Descubra o mais belo passeio de lancha do Brasil – Voupranos

Descubra o mais belo passeio de lancha do Brasil

A costa do Brasil é o reduto de lindas praias e ilhas, e uma das regiões mais belas do nosso litoral está na costa da capital da Bahia, Salvador.  A melhor maneira para conhecer a costa de Salvador e as ilhas da Baía de Todos os Santos é alugar uma lancha privativa.

Assim, é possível navegar rapidamente rumo às ilhas dos Frades, Itaparica e Maré, passar o dia entre mergulhos nas praias, almoçar nos bons restaurantes das ilhas e voltar no final da tarde para curtir o pôr do sol. É uma maneira bem original e muito relaxante de curtir uma viagem à capital baiana. 

AdobeStock, Marcio

A opção mais recomendada é a que oferece esse tipo de serviço desde o final de 2019, quando iniciou as atividades. Durante a pandemia, a empresa assistiu a um aumento expressivo da demanda pelos passeios privativos, de tal forma que a sua frota saltou de única lancha para cerca de 70 embarcações dos mais variados tipos.

Há opções de lanchas com capacidade para até 25 pessoas. As maiores ainda contam com cabines para pernoite. Há também catamarãs e um luxuoso iate com sala, cozinha e três dormitórios (que pode acomodar até 15 pessoas). Os valores das diárias aumentam na mesma proporção do tamanho da embarcação, mas estão longe de serem proibitivos caso o valor possa ser dividido entre os passageiros. 

O embarque acontece no Porto Salvador Marina, que fica bem ao lado do Mercado Modelo, de onde se tem uma bela vista para o Elevador Lacerda.

Kit com gelo, água e refrigerante está incluso, mas os passageiros podem solicitar outras bebidas. Assim, quando pisarem na lancha, já encontrarão tudo no gelo e pronto para ser degustado. As embarcações também contam com churrasqueira portátil e os passageiros só precisam levar o que forem consumir. 

Talez Azzi – Editora Europa

Os viajantes que alugam uma embarcação têm liberdade para definir o roteiro e os pontos que pretendem visitar. Ou podem apenas escolher uma das opções de roteiros já oferecidas que incluem as melhores atrações de cada ilha com a vantagem extra de uma sincronia perfeita, já que quase todos terminam ao pôr do sol no Farol da Barra. Conheça alguns dos roteiros:

Tour panorâmico 

É o passeio mais procurado (e barato), tem quatro horas de duração seguindo bem devagar pela Costa de Salvador desde a marina em frente ao Elevador Lacerda até o Farol da Barra. No caminho está a Prainha do MAM (Museu de Arte Moderna da Bahia), onde é possível tomar um banho de mar; as fileira de prédios de luxo do Corredor da Vitória; e a Praia do Porto da Barra. Esse passeio pode ser feito pela manhã (das 9h às 13h) ou à tarde (das 14h30 às 18h30, com pôr do sol no Farol da Barra). Esse último ainda pode se estendido por mais duas horas, até às 20h30, para que se possa apreciar as luzes da cidade e dos monumentos históricos da orla. 

Talez Azzi – Editora Europa

Panorâmico completo

Esse é um passeio de dia inteiro, com oito horas de duração (das 10h às 18h) pela costa de Salvador. Inclui os mesmos pontos do Tour Panorâmico com acréscimo de um trecho da costa oeste da cidade: Praia da Boa Viagem, Forte de Monte Serrat e Praia da Ribeira (de onde se avista a Basílica de Nosso Senhor do Bonfim). Nessa praia é realizado uma parada para banho. O almoço, por sua vez, acontece nos restaurantes próximos ao Forte Monte Serrat. O passeio termina ao pôr do sol no Farol da Barra. 

Ilha dos Frades

Leva pouco mais de uma hora de navegação até a Ilha dos Frades. A lancha contorna a ilha, passa diante da Igreja de Nossa Senhora do Loreto e faz uma primeira parada na Enseada do Loreto, de águas calmas e cristalinas.

Talez Azzi – Editora Europa

O desembarque acontece na Ponta de Nossa Senhora, cujo vilarejo conta com bons restaurantes à beira-mar. Uma vez lá, o turista pode curtir a praia, conhecer a igreja histórica de Nossa Senhora de Guadalupe ou ainda caminhar rumo à vizinha praia da Viração. No retorno, ainda tem o pôr do sol no Farol da Barra. É um passeio de dia inteiro (das 9h às 18h). 

Itaparica

Na maior ilha da Baía de Todos os Santos, a parada acontece na Coroa do Limo, uma faixa de areia que emerge na maré baixa e só pode ser acessada de barco. Depois do mergulho, o roteiro segue para a Praia da Ponta de Areia, com desembarque em restaurantes que oferecem mesas na areia da praia e também em lounges vip.

AdobeStock, Sérgio Rocha

No retorno, o roteiro passa pela Praia do Porto da Barra (ou Prainha do MAM) para mais um mergulho ao pôr do sol. Dia inteiro (9h às 18h). 

Duas Ilhas

Um só passeio para conhecer as ilhas dos Frades e de Itaparica. Inclui parada na Ponta de Nossa Senhora, na Ilha dos Frades, e outra na Praia da Ponta de Areia, na Ilha de Itaparica, com acesso à restaurante à beira-mar. No retorno, a lancha segue para o pôr do sol no Farol da Barra. Também dura o dia inteiro (das 9h às 18h). 

Ilha de Maré 

Em apenas 30 minutos de navegação, a lancha chega na Praia das Neves. Ali é feito uma parada para banho e para conhecer a Igreja de Nossa Senhora das Neves, com ótimas opções de restaurantes para almoço. Para completar, há uma parada na Prainha de Aratu. Dia inteiro (9h às 18h).

 

Publicado em: 18/10/2022
Atualizada em: 26/10/2022
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

VEJA TAMBÉM

Salvador