. O explorador espanhol Juan Ponce de León foi o primeiro europeu a pôr os pés na região, reivindicando a terra para a Coroa Espanhola.

O melhor é que você não precisa abrir mão de Orlando para se aventurar por essa Flórida menos conhecida: um roteiro por Cocoa Beach, Saint Augustine e New Smyrna Beach, por exemplo, pode ser feito até nos intervalos entre um parque e outro. Confira.

Cocoa Beach

Pela proximidade com a Nasa, a agência aeroespacial norte-americana, que tem um complexo em Cabo Canaveral, a poucos quilômetros de lá, Cocoa Beach sempre foi conhecida como a cidade-lar dos astronautas. Mas, depois que o nativo Kelly Slater venceu 11 vezes o circuito mundial de surfe, a cidade entrou definitivamente no radar dos amantes do esporte do mundo todo.

De fato, lá se respira surfe. Tanto que uma das atrações é justamente o Florida Surf Museum, que conta a história da evolução do esporte no estado por meio de memorabília, pranchas vintage e mostras especiais. É lá também que fica a maior loja de surfe do mundo, a Ron Jon Surf Shop, com cerca de 5.000 m2 (o tamanho de um hipermercado) lotados de equipamentos, acessórios e moda praia.

Cocoa Beach é bem acessível. A partir do centro de Orlando, são apenas 90 km ou cerca de uma hora de carro, o que torna possível até um bate-volta para curtir um dia de praia entre um parque e outro.

Se essa for a sua opção, vá direto ao Cocoa Beach Pier. A estrutura se projeta sobre a praia e o mar por cerca de 250 metros, reunindo bares, restaurantes, lojas e áreas para pesca ou simplesmente para contemplar o mar. Você pode também alugar barracas para curtir a faixa de areia com direito a serviço de bar e até reservar uma partida de vôlei de praia se estiver com amigos.

Há tantas atrações em Cocoa Beach que vale a pena pensar em ficar ao menos dois dias por lá. Se você está viajando com crianças, não pode deixar de visitar o Brevard Zoo. O espaço reúne animais africanos, como girafas, zebras, rinocerontes e até guepardos, e outros nativos da Flórida e de outras regiões do mundo.

O mais legal, porém, é que a visita inclui modos radicais: além das passarelas que percorrem os recintos, é possível “circum-navegar” a área africana de caiaque ou “sobrevoar” o zoo por um circuito de arvorismo e até tirolesas (as opções radicais são pagas à parte). É de tirar o fôlego…

Cocoa Beach fica em uma península entre o mar e a laguna formada pelo Indian River. Do lado da laguna, vale visitar o distrito histórico de Cocoa Village, com ruas arborizadas, lojas e restaurantes. É uma excelente opção de passeio para o final de tarde, que pode se estender até o jantar nos charmosos cafés e restaurantes do local.

Adobe Stock: Typical colorful lifeguard house and Beach Rangers buggy – levranii

Adobe Stock: Cocoa Beach, Florida, USA beach and pier at sunrise. –SeanPavonePhoto

Saint Augustine

Cidade mais antiga dos Estados Unidos, Saint Augustine é um dos destinos mais surpreendentes da Flórida. Fica a 170 km de Orlando, ou a duas horas de carro, e é cheia de marcas bem preservadas da colonização espanhola, os primeiros europeus a chegarem lá. Como foi palco de muitas batalhas pela posse do território, também é de supor que seja cheia de… fantasmas! Há quem diga que o destino é um dos mais mal-assombrados do país.

Sua história começa com o explorador espanhol Juan Ponce de León, que integrou a segunda expedição de Cristóvão Colombo e colonizou Porto Rico, do qual foi o primeiro governador. Após se desentender com Diego Colombo, filho do navegante genovês, e ser obrigado a renunciar, partiu em uma missão exploratória na qual “descobriu”, em 1513, uma ilha que chamou de “La Florida”.

Na realidade, não era uma pequena porção de terra cercada por água de todos os lados. Ponce de León tinha chegado ao continente americano. Mais precisamente, a Saint Augustine – que só seria fundada em 28 de agosto de 1565 por outro espanhol, Pedro Menéndez – no dia de Santo Agostinho.

Juan Ponce de León teria partido rumo à Flórida em busca da Fonte da Juventude. Morreu por lá, assassinado por índios, em sua segunda expedição. Há até quem jure que encontrou a nascente de águas poderosas, mas historiadores classificam a expedição como mito – uma visão romântica da vida do explorador.

Fake ou não, você pode visitar a suposta fonte no Fontain of Youth Archeological Park (Parque Arqueológico Fonte da Juventude. O parque oferece ainda um tour pela história da colonização espanhola e dos indígenas locais, por meio de cenários e atores caracterizados.

Ainda sobre a colonização espanhola, o Forte de São Marcos, erguido em 1672 pelos colonizadores espanhóis, é a maior atração de Saint Augustine. Fica em uma enorme praça de frente para a foz do Rio Matanzas, na entrada da cidade. É possível visitar todo o complexo, do pátio interno ao paiol, passando pelo alojamento dos soldados e até a cela onde eram mantidos prisioneiros.

É uma fascinante viagem no tempo, cujo clima retrô se completa no Spanish Quarter, o centro histórico da cidade, a apenas alguns passos do forte. Com suas casas de madeira perfeitamente preservadas, oferece um passeio delicioso, pois está cheio de cafés, sorveterias e restaurantes – a dica é o Michael’s, com alta gastronomia e a melhor carta de vinhos da cidade.

