As principais atrações do Brooklyn, em Nova York – Voupranos

As principais atrações do Brooklyn, em Nova York

Nova York deixou de ser sinônimo de Manhattan há alguns anos. O motivo é o Brooklyn, distrito do outro lado do East River que entrou na moda e não saiu mais.

Alguns bairros da região, como Dumbo, Brooklyn Heights, Williamsburg e Bushwick, recebem cada vez mais visitantes e, a cada temporada, ganham novos hotéis, restaurantes gourmet, shoppings e atrações culturais. São os responsáveis por transformar o Brooklyn na área mais cool da cidade e visita obrigatória para quem quer ficar a par das tendências novaiorquinas da gastronomia à arte pop.

Neste guia, você confere as principais atrações do Brooklyn, em Nova York.

Dumbo

Para uma chegada triunfal à região, a dica é pegar o ferry em Manhattan (Wall Street – Píer 11) até o bairro de Dumbo, a primeira parada no Brooklyn (aproveite para tirar selfies durante a viagem com a famosa ponte ao fundo). Não é de hoje que o local passa por transformações e é a prova de que a mistura do novo com o velho pode ser surpreendente.

Aqui, a maioria das ruas ainda é de paralelepípedos, e antigos galpões de fábrica podem ser vistos por todo o bairro, muitos já restaurados e reabertos como palcos de lojas e restaurantes.

Num deles, com fachada de tijolos vermelhos e arcos datados do século 19, fica o shopping center Empire Stores. O edifício está entre as pontes do Brooklyn e de Manhattan, com vista para o skyline de downtown. No restaurante veneziano Cecconi’s, seja no terraço ou no salão de jantar com amplas janelas de vidro, é possível vivenciar todo o glamour de Nova York.

AdobeStock, Stefan

Não deixe de dar uma volta no Jane’s Carousel, um ícone do Brooklyn Bridge Park desde 1922, que foi todo restaurado e colocado numa redoma de vidro para funcionar o ano inteiro.

Brooklyn Heights

Seguindo em direção ao bairro vizinho de Brooklyn Heights chega-se rapidinho ao calçadão de Promenade. É um lugar delicioso para relaxar, fotografar e curtir a vista. Vale explorar as ruas arborizadas do bairro, que foi o primeiro a surgir desse lado de East River.

Lá estão as célebres casas de tijolos marrons, as brownstones homes. Uma delas pertenceu ao escritor Truman Capote. A região também conta com bons restaurantes.

AdobeStock, deberarr

Prospect Park

O Brooklyn também tem sua versão do Central Park, que ali leva o nome de Prospect Park, projetado pelos arquitetos Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux, os mesmos da famosa área verde de Manhattan.

AdobeStock, littleny

O parque tem trilhas, gramados, monumentos, lagos e um zoológico, bem parecido com o do vizinho badalado, mas em proporções menores. Na sua entrada, fica a imponente Grand Army Plaza, monumento parecido com o Arco do Triunfo em Paris, construído em homenagem aos “defensores da União” (1861-1865).

Ali do lado fica o Brooklyn Botanic Garden, com o jardim japonês dono das cerejeiras mais famosas da cidade.

A área também é rica em cultura, já que abriga o Brooklyn Museum. Trata-se do terceiro maior museu (no sentido físico) de Nova York, com ótima reputação para a arte moderna. Todo primeiro sábado do mês há eventos especiais com música, dança e performances a partir das 17h.

Coney Island

Uma das joias do Brooklyn é Coney Island. É lá que, no verão, a praia Brighton se enche de banhistas e rola um curioso desfile de “sereias”, a Mermaids Parade, que toma conta do calçadão de madeira.

Durante o ano inteiro, o Luna Park, enorme parque de diversões à beira do mar, é pura diversão e adrenalina para os visitantes que se aventuram na montanha-russa Cyclone.

AdbeStock, travelview

Nas ruas ao redor e no calçadão, há dezenas de restaurantes, bares com música ao vivo e a casa de hot dogs mais famosa dos Estados Unidos, o Nathan’s Famous. O endereço da loja original é 1.310 Surf Ave.

Smorgasburg

Esse famoso mercado de barraquinhas de comida ao ar livre nasceu no Brooklyn em 2011 e, atualmente, conta com cerca de 100 estabelecimentos.

Bushwick

O bairro Bushwick é um dos mais autênticos do Brooklyn e está cada vez mais falado por causa dos grafites pintados nas fachadas de prédios e muros. Na Thames St. com a Morgan Avenue você pode apreciar um painel do artista Phetus, muito conhecido do público que curte este estilo de arte.

AdobeStck, jonbilous

Williamsburg

Se Bushwick é hipster demais para o seu gosto, vá passear no vizinho bairro badalado de Williamsburg. Quando os artistas do East Village começaram a migrar para este refúgio em busca de aluguéis mais baratos, não se imaginava que a região se tornaria uma das mais caras do Brooklyn.

AdobeStock, Williamsburg

Morar ali hoje é um luxo e pode custar milhões. Os edifícios modernos não param de pipocar e vão se mesclando aos predinhos de apartamentos típicos, que aos poucos vão sucumbindo à modernidade.

Bater perna pelas tranquilas e arborizadas ruas do bairro é o melhor jeito de sentir a vibe de Williamsburg. A parte mais descolada fica entre as ruas North 3th e North 12th, num quadrado formado pela Bedford Ave e a orla do East River, repleta de lojas de produtos artesanais, cafés transados e hotéis supermodernos.

Se você gosta de fazer compras, esse é o lugar certo. A feira de artesanato Artists & Fleas (70N 7th Street) é uma das típicas feirinhas que acontecem no bairro aos fins de semana na qual se vende de tudo, desde artesanatos de madeira a roupas vintage.

Publicado em: 20/10/2022
Atualizada em: 26/10/2022
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

VEJA TAMBÉM

Explore os bairros de Nova York Nova York

Explore os bairros de Nova York

  • Manhattan abriga a Times Square com seus letreiros impressionantes
  • O Bronx é o berço do hip-hop, que se espalhou pelo mundo afora

Nova York