Luxo de São Miguel dos Milagres – Voupranos

Luxo de São Miguel dos Milagres

Diz a lenda que o nome São Miguel dos Milagres se deve a um pescador que teria se curado de uma grave doença após encontrar na praia uma estátua de São Miguel Arcanjo. E este não é o único “milagre” registrado nesse pequeno ponto do litoral norte alagoano, a cerca de 100 quilômetros de Maceió e que se tornou um verdadeiro point de luxo para casais na região.

Graças a um desvio da estrada por conta da foz de três grandes rios, o trecho de 40 quilômetros que começa ali e termina em Japaratinga manteve-se em segredo por muito tempo. Não bastasse essa proeza, a região ainda assistiu à multiplicação de pousadas de charme nos últimos anos, o que ajudou a transformá-la num destino ideal para casais que desejam fugir do turismo de massa e desfrutar de momentos a dois em total privacidade.

Com serviço personalizado, elas empregam, em média, mais de um funcionário por quarto e oferecem todo tipo de mimo, desde pratos refinados e acesso a praias desertas até número restrito de bangalôs para que o hóspede seja acolhido com toda atenção por parte dos próprios donos.

AdobrStock, Brastock Images

Relaxar e passear

Dá vontade de passar os dias inteiros no aconchego do bangalô, só curtindo a boa-vida. Mas não se deixe levar por essa tentação e vá logo contratando um passeio para explorar o que a região tem de melhor. Bugueiros oferecem tours de duas horas, com paradas no mirante, na fonte de São Miguel e nas formosas praias de Lages e do Patacho, pertencentes à vizinha Porto de Pedras.

Um dos pontos de partida é o Milagres do Toque Beach Club. Situado na Praia do Toque – a mais exclusiva de São Miguel dos Milagres, com areia branquinha e águas calmas e quentes –, o empreendimento conta com piscina de borda infinita, áreas vips, lounges, gazebos, redários, lojinhas, estacionamento… enfim, tem uma confortável estrutura à beira da praia para o cliente curtir os drinques e a excelente gastronomia com música de qualidade e uma belíssima vista do mar. Em tempo: a lagosta grelhada é um must.

De quebra, na maré baixa, dá para fazer o passeio de jangada até as piscinas naturais que se formam a um quilômetro da costa e mergulhar entre os arrecifes sem a pressa de Maceió ou o tumulto de Maragogi. Os melhores pontos ficam nas praias do Toque e de São Miguel.

Como a água é cristalina, dá para observar a olho nu diversos peixinhos coloridos, mas sempre vale levar uma máscara com snorkel para ver os cardumes ainda mais de perto, nadando entre os corais.

Réveillon dos Milagres 

Pode acreditar: a virada de ano mais badalada de Alagoas não rola em Maceió, mas na pacata São Miguel dos Milagres. Geralmente, são oferecidos cinco dias de festas VIP, divididas em três locais, a partir de 26 de dezembro, com direito a lounges na praia, música ao vivo, DJs, equipamentos para esportes náuticos e open bar.

Se você se animou, prepare o bolso: fora as baladas, os pacotes de hospedagem chegam a custar mais de R$ 20 mil no fim de ano.

Porto de Pedras

Outra opção para os apaixonados por biologia marinha é a vizinha – e ainda menos frequentada – Porto de Pedras. Além de construções centenárias, de um farol que oferece vista privilegiada de toda a imensidão do litoral e das deslumbrantes praias da Lage e do Patacho (consideradas as mais bonitas e sossegadas de toda a região), o povoado abriga, na Praia de Tatuamunha, a Associação Peixe-Boi, que protege a espécie marinha deste dócil mamífero ameaçado de extinção e fica aberta durante o ano todo.

O passeio começa com uma trilha sobre um manguezal que leva ao ponto de partida das jangadas. Guias nativos conduzem os visitantes pelas águas até o local onde ficam os peixes-boi, que pesam cerca de 7.800 kg. Dóceis como golfinhos, eles se aproximam naturalmente das embarcações e, embora sejam marinhos, precisam ficar perto de um rio para se reproduzir e beber água doce.

Depois dessa inusitada interação, a jangada retorna ao ponto de partida. Aproveite para se lambuzar na lama preta, fotografar caranguejos no mangue e lavar a alma com um refrescante banho de rio.

Por fim, agradeça a São Miguel por mais este “milagre” da natureza. Afinal, raríssimos lugares no Brasil proporcionam a oportunidade de interagir com peixes-boi em seu habitat de forma tão autêntica. Uma experiência única, que só reforça a atmosfera de exclusividade que tanto impera no trecho mais selvagem da Costa dos Corais.

AdobeStock, isabelanicoletti

Casa e comida 

Como há poucas opções de alimentação em São Miguel dos Milagres, várias pousadas mantêm seus próprios restaurantes. Na exclusiva Praia do Toque, por exemplo, há hospedagem que serve café da manhã até as 21h, além de restaurante de gastronomia ímpar, adega e até um sushi-bar.

Em Porto de Pedras, alguns estabelecimentos servem seu breakfast até o meio-dia, além de preparar pratos, drinques e petiscos deliciosos na hora das refeições. Não bastasse a excelente gastronomia, muitas dessas pousadas destacam-se pelo atendimento primoroso e pelo charme de seus chalés, exclusivos para casais (nenhuma delas aceita crianças).

Publicado em: 19/10/2022
Atualizada em: 26/10/2022
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

VEJA TAMBÉM

Maceió