Adobe Stock: Destin Florida Emerald coast – Paul Hakimata

Adobe Stock: St. Augustine Lighthouse aerial view. This light is a National Historic Landmark on Anastasia Island in St. Augustine, Florida, USA. – Wangkun Jia

Henry Flagler

Muito da história de Saint Augustine está ligada a Henry Flagler (1830-1913), fundador da cia de petróleo Standard Oil. Por ter construído a Ferrovia da Costa Leste da Flórida, o empreendedor contribuiu muito para desenvolver economicamente a região. Seu legado são as duas edificações mais imponentes da cidade.

A Flagler College, por exemplo, foi construída em 1887, em estilo colonial renascentista espanhol, originalmente para ser o Hotel Ponce de León. Hoje, a visita guiada pelas dependências luxuosas da faculdade é feita pelos próprios alunos. Flagler ergueu, ainda, o Hotel Alcázar, em 1888, que abriga atualmente o Lightner Museum, dono de um acervo completo de objetos decorativos do século 19.

Adobe Stock: Statue Red White Flagler College St Augustine Florida – Bill Perry

New Smyrna Beach

A cerca de 90 km, ou uma hora de carro de Orlando, New Smyrna Beach é pequena, charmosa e ensolarada, mesmo no inverno. São 27 km de orla bastante frequentada por surfistas. Mas há também sítios históricos para visitar – trata-se da segunda cidade mais antiga da Flórida – e a Laguna Mosquito, local de fauna e flora exuberantes.

A praia, com suas areias brancas e mar em muitos tons de azul, é a principal atração. A pedida é ficar na região da Flagler Avenue, um corredor de lojas, restaurantes, restô-bares e sorveterias que atravessa a península, chegando até a orla.

Outro point de New Smyrna Beach é a Canal Street, rua comercial no distrito histórico que reúne lojas variadas, restaurantes e até uma microcervejaria, a New Smyrna Brewing Company. Se conseguir planejar sua viagem para o segundo sábado do mês, poderá curtir o Canal Street Cruise In, uma reunião de amantes de carros antigos.

Visite também o New Smyrna Museum of History, que mostra em detalhes a história da colonização da região por espanhóis e ingleses, e o The Hub on Canal, instituição que promove encontros e exposições de artistas locais.

História e mistério – Um dos monumentos históricos mais intrigantes de New Smyrna Beach é o formado pelas ruínas do velho engenho de açúcar (Sugar Mill Ruins, 600 Mission Dr.). Construído em blocos de coquina, rocha calcárea composta de fragmentos de conchas marinhas, sua origem é incerta. Em 1895, o jornalista Bradford Torrey, da revista Atlantic Monthly, tornou popular o mito de que o moinho foi, originalmente, uma capela erguida pelo próprio Cristóvão Colombo – que, sabe-se, jamais esteve lá. Lendas à parte, em 1830 a construção foi comprada por dois investidores, Henry Cruger e William DePeyster, que instalaram ali um engenho de açúcar. A empreitada durou pouco: índios Seminoles invadiram o engenho e o incendiaram, quebrando o maquinário… e os dois investidores.

Natureza privilegiada – Um dos melhores programas, no entanto, é conhecer a grande diversidade de flora e fauna da Laguna Mosquito. É possível fazer isso caminhando pelas passarelas do Smyrna Dunes Park. O parque oferece ainda um píer e uma praia de águas calmas no ponto em que a laguna se junta ao mar. Outra opção para explorar a natureza local é o passeio de barco do Marine Discovery Center, instituição sem fins lucrativos que atua na preservação do ecossistema da laguna. Na sede, as crianças aprendem a respeito da necessidade de se preservar a biodiversidade local e se divertem ao tocar pequenos habitantes marinhos, como estrelas-do-mar e o exótico caranguejo-ferradura. E o passeio de barco, que passa por uma ilha-berçário de garças e pelicanos, quase sempre tem a companhia de golfinhos e peixes-boi.

Adobe Stock: Florida USA, Imagem meramente ilustrativa – Mariakray

CONVITE ESPECIAL

A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.

Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.

Endereço: Avenida Paulista,  1079 – São Paulo

O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.

VEJA TAMBÉM:

O Voupranos possui a missão de ajudar o viajante brasileiro na hora de planejar sua próxima viagem e se informar sobre tudo que acontece de mais importante para o turista do Brasil.

Todos os artigos, notícias e dicas de viagem do Voupranos são preparados por especialistas em turismo, jornalistas e conta com a curadoria da Editora Europa. A atualização é diária e o portal já conta com centenas de páginas com informações dos principais destinos procurados pelo público brasileiro.

O site de notícias Voupranos tem a proposta de ser um portal leve, divertido e empolgante, com a ambição de se transformar em um dos maiores portais do Brasil, com o desejo de mais que informar, levar a alegria e diversão para todo o seu público.

Além dos artigos que funcionam como guias rápidos de cada destino, o portal traz diariamente novas notícias do mundo do turismo. Tudo com foco no viajante, que deseja planejar excelentes férias com o melhor investimento. Visite o Voupranos sempre que desejar explorar um mundo de novidades em muitos destinos.

portal Voupranos é um investimento ambicioso da agência de viagens Voupra, conhecida pelas grandes novidades que implementou no segmento de turismo nos últimos anos, e pelo forte comprometimento com seus clientes, inclusive sendo uma das raras agências com o certificado RA1000 do Reclame Aqui.

Publicado em: 03/01/2023
Atualizada em: 31/03/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

EUA