Boas compras e comidas na nova Disney Springs
Você já deve ter escutado que a Disney World na Flórida é uma cidade, e não foi a toa. De fato, o complexo todo é uma cidade alocada praticamente dentro de Orlando, com seus parques, hotéis e seu “centro comercial” batizado recentemente de Disney Springs. Com restaurantes, lojas, atrações, muita gente bonita (e sorrindo o dia inteiro), o Springs é tão relevante e importante quanto qualquer parque do complexo. A diferença é que nele você pode passear, ver e curtir muita coisa sem ter de comprar ingresso. É como um grande shopping a céu aberto.
A arquitetura colonial inspirada nos charmosos vilarejos americanos da Flórida nos anos 1920 cria uma atmosfera à parte, mas o fato é que a Disney Springs é moderna para valer e merece um guia completo na hora de planejar uma viagem para Orlando.
Uma grande reforma transformou o local, até então chamado de Downtown Disney, em uma parada obrigatória na cidade, que funciona muito bem para quem está atrás de compras, refeições ou apenas desejando alguns momentos relax.
Próximo de uma das entradas principais do complexo do Walt Disney World Resort, o centro de lazer conta com prédios de estacionamento enormes com vagas gratuitas e vive lotado, dia e noite. Para quem está hospedado em algum dos hotéis da Disney World, há acesso sem custo de ônibus e, em alguns casos, de barco.
Atrações
São cerca de 150 atrações, com destaque para as lojas e restaurantes temáticos. Isso sem contar atrações como o show Drawn to Life, da trupe canadense Cirque du Soleil, produzido em conjunto com a Disney.
Além disso, é possível curtir muitas outras atrações na Disney Springs, como salas de cinema, pistas de boliche e até passeios pelo lago local em barquinhos que parecem carros antigos. Ou, então, seguir para o alto e avante a bordo do Aerophile – The World Leader in Balloon Flight, balão ligado por um cabo que sobe até pouco mais de 120 metros de altura por cerca de 10 minutos. A vista 360° lá de cima é bem bonita, com boa parte da Disney World se descortinando no horizonte. O tour depende das condições climáticas.
Em terra, os menorzinhos também têm vez no complexo, com atrações como um carrossel feito artesanalmente na Itália e ornamentado com 570 lâmpadas. O esquema preferido da turminha, porém, é a Bibbidi Bobbidi Boutique, salão de beleza que tem uma filial dentro do Castelo da Cinderela, no Magic Kingdom, e no qual é possível fazer penteados, maquiagem e comprar roupinhas das princesas da Disney e outros personagens antes de sair saltitante por Orlando. Cheque a disponibilidade antes da viagem, pois nem sempre ela está aberta.
Lojas
A World of Disney é a maior loja de produtos da Disney World do mundo. Ali, dá para se perder fácil, tamanha a sucessão de salas com brinquedos, roupas, bichos de pelúcia, artefatos para casa, pins, bonecos e até obras de arte. Praticamente todos os itens vendidos em qualquer loja dos parques temáticos do complexo do Mickey podem ser encontrados por lá – pelos mesmos preços, inclusive.
Há muitas outras lojas temáticas nos arredores, com destaque para a loja de doces Goofy’s Candy Co e grifes como The Lego Store, Star Wars e Marvel. A Disney Springs abriga ainda uma loja do Pelé, com artigos esportivos, e um espaço dedicado a Coca-Cola, com itens da marca à venda e um bar que funciona como um rooftop e oferece uma bela vista da área.
Tem também lojas tradicionais no pedaço, e a lista de grifes da moda não faz feio para nenhum shopping local. Zara, Kate Spade, MAC, Sephora, Uniqlo, L’Occitane, Lacoste, Tommy Bahama, Pandora, Havaianas… Estão todas por lá, muitas vezes com lançamentos e itens exclusivos. Ainda para quem ama a época de natal, tem a loja Disney’s Days of Christimas, onde se vende itens natalinos o ano inteiro.
Restaurantes
Mas é na hora que a fome bate que a Disney Springs se mostra um prato cheio. Aberto das 10h a meia-noite (em alguns dias da alta temporada, até 2h da manhã), o centro de entretenimento é uma boa pedida na hora do almoço, quando costuma estar mais vazio, e do jantar, quando é preciso fazer reserva em muitas casas na alta temporada.
As opções esbanjam criatividade. Onde mais você poderia, por exemplo, tomar um drinque em um ambiente inspirado no hangar do piloto de avião do filme Indiana Jones, como ocorre no Jock Lindsey’s Hangar Bar? Isso sem contar os ambientes sofisticados, como o Morimoto Asia, um dos asiáticos mais prestigiados do mundo, com cardápio assinado pelo renomado chef Masaharu Morimoto, e o Wolfgang Puck Bar and Grill, que tem clima de fazenda e serve bons grelhados.
Quem também dá as caras por lá é o chef espanhol José Andrés, com uma filial do Jaleo, restaurante com casas abertas em Las Vegas e Washington e que prepara ótimas tapas. Há ainda outros endereços que valem a visita, como o STK Orlando, churrascaria que aposta em carnes nobres, o Wine Bar George, uma descolada taverna de vinhos, e o The Edison, erguido em um galpão com ambiente industrial, que serve especialidades americanas.
Quem vai à Disney World, porém, sabe que ela sempre remete aos clássicos, e na Disney Springs não poderia ser diferente. Um dos restaurantes mais tradicionais do complexo é o Rainforest Cafe, onde, vez por outra, um temporal é simulado (calma, você não vai se molhar) e enormes bonecos de animais tropicais começam a se mexer e fazer barulho – enquanto os clientes saboreiam pratos fartos, com destaque para a comida mexicana. As crianças adoram, assim como rola no T-Rex, onde até os nuggets têm formato de dinossauro. Sorte que é você que os come, e não o contrário.
A lista ainda inclui a envolvente House of Blues, o divertido Raglan Road Irish Pub and Restaurant, a Sprinkles, com seus inúmeros cupcakes, e o mítico Planet Hollywood, cuja parte interna do domo que envolve as mesas é totalmente recoberta por telões, nos quais rolam clipes de música pop.
Atualizada em: 28/10/2022