América do Sul se destaca no prêmio World’s Best Wineyards 2023 – Voupranos

América do Sul se destaca no prêmio World’s Best Wineyards 2023

Os produtores de vinho da América do Sul devem estar orgulhosos com o anúncio do prêmio World’s Best Vineyards 2023, que seleciona as melhores vinícolas do mundo. Seis bodegas sulamericanas figuram entre as dez primeiras da lista, enquanto a Europa teve apenas 3 vinícolas entre as top 10. Em primeiro lugar venceu a Catena Zapata, em Mendoza, na Argentina, que ganhou excelência pela qualidade dos vinhos e experiência de enoturismo proporcionada aos visitantes. Duas outras vinícolas da região de Mendoza, a capital do vinho argentino, também foram escolhidas entre as dez primeiras da World’s Best Vineyards 2023.

Catena Zapata – Divulgação

Fundada em 1902 pelo visionário imigrante italiano Nicola Catena, a Catena Zapata ganhou status de centro de excelência na viticultura. Desde o início, Nicola defendeu a uva Malbec, mesmo quando sua popularidade estava em declínio em Bordeaux. Hoje, a Catena Zapata é considerada como Grand Crus do país, agora com reconhecimento mundial.

Catena Zapata – Divulgação

Nicolás, neto de Nicola, é um dos enólogos mais premiados da atualidade e foi responsável por elevar a vinificação argentina a patamares extraordinários. Atualmente, a propriedade é administrada por sua filha Laura, uma mulher com visão de vanguarda que criou o Catena Institute of Wine. Esse instituto desenvolveu o código de sustentabilidade da Argentina e colabora com as principais universidades do mundo para alcançar a excelência em seus próprios vinhedos e, de forma mais ampla, elevar os vinhos argentinos ao seu potencial máximo.

Restaurant Milla Vinicola – Divulgação

Graças às altitudes elevadas, a Catena Zapata produz vinhos de aromas florais e surpreendentemente claros. Além disso, a propriedade também produz excelentes Cabernet Sauvignon, Chardonnay e uma variedade de uvas autóctones, algumas cultivadas de forma natural.

Inspirada nos majestosos templos maias, a vinícola em forma de pirâmide é uma obra de arte e oferece três opções de passeios exclusivos que precisam ser reservados antecipadamente. O tour “Family is Everything” retrata o progresso enológico da família ao longo dos anos. Já a experiência “Blending Games” permite que você se torne um enólogo por um dia ao criar seu próprio blend; e o tour “Wine and Music” é uma sessão multi-sensorial que traz à vida os vinhos de maneiras inovadoras.

VIK – Divulgação

Outra vinícola sulamericana que se destacou foi a Vik, que ficou em terceiro lugar no World’s Best Vineyards 2023. Localizada no Vale Millahue, no Chile, a VIK é uma vinícola fundamentada na inovação e na ciência. Os proprietários Alex e Carrie Vik levaram dois anos procurando um lugar perfeito para produzir seus vinhos e, finalmente o encontraram no Vale do Cachapoal, conhecido pelos nativos Mapuche como o “lugar de ouro”.

Nesse momento, a preocupação imediata foi garantir que a produção de vinhos de alta qualidade não afetasse o ambiente natural intocado. Em parceria com o renomado arquiteto Similjan Radic, criaram uma vinícola de última geração que se integra perfeitamente ao ambiente selvagem ao seu redor. Além de suas práticas vitivinícolas sustentáveis, a VIK possui grande parte de seus 4.300 hectares como uma reserva natural de flora e fauna nativas. Com suas vinhas rodeadas pela majestosa cordilheira dos Andes, a vinícola em si é uma verdadeira obra-prima arquitetônica.

À medida que os hóspedes se aproximam da entrada subterrânea, caminham por uma calçada central cercada por um espelho d’água e uma instalação escultórica deslumbrante. Ao descerem para a adega, os visitantes são recebidos por uma sala de degustação repleta de obras de arte contemporânea.

E para tornar a experiência ainda mais completa, os hóspedes podem desfrutar de uma estadia na propriedade. O retiro no topo da colina oferece 22 suítes luxuosas, experiências gastronômicas excepcionais e diversas atividades. Os mais aventureiros podem cavalgar ou pedalar pelas vinhas, enquanto aqueles que preferem relaxar podem usufruir das aulas de ioga e dos tratamentos de spa. Cada estadia é completamente personalizável, refletindo o compromisso da VIK em criar não apenas vinhos excepcionais, mas também momentos verdadeiramente inesquecíveis de hospitalidade.

Veja a seguir a lista das dez melhores vinícolas do mundo segundo o World’s Best Vineyards 2023:

1 – Catena Zapata (Mendoza, Argentina)

2 – Bodega de Los Herederos del Marqués de Riscal (Rioja, Espanha)

3 – Vik (Vale do Cachapoal, Chile)

4 – Creation (Walker Bay, África do Sul)

5 – Chateau Smith Haut Lafite (Bordeaux, França)

6 – Bodega Gazón (Maldonado, Uruguai)

7 – Montes (Vale do Colchagua, Chile)

8 – Schloss Johannisbeg (Rheingau, Alemanha)

9 – Sallentein (Vale do Uco, Argentina)

10 – El Enemigo (Mendoza, Argentina)

 

Publicado em: 17/07/2023
Atualizada em: 18/07/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Veja também:

Argentina

background:#ea635a;