Conheça melhor o Louvre – Voupranos

Conheça melhor o Louvre

Junto com a Torre Eiffel, o Museu do Louvre disputa para ser o principal símbolo turístico da Paris, e talvez da França. O museu é realmente incrível e tudo que se fala e venera sobre ele tem justificativa. Então, não fique com vergonha de reservar algumas horas (e talvez até um dia todo) de passeio ao Museu.

Envatoelements, Ramo9

Como visitar

A forma mais rápida de chegar ao Louvre é pelo metro de Paris. Duas estações dão acesso fácil a entrada principal do museu: Louvre-Rivoli e Palais Royal-Louvre. De forma simplificada o Louvre permite que sua visita seja feita de três formas diferentes.

A primeira e mais simples de todas é você por você, ou seja, comprar o ingresso, pegar o mapa e explorar as várias seções do museu. O grande risco desta opção é você passar muito tempo entendendo a lógica das salas e andares que não é fácil. Sem dúvida essa é forma mais barata e prática.

A segunda e terceira opções são guiadas, ou por um áudio guia, ou por um guia turístico, ambas disponíveis em português. Com o guia turístico em português é preciso conferir os dias e horários possíveis antes da visita.

Ambas as opções devem ser escolhidas e compradas junto com seu ingresso para ganhar tempo e organizar seus horários de visitação.

Vale lembrar que o museu está dividido em oito departamentos: Antiguidades gregas, etruscas e romanas; Arte Islâmica; Antiguidades Egípcias; Antiguidades do Oriente Próximo; Escultura; Artes decorativas; Pinturas; Impressões e desenhos.

Mona Lisa de Da Vinci

É possível afirmar que apesar do Louvre ser um dos maiores museus do planeta pela sua grande variedade de obras e relíquias, o que torna o museu único é sua coleção de pinturas, e principalmente por lá ser a casa da tão famosa e mística Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

Obviamente a sala onde a Mona Lisa habita é um dos locais mais cheios, movimentados e visitados em toda Paris. Muita gente pensa igual, assim que entra no museu corre para ver a Mona Lisa e, portanto, ao invés da sala estar menos ocupada nos primeiros horários do dia, costuma ficar ainda mais cheia.

Então se você planejar uma visita de mais de 2 ou 3 horas ao museu, a principal dica é, deixe a Mona Lisa para a parte final da sua visita, pois a chance de encontrar a sala um pouco “menos” cheia é maior.

Grécia e Roma juntas

As coleções de antiguidades gregas, romanas e etruscas são outro ponto forte do museu e muito disputadas nas visitações.

A coleção abrange desde a remota antiguidade até o declínio do Império Romano.  A coleção se concentra muito em esculturas de mármore, como a famosa Vênus de Milo, símbolo da arte clássica.

O Louvre possui obras-primas da era helenística, incluindo também a venerada A Vitória de Samotrácia. Nas galerias paralelas ao Sena, grande parte das esculturas romanas do museu são exibidas e também valem uma visita.

Curiosidades que todos querem saber 

– Pirâmide encomendada – A pirâmide de vidro na entrada do Louvre virou um marco de Paris. Já causou muita controvérsia durante sua construção, por ser considerada um item futurista num museu que se dedica a história. Atualmente é, sem dúvida, um dos pontos mais fotografados do planeta.

A Pirâmide foi uma “encomenda” do presidente francês Francois Mitternand durante a década de 80 e foi instalada completamente somente no final de 1989. Vale lembrar que são várias pirâmides de vidro construídas ao redor do museu. A maior delas é a que está na entrada, porém a mais famosa talvez seja a pirâmide invertida, que aponta para baixo, bem no saguão principal de acesso ao museu.

AdobeStock, Jade

– Loja de souvenirs – Ao entrar ou sair do Louvre você irá se deparar com a gigantesca loja de souvenirs do museu. Tem itens que não acabam mais, desde réplicas das obras, até brinquedos, roupas e todo tipo de colecionável. Como é impossível visitar e não querer levar uma recordação, reserve um tempo para explorar a loja e tenha paciência… costuma ser tão cheia quanto as salas das principais obras do museu.

Shutterstock, Grzegorz Czapski

– Números e Dados – Antes da pandemia o Louvre recebia anualmente quase 10 milhões de visitantes todos os anos, quantidade que certamente irá crescer daqui para frente. São mais de 30 mil obras expostas, porém o acervo é da casa de centenas de milhares.

AdobeStock, Netfalls

A principal e mais cobiçada obra é sem dúvida a Mona Lisa, porém a Vênus de Milo é igualmente venerada e fotografada. Segundo a administração do museu, os itens mais antigos são estátuas removidas de um sítio arqueológico na Jordânia com mais de 8 mil anos de história e que você pode conferir na área de Antiguidades do oriente.

 

Publicado em: 21/10/2022
Atualizada em: 29/03/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

VEJA TAMBÉM

Paris