Curiosidades e dicas de Foz – Voupranos

Curiosidades e dicas de Foz

Separamos algumas curiosidade e dicas de Foz de Iguaçu para que você possa aproveitar o melhor da sua viagem. Você vai descobrir que a região já atraiu muita gente famosa, além de entender por que o destino é tão especial.

Uma das 7 maravilhas do mundo 

Em 1986, as Cataratas do Iguaçu foram declaradas Patrimônio Natural da Humanidade. Em 2012, elas ganharam outro reconhecimento. Em uma votação pela internet, as cataratas foram escolhidas entre as sete Maravilhas Naturais do Mundo.

Justamente por isso, o Parque Nacional do Iguaçu recebe muitos visitantes estrangeiros. Gente que atravessa o mundo para ver de perto esse grande espetáculo. E você, que está aqui do lado, não pode perder essa oportunidade e precisa conhecer também o maior espetáculo da natureza do Brasil.

Um mundo de águas 

As Cataratas do Iguaçu são formadas por 275 quedas d’água, o que fazem delas o maior conjunto de cachoeiras do mundo. Tudo acontece por conta de um cânion, cujos paredões chegam a ter até 80 metros de altura em alguns pontos, que está no curso do Rio Iguaçu.

O rio mede 1.200 km de largura. A vazão de água chega a 6.500 metros cúbicos por segundo no período de cheia. A maior parte desse volume de água está no vértice do cânion, que recebeu o nome de Garganta do Diabo. Um mirante no lado argentino das cataratas vai deixá-lo bem perto desse espetáculo. É emocionante. Outra parte da água do rio desaba pelas laterais do cânion, formando cachoeiras que se estendem por cerca de 2km.

Envatoelements, Mint_Images

Celebridades internacionais em Foz do Iguaçu 

“Poor Niágara” teria dito Eleanor Roosevelt quando visitou a grande maravilha natural do Brasil em 1944. A ex-primeira dama dos Estados Unidos percebeu que as quedas brasileiras eram muito mais impressionantes do que as cataratas da fronteira do Canadá com os Estados Unidos.

Já Bill Clinton deixou seu testemunho registrado a caneta no livro de hóspedes do Hotel das Cataratas, hoje sob bandeira da rede Belmond, em que ficou hospedado em 1997: “Eu tinha visto em fotos há muitos anos, mas ninguém pode saber como é sem vir aqui e ver. É inacreditável, é maravilhoso”.

Ao longo das décadas, foram muitas as celebridades mundiais que se admiraram com a beleza das cataratas brasileiras, cuja fama é maior do que seu próprio tamanho. Entre as celebridades internacionais que já visitaram o Parque Nacional do Iguaçu estão o tenista Roger Federer, a Princesa Diana, o ator Jackie Chan, o skatista Tony Hwak, entre muitos outros.

Parque Nacional mais visitado do Brasil 

O Parque Nacional do Iguaçu é o mais visitado do Brasil, recebe cerca de dois milhões de turistas a cada ano. É também o mais bem estruturado de todos, com sistema de transporte, passarelas e restaurante.

Criado em 1939, o parque foi o primeiro do país a ser concedido à administração privada em 1999, o que se mostrou ser um modelo eficaz para preservação do meio ambiente e para a melhoria dos serviços para os visitantes, tornando-se um parque modelo no Brasil. 

Santos Dumont, o padrinho do Parque Nacional 

Perto das cataratas há uma estátua de Santos Dumont. O “pai da Aviação” é considerado o padrinho do parque nacional. Ele visitou a região em 1916, quando as quedas d’água estavam em uma propriedade privada.

Dias depois, Santos Dumont foi à Curitiba e conversou com o governador do Paraná para convencê-lo que uma beleza natural tão importante deveria ser preservada e compartilhada com o público. Meses depois, a área foi desapropriada. E a criação do parque nacional aconteceu em 1939 por decreto do presidente Getúlio Vargas. 

O poder de Itaipu 

A usina hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná, fornece 11% da energia consumida do Brasil e quase toda a energia usada no Paraguai. Ela tem uma barragem de 8 km de extensão com 20 unidades geradoras de energia. Inaugurada em 1984, foi, por muitos anos, a maior usina hidrelétrica do mundo, até perder o posto para a Usina de Três Gargantas, na China.

Para sua construção foram utilizados mais de 12,7 milhões de metros cúbicos de concreto, o equivalente a cerca de 200 estádios de futebol do tamanho do Maracanã, e ferro e aço de 380 Torres Eiffel.

Envatoelements, diegograndi

Dicas para aproveitar ao máximo

– Se for possível, evite viajar em feriados, pois o parque nacional fica muito lotado e o excesso de gente nas passarelas atrapalha a contemplação da paisagem.

– Se viajar em feriados faça reserva antecipada do passeio do Macuco Safari e a visita em Itaipu, pois há limite de ingressos.

– Não perca por nada a visita ao Parque Nacional Iguazú, do lado argentino, para ir ao mirante da Garganta do Diabo. É emocionante estar ao lado do ponto de maior vazante de água das cataratas.

– Em Ciudad del Este não aceite ajuda de ninguém na rua que venha perguntar à qual loja você quer ir. Você pode acabar em alguma loja de produtos falsificados. Algumas dessas lojas, por má-fé, tem nomes parecidos aos das lojas famosas.

– Itaipu tem um passeio noturno para ver a barragem iluminada. É uma experiência diferente da visita diurna.

– Reserve um jantar na Churrascaria Rafain, que, além do excelente bufê com churrasco, oferece um belíssimo show de danças típicas brasileiras, argentinas e paraguaias.

– Para uma visita mais completa no Parque das Aves faça o passeio Backstage Experience, que permite conhecer o trabalho dos biólogos do centro veterinário e ajudar a alimentar os pássaros.

– O passeio do Macuco Safari tem acessibilidade para cadeirantes. Há rampas de acesso para embarque e lanchas adaptadas para as cadeiras de rodas.

Publicado em: 08/09/2022
Atualizada em: 26/10/2022
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

VEJA TAMBÉM

Foz do Iguaçu