As principais atrações de Roma, a bela capital da Itália
Roma, capital da Itália, encanta pela grandeza cultural adquirida nos tempos em que era a sede de uma das mais importantes civilizações da história. Por isso, há muitas e muitas atrações na cidade, o que costuma render um roteiro inesquecível.
Saiba quais arações não podem ficar de fora na hora de conhecer Roma.
Coliseu
Todo o poderio romano, se fosse necessário, poderia ser resumido em uma grandiosa edificação: o Coliseu, símbolo máximo do império de Júlio César e companhia. Todas as manhãs, uma fila imensa se forma em frente ao monumento, eleito como uma das maravilhas do mundo.
O Coliseu, que na realidade se chama Anfiteatro Flávio – a alcunha pela qual é mundialmente conhecido veio do Colosso de Nero, uma grande estátua desse amalucado imperador encontrada durante a construção do “estádio” –, contava com cinco anéis de arquibancadas, acessados por 80 entradas e um sistema de elevadores e jaulas subterrâneas, onde ficavam os gladiadores (que duelavam até a morte de um deles) e os animais, antes de serem soltos para chegar à arena.
Algumas vezes, o próprio imperador presenciava os combates, oferecidos gratuitamente à população, e era muito aguardado o momento em que ele mostrava o polegar para cima ou para baixo, indicando se o lutador deveria viver ou morrer.
Fórum Romano
De frente para o Coliseu está o Fórum Romano, onde se desenvolveu a vida política, judicial e comercial de Roma desde os anos 70 a.C., quando a cidade foi fundada. No século I, a área incorporou outras construções, que ficaram conhecidas como Fóruns Imperiais.
O local é enorme, o que torna impossível fazer uma visita rapidinha por lá, a não ser que simplesmente se passe pelas ruínas, o que é um desperdício diante de tantas preciosidades. Os monumentos mais bem preservados são os arcos de Tito e de Sétimo Severo, além da Cúria, ponto de reunião do Senado e que foi reconstruído.
As demais ruínas são, na maioria, templos ou igrejas, como a Basílica Júlia, feita em homenagem ao imperador Júlio César. Na Casa das Virgens Vestais, onde viviam as sacerdotisas que vigiavam o fogo sagrado, a beleza está na imperfeição: um bucólico jardim, junto do Templo de Vesta, está cheio de delicadas estátuas sem cabeça ou sem alguma parte do corpo.
Monte Palatino
Do Fórum, pode-se subir uma longa escadaria para chegar ao Monte Palatino, um lugar bem especial. É lá que foram encontrados os vestígios arqueológicos que sustentam que Rômulo (da lenda de Remo e Rômulo, os irmãos que foram amamentados por uma loba) teria fundado a cidade a partir dessa colina, uma das sete encontradas em Roma.
Mercados e Fórum de Trajano
Os Mercados eram um conjunto de 150 lojas e escritórios, que vendiam de frutas, flores e alimentos a sedas e especiarias asiáticas. Além disso, lá eram distribuídos os cereais a que tinham direito os moradores da cidade.
Já o Fórum de Trajano, esplendoroso nos tempos de sua construção e funcionamento, no século 20, exibe hoje apenas uma sombra do que foi na época áurea. Ainda é possível ver a Coluna de Trajano, um obelisco com minuciosas cenas de batalha – nesse caso, retratando a guerra vencida pelo exército de Trajano na região que hoje é a Romênia.
Via del Corso
Roma também oferece alguns programas que mesclam história e modernidade. Um bom exemplo é a popular Via del Corso, que começa na frente do monumento a Vittorio Emanuele e é uma boa pedida para quem procura uma rua inteiramente comercial, com lojas de marcas.
O Pantheon é a construção pré-era cristã mais impressionante – e totalmente preservada – da cidade. Erguido provavelmente entre 27 a.C. e 25 a.C., ele demonstra porque, no século I, foi transformado pelo imperador Adriano em local de meditação e reflexão.
Hoje uma basílica católica, o Pantheon abriga os restos mortais de personalidades italianas, como o rei Vittorio Emanuele II, que unificou o país a partir de 1861, e Margherita de Savoia, mulher de outro rei italiano. O nome da rainha serviu de inspiração para a famosa pizza margherita, feita com mozarela, molho de tomate e manjericão, ingredientes com as cores branca, vermelha e verde, que formam a bandeira da Itália.
Fontaine de Trevi
A Fontaine de Trevi, uma das fontes mais bonitas e visitadas do mundo, de Nicola Salvi, retrata Netuno, o deus do mar, ladeado por dois tritões. Um deles tenta dominar um cavalo-marinho arredio; o outro simplesmente cavalga o animal. A ideia do escultor era mostrar como o mar é sereno, mas também inglório.
Praças
A Piazza Navona, mesmo entre tantas outras praças belas, consegue ser a mais magnífica de Roma. E é cheia de história também.
A piazza segue o desenho de um estádio do século X, onde ocorriam competições de atletismo e corrida de bigas – alguns vestígios desse estádio podem ser vistos abaixo da Igreja de Sant’Agnese in Agone.
Com o tempo, o local ganhou um visual barroco, ladeado de igrejas e com algumas construções transformadas em cafés e restaurantes chiques, sem falar dos artistas de rua, pulsa como um point badaladinho da cidade.
No centro histórico, há outra praça que os turistas adoram, a Piazza di Spagna. Terminada em 1726, ela conta com uma linda escadaria que liga a praça e a Fontana della Barcaccia, na parte baixa, à Igreja de Trinità dei Monti, no alto. Virou point no século XIX, quando era o lugar de encontro de pintores com suas modelos.
Outra praça famosa de Roma é a é a Piazza del Popolo, onde está sepultado o imperador Nero, aquele que mandou matar vários familiares e quem mais o desagradasse. Ela liga o centro histórico à deliciosa Villa Borghese, um imenso parque que, nos meses de calor, é muito procurado pelos moradores.
Trastevere
Passear no fim da tarde e à noite pelo bairro de Trastevere é a melhor maneira de mergulhar no jeito romano de ser, com pessoas falando alto na rua o tempo todo e lambretas cruzando as ruas estreitas, pavimentadas em pedra, onde é possível fazer boas compras e comer bem. É lá que se tem um retrato perfeito da caricatura italiana.
CONVITE ESPECIAL
A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.
Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.
Endereço: Avenida Paulista, 1079 – São Paulo
O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.
Atualizada em: 21/03/2023