Passeios pelos arredores de Cancún – Voupranos

Passeios pelos arredores de Cancún

Engana-se quem pensa que Cancún só oferece hotéis e resorts com piscinas de visual incrível. Nos arredores da cidade existem várias atrações incríveis, que podem até fazer você esquecer do sol, mar e curtição dos hotéis e querer fazer vários passeios pelos arredores. Conheça agora as duas melhores atrações para visitar que a região oferece.

As mordomias dos resorts de Cancún fazem com que muitos turistas que vão à região se “agarrem” ao hotel e à sua praia. Preferem ficar numa espreguiçadeira e passar o dia próximo ao bar, com tudo a mão. É justificável. Há mesmo tudo do bom e do melhor por ali: banho de mar, banana boat, drinques à vontade. O bronze está garantido… Para essa turma, o all inclusive é a perfeição em forma de hospedagem.

AdobeStock, Lucie

Outros viajantes, porém, preferem explorar os arredores, e não faltam opções de passeios. Um dos mais próximos é o que leva a Isla Mujeres, que prima pelos cenários espetaculares. Rumo ao interior, a dica é visitar o complexo de Chichén Itzá, que fica a cerca de três horas de Cancún. O roteiro costuma incluir paradas em algumas cidades coloniais, como Valladolid, onde se pode almoçar; assim como mergulhos em cenotes, pequenas aberturas verticais de terra que se assemelham a grutas e nas quais há lagoas de água doce e cristalina.

Há ainda passeios que exploram o fundo do mar, especialmente na ilha de Cozumel, onde a água supercristalina e os recifes de corais garantem um mergulho fantástico. Mesmo quem nunca praticou a atividade pode ter a experiência nos mergulhos de batismo, realizados na companhia de um instrutor. Sem contar a possibilidade de nadar em rios subterrâneos, os cenotes, com máscara e snorkel; interagir com golfinhos; passar o dia entre piscinas, tirolesas e apresentações folclóricas de parques como o Xel-Há e o Xcaret; e conhecer as praias vizinhas da Riviera Maya (Playa del Carmem e Tulum são as principais).

São tantos programas além da piscina e da praia do resort que é possível ir a Cancún e não ficar muito tempo por lá. Basta rechear a agenda de saídas diárias para conhecer as atrações da região.

Isla Mujeres

A apenas 10 km de Cancún, a escapada para Isla Mujeres é o tour mais fácil de fazer para quem não está a fim de encarar longos deslocamentos. Para chegar à ilha, é preciso fazer uma travessia de ferry, que parte de Playa Tortuga e do Embarcadero, na Zona Hoteleira. Pequena, com um centrinho com comércio modesto e muitas lojas de  artesanato, Isla Mujeres tem praias bem bonitas.

AdobeStock, Aide

Logo na chegada, nativos que são membros de uma associação de barqueiros cercam os turistas oferecendo um tour de snorkeling pouco emocionante. Recuse gentilmente e prefira relaxar na ponta norte da ilha, que tem clima tranquilo e serviço de praia oferecido pelos bares.

Ou siga para a ponta sul, onde está o Parque Garrafón, que fica de frente para uma bancada de corais, esse sim um bom ponto de snorkeling. O complexo também conta com tirolesas e piscina, e oferece interação com golfinhos. 

Playa del Carmen

Com a Zona Hoteleira de Cancún totalmente ocupada, o turismo nas últimas décadas se expandiu para as praias da Riviera Maya, transformando comunidades de pescadores ao longo dos 130 km de litoral entre Cancún e Tulum em vilarejos charmosos que atraem, por si só, cada vez mais visitantes. E isso sem perder o encantamento e a tranquilidade de suas praias, desenhadas por enseadas menores, onde o mar azul-piscina é tal qual o de Cancún, mas cercado por muito mais coqueiros do que hotéis.

Na Riviera Maya, em vez de grandes resorts, prevalecem as pousadas. No lugar de restaurantes de cadeias internacionais, há pequenos estabelecimentos, cujo dono geralmente é um estrangeiro que chegou, apaixonou-se pela vizinhança e ficou de vez. É assim em Playa del Carmen, a 70 km de Cancún, principal base para quem vai explorar a região.

Envatoelements, CookieMaestri

Há uma década, os turistas em Playa, como o balneário é chamado pelos nativos, chegavam apenas para pegar a balsa rumo à ilha de Cozumel. Hoje, o lugar é um destino independente de Cancún. Tem personalidade própria e atrai uma galera de vibe diferente: mais europeus do que americanos, mais mochileiros e viajantes independentes do que famílias que viajam com pacote.

Playa tem o astral parecido ao de uma vila de praia brasileira, como Pipa (RN) ou Búzios (RJ). Não é resultado de um projeto grandioso: o turismo ali surgiu espontaneamente. A praia já é bastante movimentada, é verdade, tem mar calmo e, na região central, é cheia de barcos por conta da proximidade com o píer. O melhor trecho para lagartear ao sol fica a 15 minutos de caminhada em direção ao canto esquerdo, onde há alguns hotéis, condomínios e clubes de praia bem legais, como o Mamita’s e o Kool.

Compras e agito noturno em Playa

A rua principal, a Quinta Avenida, é um calçadão para pedestres, onde o pessoal se junta à noite para caminhar e ver a curiosa mistura de lojas, que vai de artesanato barato a joalherias com seguranças na porta. Beber uma cerveja gelada (vale prestigiar as mexicanas Corona ou Sol) nos bares ou tomar sorvete nas mesas ao ar livre são prazeres simples que caem muito bem nas noites quentes do litoral mexicano. Playa também tem lá seu agito noturno, em proporções dignas de uma Cancún em miniatura. Ganhou até uma filial da Coco Bongo e oferece alguns dance clubs costeiros, que instalam suas pistas de dança em plena areia da praia.

Cancún tem muitas atrações além de praias e resorts. Se você deseja montar um roteiro diferente do convencional, conte com a nossa ajuda. Somos um grupo de amigos amantes e especialistas em viagens. Entre em contato conosco através do nosso Whatsapp (11) 98665-1268 e converse com um dos Voupranos. 

Publicado em: 12/09/2022
Atualizada em: 26/10/2022
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

VEJA TAMBÉM

Cancun