Filmes que usam Paris como cenário – Voupranos

Filmes que usam Paris como cenário

Adobe Stock: Montmartre, Paris – Kavalenkava

Paris provoca um efeito diferente nas pessoas. Arranca suspiros, sorrisos, olhares hipnotizados e uma felicidade instantânea tão logo se botam os olhos em qualquer um de seus inúmeros cartões-postais, que tanto apareceram e seguem aparecendo em filmes.

É como se a capital francesa fosse a cidade dos sonhos e do romantismo, onde tudo foi projetado à perfeição: a arquitetura, os monumentos, os museus, os cafés, os bistrôs, as confeitarias…

Para muitos, é o lugar mais lindo e inspirador do mundo. Talvez seja mesmo. Afinal, foi escolhido por escritores e artistas célebres do século XX, como Pablo Picasso, Ernest Hemingway, James Joyce e diversos figurões. É curiosa a sensação de caminhar em Paris pela primeira vez e deparar com cenários tantas vezes vistos em fotos, filmes e livros de história. Alguns monumentos se tornaram ícones da civilização ocidental, caso da Torre Eiffel e do Arco do Triunfo. Talvez por isso todo mundo se sinta um pouco íntimo de Paris, mesmo que nunca tenha ido para lá.

Caso esteja planejando uma viagem para a cidade, confira alguns filmes e séries em que você pode ver lindas paisagens de Paris. Assim, já dá para entrar no clima.

Adobe Stock: Confeitaria Francesa, Paris - Barmalini

Adobe Stock: Rio Sena, Paris – Badahos

Os Amantes da Ponte Neuf (1991)

Além de atrair casais, a Ponte Neuf, a mais antiga de Paris, também é o “destino” dos sem-teto locais. Nesse filme, a ponte é o cenário do encontro da pintora Michele (Juliette Binoche), que decide viver na rua depois de um relacionamento que não deu certo, com Alex (Denis Lavant), um alcoólatra que ganha a vida fazendo performances de circo.

Adobe Stock: Ponte Neuf, Paris – Anamejia18

Adobe Stock: Ponte Neuf, Paris – Anamejia18

A Mulher e o Atirador de Facas (1999)

Um belo filme em preto-e-branco que começa numa ponte de Paris, com a jovem Adele (Vanessa Paradis) pensando em jogar-se nas águas do Sena. Seu drama chama a atenção de Gabor (Daniel Auteuil), um atirador de facas que precisa de um ”alvo” para seu show. Eis que Adele resolve juntar-se ao artista e viajar com ele pelo Mediterrâneo.

Adobe Stock: Ponte Neuf, Paris – Beboy

Adobe Stock: Ponte Neuf, Paris – Sergey Novikov

Moulin Rouge – Amor em Vermelho (2001)

Este musical usa o cabaré Moulin Rouge para a história de amor impossível entre Christian (Ewan McGregor), o jovem inglês que sonha em se tornar um escritor, e Satine (Nicole Kidman), a mais desejada cortesã do cabaré. Mas a relação torna-se inviável porque Satine tem de ser “exclusiva” de um duque que pode financiar uma nova peça do Moulin Rouge.

Adobe Stock: Moulin Rouge – Savvapanf Photo

Adobe Stock: Moulin Rouge – Dinadesign

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

Além do carisma da personagem Amélie (Audrey Tautou), destaque para as tomadas em Montmartre, que voltou a ser hype depois do sucesso do longa. Na telona, aparecem a Basílica de Sacré-Couer, o carrossel na praça que dá acesso à igreja e um café, cenário onde Amélie trabalha.

Adobe Stock: Montmartre, Paris – Kavalenkava

Adobe Stock: Sacre Coeur Cathedral, Paris – Horváth Botond

Antes do Pôr do Sol (2004)

Sequencia de Antes do Amanhecer, de 1995, em que a francesa Celine (Julie Delpy) conhece o norte-americano Jesse (Etahn Hawke) numa viagem de trem entre Paris e Veneza, quando rola um affair. Antes do Pôr do Sol se passa nove anos depois, em Paris, quando os dois se reencontram na livraria Shakespeare and Co. – que de fato existe –, onde Jesse está lançando um livro. Dali, eles saem para conversar, passando pelos arredores do Sena e até embarcando num passeio pelo rio.

Adobe Stock: Rio Sena, Paris – Antonello

Adobe Stock: Notre Dame, Paris – Dmitry Vereshchagin

Paris, Te Amo (2006)

A produção conta com 21 curtas, cada um rodado em uma região da cidade. Com direção de feras como os irmãos Coen, Alfonso Cuarón, Gust Van Sant, Walter Salles e Daniela Thomas, entre outros, é possível ver lugares como Torre Eiffel, Sena, Quartier Latin, Tulherias, Marrais, Montmartre, Bastilha, Pigalle e até o Père-Lachaise, cemitério onde estão enterradas várias personalidades, como Jim Morrison, Oscar Wilde e Chopin.

Adobe Stock: Café em Paris – Ekaterina Belova

Adobe Stock: Latin Quartier, Paris – Twindesigner

Dois Dias em Paris (2007)
Julie Delpy atua em mais um longa em Paris (também assina a direção), num filme que inclui, ainda, Veneza. Aqui, ela é Marion, namorada de Jack (Adam Golberg), formando um casal que vive em Nova York e está em crise. Depois de ambos passarem mal em Veneza, eles decidem curtir dois dias em Paris. Mas, mesmo lá, a situação fica tensa entre eles.

Adobe Stock: Torre Eiffel, Paris – Tomas Marek

Adobe Stock: Torre Eiffel, Paris – Tom Merton/Caia Image

Meia Noite em Paris (2011)
Woody Allen dirige brilhantemente a história de Gil (Owen Wilson), que, uma vez em Paris, questiona os rumos de sua vida, desencadeando um velho sonho de se tornar um escritor reconhecido. O longa também é estrelado por Rachel McAdams, Kurt Fuller e Mimi Kennedy.

Adobe Stock: Torre EEiffel, Paris – Moodboard

Adobe Stock: Paris – Brenac

Emily em Paris (2020)

Esta série retrata o dia a dia de uma americana na Cidade Luz e, em meio a diversas sacadas divertidas em meio aos costumes dos parisienses, exalta os principais pontos turísticos do destino. Chegou a ocupar o primeiro lugar no top 10 de títulos mais assistidos da Netflix em vários países.

Adobe Stock: Paris – Rh2010

Adobe Stock: Paris – Irina Beloglazova

Lupin (2021)

A série Lupin apresentou ao mundo um pedacinho da literatura da França. Baseada nas aventuras de Arsène Lupin, um personagem criado pelo escritor Maurice Leblanc, a obra acompanha a história de Assane Diop, um ladrão boa pinta que sonha em vingar seu injustiçado pai. Os episódios mostram uma face mais urbana e menos turística de Paris.

Adobe Stock: Champs Elysees, Paris – Ioan Panaite

Adobe Stock: Paris – Crin

Publicado em: 26/05/2023
Atualizada em: 26/05/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

França