Paris: conheça as principais atrações da cidade – Voupranos

Paris: conheça as principais atrações da cidade

Comece agora sua viagem para a cidade mais linda do planeta conferindo quais são as atrações imperdíveis de Paris que você pode visitar e ver apenas caminhando pela cidade.  Explorar a pé a capital francesa permanece como a melhor maneira de topar com as construções e monumentos que dão corpo e alma à eterna Cidade Luz.

Todo mundo parece voltar de Paris com algum sentimento diferente no coração – invariavelmente bom, diga-se de passagem. O fato é que Paris provoca mesmo um efeito diferente nas pessoas. Arranca suspiros, sorrisos e olhares hipnotizados. A quantidade de atrações é quase infinita e para ajudar no seu plano de viagem separamos a seguir as cinco atrações imperdíveis, aquelas que não importa quantas vezes você vá a cidade, sempre irá querer retornar.

Torre Eiffel

O monumento mais famoso da França vigia as belezas de Paris desde 1889, quando despontou em uma edição da Exposição Universal para comemorar o centenário da Revolução Francesa. Projeto do engenheiro francês Gustave Eiffel, a Torre Eiffel pesa 7 mil toneladas e tem 317 metros de altura.

AdobeStock, Beboy

Para visitar a estrutura, é bom preparar-se para enfrentar longas filas nos elevadores que levam aos três pavimentos pelos quais o público pode circular. Quem puder ir durante a semana, logo pela manhã, até pode se desvencilhar da multidão que visita a torre todo santo dia. Outra forma de escapar das filas é subir de escada até as duas primeiras plataformas (são 376 degraus).

Na primeira parada, a 57 metros, há um museu dedicado ao cinema, com uma projeção constante que conta a história da construção do monumento. Na segunda plataforma, já a 115 metros de altura, está o restaurante Le Jules Verne, um dos mais sofisticados de Paris. O lugar é perfeito para um jantar romântico. Para ir ao último andar, a 276 metros, só mesmo de elevador.

Arco do Triunfo

Situado em uma parte movimentada da cidade, ao final da Avenida Champs-Élysées, o Arco do Triunfo serve de ponto de encontro em celebrações da cidade, assim como dos torcedores dos times de futebol locais. Além de atravessar a construção, dá para subir até a plataforma de observação, no alto de seus 49 metros.

AdobeStock, pigprox

O Arco do Triunfo é o símbolo do orgulho da França, encomendado por Napoleão Bonaparte, em 1806, para comemorar as vitórias de seu exército. O monumento só ficou pronto 30 anos depois, quando ele nem reinava mais (à época, a França vivia sob a dinastia dos Bourbon).

O pórtico é adornado com imagens em alto-relevo que representam as batalhas vencidas pelos franceses em diversas guerras. Em 1920, o corpo de um soldado desconhecido foi colocado no arco para homenagear os mortos da Primeira Guerra Mundial. A data mais marcante do monumento, porém, é 1944, quando as tropas nazistas foram expulsas da cidade e o povo ali se juntou para celebrar o momento histórico.

Champs-Élysées 

São 2 km de movimento e burburinho no coração de Paris. Ali, está um dos metros quadrados mais caros da Europa. Os franceses gostam de dizer, sem falsa modéstia, que a Champs-Élysées é a avenida mais bela do mundo. Se não for, chega bem perto.

AdobeStock, EdNurg

Em uma extremidade está o Arco do Triunfo. Na outra, a Praça da Concórdia, na região do Museu do Louvre. Entre elas, um corredor de castanheiras-da-índia, podadas de forma geométrica, dá ainda mais charme às calçadas largas e à fachada de cinemas, bares, restaurantes, hotéis e lojas de grife.

Os franceses fazem de tudo para que o nome Champs-Élysées siga evocando no imaginário qualquer coisa relacionada à sofisticação. Para isso, vale até barrar redes de lojas fast fashion. No Natal, a avenida ganha decoração especial, e o programa é caminhar por seus quarteirões, tanto para ver as luzes quanto para sonhar em ganhar um presente vindo de alguma vitrine dessa vizinhança.

Catedral de Notre-Dame 

A Catedral de Notre-Dame nasceu ligada à música sacra. Logo que foi concluída, em 1163, recebeu um órgão. As aulas de cântico tiveram início na mesma época, e a escola de canto e o coral adulto foram criados em seguida. A tradição musical permanece forte na igreja, localizada na Ilha de la Cité e margeada pelo Rio Sena, mesmo após um incêndio ter destruído parte de sua estrutura.

AdobeStock, Mistervlad

Parcialmente aberta ao público, a igreja ainda recebe recitais de organistas, que preenchem a colossal construção gótica, capaz de acomodar 6 mil fiéis, com a melodia grave do grand-orgue, instrumento com 32 tubos e altura equivalente a um prédio de dois andares. A música sacra também acompanha missas e celebrações. O coral da igreja, ou melhor, os corais infantil, jovem e gregoriano, apresentam-se periodicamente, bem como grupos convidados.

Tour de barco pelo Rio Sena 

Parte dos cartões-postais de Paris se concentra à beira do Rio Sena, de onde partem todos os dias os barcos que percorrem suas águas. A mistura é democrática: embarcações-restaurante, flutuantes com guia e navegações privativas circulam ali. Alguns deles têm restaurantes a bordo e servem almoço e jantar durante a navegação de uma hora. Outros repetem o percurso da Torre Eiffel à Ilha Saint-Louis, na outra ponta da cidade.

AdobeStock, ELANNE

Independentemente da embarcação escolhida, aproveite para observar os arredores e as lindas pontes que cortam o Rio Sena, como a Alexandre III, a mais famosa de Paris, ornada com estátuas em bronze dourado.

Caso tenha dúvidas sobre quais atrações priorizar, nós podemos te ajudar nesta escolha. Entre em contato conosco através do nosso Whatsapp (11) 98665-1268 e converse com um dos Voupranos. 

Publicado em: 23/09/2022
Atualizada em: 14/11/2022
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Veja também:

VEJA TAMBÉM

Paris