Vazão das cataratas e vertedouro de Itaipu aberto encantam turistas em Foz do Iguaçu – Voupranos

Vazão das cataratas e vertedouro de Itaipu aberto encantam turistas em Foz do Iguaçu

O grande volume de chuvas que caiu em Foz do Iguaçu (PR) no mês de janeiro de 2023 tem proporcionado um grande espetáculo aos turistas. A vazão de água nas Cataratas chegou a 2.460 metros cúbicos de água por segundo (o equivalente a 2,46 milhões de litros) no último dia 31 de janeiro, segundo medição da Copel (Companhia Paranaense de Energia), que faz o monitoramento do volume de água dos rios. O valor é considerado bem acima do padrão normal de 1,5 milhões de litros. Trata-se, portanto, de uma excelente oportunidade para visitar o Parque Nacional do Iguaçu e ver de perto a força e a beleza das cataratas, que foi escolhida em 2012 como uma das sete maravilhas naturais do mundo.

Abertura do vertedouro leva mais de duas mil pessoas a Itaipu na manhã de sábado (14). Foto Divulgação Itaipu – Rubens Fraulini

Até hoje, a maior vazão de água nas cataratas aconteceu em outubro de 2022, quando a Copel registrou vazão de 2,85 milhões de litros por segundo. Foi um recorde histórico de cheia do Rio Iguaçu desde que as medições começaram em 1997. Na ocasião, o circuito de passarelas da Garganta do Diabo, no lado argentino das cataratas, foi parcialmente destruído e segue interditado. A administração do Parque Nacional Igazú divulgou uma nota que espera finalizar a reforma e reabrir o mirante em março de 2023. “Comunicamos que as obras de recuperação e construção das passarelas do circuito Garganta do Diabo, após a grande vazão do Rio Iguaçu, registrada em outubro de 2022, se encontram em 70% de conclusão e se prevê a reabertura para março de 2023”, diz a nota.

Período das cheias deixa o destino mais incrível ainda

O período de cheia em janeiro de 2023 também favoreceu o turismo na Usina de Itaipu, abertura das comportas do vertedouro iniciada no dia 14 de janeiro, para o encanto os turistas.  Na manhã desta quarta-feira (1º de fevereiro), as comportas vertiam 2.442 m³ de água por segundo (cerca de 2,4 milhões de litros). A previsão é que o vertedouro fique aberto por mais dez dias. Desde a abertura das comportas do vertedouro a usina tem recebido mais de 3 mil visitantes diariamente. No mês de janeiro inteiro foram 65.925 turistas, visitação superior à de janeiro de 2022. Só no passeio Itaipu Panorâmica, o carro-chefe dos atrativos turísticos da binacional, o aumento foi de 39% em relação ao mesmo período do ano passado.

Divulgação Itaipu – Rubens Fraulini

Entre os atrativos, a visita Itaipu Panorâmica continua sendo a grande escolha dos turistas. O tour que passa pelo Mirante do Vertedouro recebeu 52.434 turistas no primeiro mês do ano. Itaipu Especial, que inclui uma visita ao interior da usina, teve 7.205 turistas, seguido por Refúgio Biológico, com 4.089 e Itaipu Iluminada, com 2.197. A grande maioria dos turistas é de brasileiros, com mais de 62 mil visitantes.

Publicado em: 01/02/2023
Atualizada em: 03/02/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Foz do Iguaçu