Arredores de Las Vegas
Las Vegas é daqueles lugares em que você descobre uma novidade a cada dia. Mas quem vai à região também pode incluir no roteiro alguns passeios pelos arredores. O mais disputado, sem sombra de dúvidas, é o Grand Canyon, que fica a cerca de quatro horas de carro de Vegas – mas também pode ser alcançado em tours de helicóptero.
Bem mais perto está o Red Rock National Park, que também rende lindas fotos. Ou, ainda, Lake Las Vegas, que mais parece uma vila italiana encravada no meio do deserto de Nevada e serve como um ótimo refúgio, por exemplo, para quem passa lua de mel na região.
Grand Canyon
O Grand Canyon, está a 446 km de Las Vegas, mas é quase irresistível ir até lá. Para alcançá-lo, há vários tours bate e volta e sobrevoos de helicóptero. Mas também dá para ir com carro alugado e reservar pelo menos dois dias para conhecer a região.
Acredite, você precisará desse tempo para aproveitar de verdade o conjunto de desfiladeiros, seja fazendo trilhas ou vendo o espetáculo do pôr do sol naquelas bandas. Ninguém fica indiferente diante de tão grandioso cenário.
Esculpido pelo Rio Colorado ao longo de milhares de anos, o Grand Canyon é uma exposição a céu aberto de mais de 2 bilhões de anos da história geológica da Terra, revelados em cada camada de sedimento que as águas do rio se encarregaram de deixar à mostra ao longo dos seus 446 km de extensão.
Os gigantescos paredões chegam a ter 29 km de largura e 1.600 m de profundidade, formando um cenário tão incomum que levou o naturalista John Muir a descrevê-lo como obra de ficção, “tão extraterreno em sua cor e imponência, e na magnitude de sua arquitetura, que é como se você o estivesse encontrando depois de morto em alguma outra estrela”.
Embora povos indo-americanos já o conhecessem de longa data, esta maravilha da natureza foi vista pela primeira vez por um europeu, o espanhol Garcia Lopez de Cardenas, em 1540. Ele estava à procura das lendárias cidades de ouro na região. Mas a primeira expedição científica só ocorreria no final da década de 1870, sob comando do major John Wesley Powell, que se referiu às camadas sedimentares como “páginas de um belo livro de histórias”.
Hoje, a maior garganta do mundo já não é novidade para ninguém. Virou Patrimônio Mundial em 1979 e atrai cerca de 7 milhões de visitantes aos 4.047 km² do Parque Nacional do Grand Canyon todos os anos. Mesmo assim, ninguém pode dizer que já viu o desfiladeiro em sua totalidade.
A maioria dos turistas visita a Borda Sul, a 2.133 m de altitude, que oferece um visual incrível do interior de um profundo cânion no Rio Colorado. A Borda Norte, 300 metros mais alta, também é rica em atrativos, com direito a belas cachoeiras, mas a estrada para chegar lá só funciona entre meados de maio e outubro.
Red Rock National Park
Caso você já conheça a região, uma opção surpreendente é visitar de carro o fascinante Red Rock National Park, a menos de 30 minutos de Las Vegas. Ali há uma estrada cênica de 21 km com diversos mirantes dos quais se observam as belas formações rochosas locais, marcadas por tonalidades brancas e vermelhas. É lindo para fazer fotos e deixar um pouco a vibe urbana e o ritmo intenso da cidade.
Lake Las Vegas
Lake Las Vegas, a 30 minutos de carro da cidade, vive cheio de visitantes ávidos por praticar esportes náuticos no verão. Dá para fazer caiaque e stand up paddle, encarar brinquedões no mar ou andar em barcos elétricos (os motorizados são proibidos).
Muitos também vão à região para jogar golfe (há dois campos profissionais) ou visitar a vila italiana de Henderson, que tem a sua própria Ponte Vecchio (uma réplica da de Florença).
Algumas celebridades têm mansões na região, como Jerry Seinfeld e Céline Dion.
Atualizada em: 26/10/2022