O que fazer em Buenos Aires – Voupranos

O que fazer em Buenos Aires

Ao planejar o que fazer em Buenos Aires, é importante seguir algumas dicas. Conhecer um pouco dos costumes da cidade, por exemplo, tende a tornar a experiência muito melhor.

A capital da argentina é o destino em que as pessoas que caminham freneticamente entre as lojas da Calle Florida. Do casal vestido a caráter que exibe passos de tango nas ruas estreitas de San Telmo. Do rapaz que ouve no smartphone um rock de Fito Páez enquanto lê um jornal debruçado sobre uma mesa de um café de Palermo. E do grupo de torcedores que entoa o hino do Boca Juniors, a caminho do estádio La Bombonera, em La Boca.

Veja algumas dicas para aproveitar melhor a viagem para Buenos Aires.

AdobeStock, ggfoto

Onde fica

Buenos Aires fica a três horas de voo de São Paulo e do Rio de Janeiro e a pouco mais de 1h30 de Porto Alegre (RS), o que permite conhecer a cidade num fim de semana prolongado.

Dá para montar numa boa roteiros de três dias para conhecer a cidade – embora, quanto mais fique por lá, melhor.

Quando ir

Ao contrário de outras cidades turísticas sul-americanas, Buenos Aires não apresenta uma divisão clara entre alta e baixa temporadas.

A capital pode ser aproveitada o ano todo, sem diferença de preço significativa, a não ser durante feriados.

Quem visita o lugar no inverno deve caprichar na mala: na estação mais fria do ano, as temperaturas oscilam entre 7 ºC e 12 ºC.

Transporte

A forma mais fácil de se locomover em Buenos Aires é usar os táxis, pintados nas cores amarelo e preto, ou motoristas de aplicativo. É uma opção economicamente viável para ir de um bairro a outro.

Há também ônibus e metrô. E prepare-se para caminhar bastante, pois é uma delícia andar pelos bairros da capital argentina.

Roteiro

Viver um pouco do dia a dia de Buenos Aires é caminhar pelos seus principais bairros, encarar uma parrillada, tomar uma cerveja Quilmes ou uma boa taça de vinho malbec e deliciar-se com um sorvete de dulce de leche.

Dos 50 bairros em que a capital da Argentina se divide, o centro, Puerto Madero, San Telmo, Recoleta, La Boca, Retiro e Palermo, traduzem fielmente todos os lados da cidade. E é neles que vale a pena focar o roteiro.

Cafés

O governo argentino criou uma comissão de proteção e promoção dos cafés, bares, bilhares e confeitarias notáveis de Buenos Aires, órgão que reconhece os estabelecimentos por sua importância cultural, social ou arquitetônica.

Cerca de 70 casas se orgulham de estampar na porta o selo Café Notable. Entrar em algum deles é certeza de que está em um dos locais mais importantes da capital argentina. A maioria dos cafés abre cedo para o café da manhã e só fecha no início da madrugada.

A melhor forma de sentir na pele o que representam para a cidade é aproveitar a hora do almoço, já que, além do café, todos servem pratos variados como massas, carnes, peixes e sanduíches. Sente-se e curta todo o movimento.

Parrilla

Não confunda, nunca, parrilla com parrillada. A parrilla é o churrasco como nós conhecemos, com cortes selecionados de carne feitos separadamente.

Já a parrillada é um prato específico que reúne uma grande mistura de carnes, algumas bem comuns e outras um tanto exóticas, que incluem miúdos e tripas. Se não estiver totalmente confiante em experimentar o que virá pela frente, melhor não se arriscar.

Cortes de carne

Uma vez na Argentina, saiba como fazer os pedidos nas famosas churrascarias do país:

– Asado de tira – costela cortada de forma horizontal
– Bife Ancho – ponta de contra-filé
– Bife de Chourizo – miolo do contra-filé
– Bife de tira – corte da picanha
– Colita de cuadril – maminha
– Cuadril – alcatra
– Lomo – filé-mignon
– Morcilla – chouriço
– Ojo de bife – corte redondo da ponta do contra-filé
– Vacio – fraldinha

Tango

O ritmo tradicional argentino surgiu no final do século 19 nas casas de prostituição do bairro de La Boca e hoje é uma das grandes atrações turísticas da cidade. As casas de show de tango lotam todas as noites com espetáculos grandiosos, feito exatamente para encher os olhos dos turistas.

AdobeStock, Fernando Pérez

Para muitos, ir a Buenos Aires e não assistir a um desses shows é algo inaceitável, mas há quem prefira algo um pouco mais real. Nesse caso, o melhor é partir para as milongas, pequenos salões onde muitos portenhos se reúnem para dançar.

Em alguns, há shows mais intimistas e até aulas de tango.

Esticada ao Uruguai

A cidade histórica de Colônia do Sacramento, no Uruguai, fica na outra margem do Rio da Prata, bem em frente à cidade de Buenos Aires. Fundada em 1680 e cheia de casas coloniais, é bem fácil ir até lá com os ferries da Buquebus, que partem em diversos horários todos os dias.

Em barcos rápidos, a travessia leva uma hora, então dá para ir e voltar no mesmo dia. Quem tiver mais tempo pode ir a Montevidéu – são 2h30 de viagem desde Buenos Aires nos barcos rápidos.

 

Publicado em: 18/10/2022
Atualizada em: 26/10/2022
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

VEJA TAMBÉM

Buenos Aires