Pucón é o Chile fora do óbvio – Voupranos

Pucón é o Chile fora do óbvio

Pucón, no sul do Chile, é uma cidade encantadora e com grandes belezas naturais, mas ainda pouco conhecida dos brasileiros. Está aos pés do vulcão Villarica (ativo) e cercada pelas lindas paisagens do Parque Nacional Huerquehue. Os visitantes encontram ali diversas atividades de ecoturismo, como trilhas pelas encostas do vulcão, esportes aquáticos no Lago Villarrica e relaxantes banhos nas águas quentes das Termas Geométricas. Além disso, a atmosfera charmosa da cidade, repletas de lojas, restaurantes e cafés, rende agradáveis passeios.

Pucón e o Vulcão Villarica ao fundo – Divulgação

O majestoso vulcão Villarrica é a grande atração de Pucón. Em formato cônico perfeito, com neve no cume e soltando constantes fumarolas é presença marcante na paisagem. Nos meses mais quentes do ano, suas encostas se transformaram em um campo aberto para caminhadas e escaladas. A trilha mais procurada leva até o topo do vulcão, ao lado da cratera, a 2.847 metros acima do nível do mar, e proporciona vistas deslumbrantes. Não exige equipamento de escalada embora exija um bom par de pernas para a subida, que toma cerca de quatro horas para ir e voltar. Durante o inverno, é possível aproveitar ainda mais a região, praticando esqui e snowboard nas pistas das encostas.

Termas Geométricas – Divulgação

Outro tesouro da região é o Lago Villarica. Suas águas cristalinas e praias encantadoras permitem uma infinidade de atividades divertidas, como natação, passeios de barco, caiaque e pesca. Além disso, o lago é cercado por montanhas imponentes e florestas exuberantes, que servem de cenário para caminhadas e piqueniques.

Para um momento relaxante e rejuvenescedor, as Termas Geométricas são o lugar perfeito. Localizadas nas proximidades da cidade, essas piscinas de águas termais naturais, aquecidas nas profundezas da terra pelo magma do Vulcão Villarica, são construídas com madeira e estão inseridas em um desfiladeiro cercado por uma vegetação exuberante. Além do relaxamento, as águas termais possuem diversos efeitos medicinais que atraem muitos visitantes.

Lago Villarica – Fernanda Osório – Divulgação

Já o Parque Nacional Huerquehue oferece diversas opções de trilhas em meio às paisagens espetaculares com florestas nativas habitadas por pumas e condores e lagos glaciais (formadas pelo degelo das montanhas da Cordilheira dos Andes). Para os aventureiros de plantão, o Rio Trancura oferece emocionantes oportunidades de rafting. As águas turbulentas do rio formam descidas emocionantes e rendem uma aventura cheia de adrenalina. Com diferentes níveis de dificuldade, o rafting do Rio Trancura é indicado tanto para iniciantes quanto especialistas no esporte.

O centro da cidade, por sua vez, também rende bons passeios. Tudo acontece na Avenida O’Higgins, a principal via, repleta de lojas, restaurantes, cafés, bares e boutiques. Ao cair da noite, quando o pessoal retorna dos passeios durante o dia, a avenida é o ponto de encontro de Pucón. Os pubs lotam, as discotecas abrem as portas com música ao vivo de DJs e a cidade ganha uma alegre atmosfera festiva. Uma dica de hospedagem é o Selina Pucón Hotel, que oferece opções de quartos compartilhados e privativos para até duas pessoas. Tem boa localização, spa e conta com um espaço de coworking, perfeito para os nômades digitais.

 

Publicado em: 17/07/2023
Atualizada em: 18/07/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Chile