O que fazer em Miami – Voupranos

O que fazer em Miami

Na hora de decidir o que fazer em Miami, vale a pena separar o roteiro bairro a bairro. Assim, você tem a oportunidade de aproveitar as melhores atrações sem perder muito tempo.

Confira quais são os principais pontos turísticos das regiões mais badaladas da cidade.

Miami Beach

Miami Beach ostenta todos os bons clichês associados à cidade. A começar pelas praias, que, embora não sejam caribenhas, têm areia branca, mar azul e os clássicos postos salva-vidas coloridos.

Em qualquer época, é inescapável zanzar e badalar na orla de South Beach, onde fica a Ocean Drive, a famosa avenida marcada pelas construções art déco.

Não precisa ter dúvida: dos predinhos art déco em tons pastel, na orla, às dúzias de lojas ladeadas por coqueiros e, vez por outra, pelas coloridas obras do brasileiro Romero Britto, as imagens e endereços mais associados a Miami estão em South Beach. Por isso, seja sua primeira ou décima vez na cidade, essa região superfamosa sempre merece uma visita.

Comece com uma relaxante contemplação da praia, que já apareceu em tudo o que é filme e seriado de TV americanos. Os turistas se misturam aos moradores e o resultado é um vaivém de gente, carros e bikes na Ocean Drive, a mais icônica avenida à beira-mar de Miami Beach.

Há também quem vai até lá para fazer compras. Nesse caso, o endereço principal é a Collins Avenue, extensa via que fica logo atrás da Ocean Drive. As butiques mais bacanas estão entre as ruas 5th e 9th, região conhecida como Fashion District.

Se a curiosidade fashionista ainda persistir, tome o rumo da Lincoln Road, espécie de shopping a céu aberto que se estende por oito quarteirões, entre as ruas Alton e Washington, e está sempre cheio de gente, dia e noite.

AdobeStock, Tomas

Bal Harbour

Se você não soubesse que Bal Harbour é um distrito independente de Miami, nem perceberia a mudança, já que todo o caminho para chegar lá, no norte de Miami Beach, é feito na Collins Ave.

Pare, então, na altura da 96th Street, onde a praia é bem mais tranquila e há uma pista para caminhar entre as árvores. Ali, você vai ver como vivem os ricos de Miami Beach, em seus apartamentos de frente para o mar e frequentando um shopping que só tem lojas de alto padrão, o Bal Harbour Shops.

Key Biscayne

Key Biscayne é uma pequena ilha coladinha a Miami Beach – são cerca de 30 minutos de carro, dependendo de onde você estiver hospedado –, cuja maior atração são as faixas de areia. E olha que são praias com um quê de oásis preservado e isolado, já que dois parques, o Crandon, ao norte, e o Bill Baggs Cape Florida, ao sul, protegem a vizinhança.

Norte da ilha, onde está o Crandon Park, descortinam-se quase 3 km de praias, com área para piquenique e cabanas para alugar. Bem na ponta do território sul, por sua vez, está o Bill Baggs Cape Florida State Park, onde um farol (que pode ser visitado) enfeita uma praia linda e preservada.

AdobeStock, kmiragaya

Wynwood

Um dos bairros que virou febre em Miami é Wynwood Arts District, onde os muros de antigas casas e fábricas abandonadas ganharam incríveis grafites de artistas famosos.

O projeto, iniciado em 2009 pelo empresário Tony Goldman, fez um tremendo sucesso e atrai milhares de visitantes todos os dias, que vão até lá caminhar pelas coloridas ruas grafitadas, para ver o que é chamado de “a maior galeria de street art do planeta”.

A maior parte dos murais está ao longo da NW 2nd (altura com a NW 25th), decorando a fachada de bares, cafés e galerias de arte. Vez por outra é possível ver trabalhos de brasileiros no bairro, como Os Gemeos e Kobra.

AdobeStock, 4kclips

Downtown Miami

O centro financeiro da cidade é Downtown Miami. Antes sisudo, o local hoje tem ares modernos, com direito a diversos edifícios envidraçados e um ambiente agradável.

O roteiro cultural daquelas bandas chama a atenção com muitas atrações, como o Perez Art Museum (PAMM). Com foco em arte moderna, o acervo do museu traz pinturas, esculturas e instalações de artistas dos séculos 20 e 21 em um prédio de bela arquitetura.

Coladinho nele está o Phillip and Patricia Frost Museum of Science, com aquário, exposições tecnológicas e planetário. Já a casa Adrienne Arsht Center for the Performing Arts traz um calendário de grandes espetáculos o ano todo, com ópera, balé e apresentações de música erudita, além de uma programação de jazz de alto nível.

Design District

Colado a Downtown, o bairro Design District se transformou no point das grifes. As lojas da região parecem obras de arte, e passear pelas redondezas das 39th e 40th St é topar com o suprassumo do comércio de luxo. Tem Dior, Saint Laurent, Theory, Burberry, Tiffany…

Little Havana

Miami atrai quem gosta de sofisticação, mas também quem tem um estilo mais descontraído na hora de viajar. Como o nome denota, no bairro de Little Havana está boa parte da comunidade cubana que chegou à região a partir de 1956, fugindo do governo comunista de Fidel Castro.

O coração do lugar é a Calle Ocho, rua de comércio com diversas tabacarias, onde se pode ver o pessoal enrolando artesanalmente os famosos charutos cubanos. Os donos de algumas lojas ficam à porta, vestidos com camisa florida, tocando tambor e fumando para atrair os clientes.

No Domino Park, senhores jogam dominó diante dos olhos dos turistas, que sempre param uns minutos para vê-los. Se quiser jogar também, é só pedir para entrar na roda.

No número 1.508, fica o Tower Theater, um velho teatro art déco construído em 1926 e que exibe filmes latinos, fora do circuito de Hollywood. E a curtição rola madrugada afora nas muitas casas de shows, onde a salsa e o merengue embalam as pistas.

Publicado em: 18/10/2022
Atualizada em: 26/10/2022
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

VEJA TAMBÉM

Miami