Bariloche também vale muito a pena no verão – Voupranos

Bariloche também vale muito a pena no verão

Bariloche é um destino bastante conhecido dos brasileiros no inverno. Mas a cidade argentina reserva muitas outras surpresas no verão com diversas opções de passeios de ecoturismo. A paisagem nessa época muda radicalmente e ganha o colorido dos lagos emoldurados pelas montanhas do Parque Nacional Nahuel Huapi. Esses lagos de águas azuis, formados pelo degelo da neve da cordilheira, formam praias ideais para se refrescar durante o verão, como a Playa Bonita, Playa Bahia Serena, Playa Munoz, Playa Melipal e Playa Bahía López. Há ainda o Lago Guillelmo, de águas azuis e com tonalidade verde-esmeralda; o Lago Gutiérrez, conhecido como ‘lago verde’, com praias e cachoeiras; e o Lago Nahuel Huapi, com praias urbanas.

Foto: Divulgação Emprotur

Praias, montanhas, caminhadas e muita natureza
Além de nadar e curtir as praias, os visitantes podem fazer passeios de caiaque e de barco, que possibilitam vistas incríveis das montanhas. O mais tradicional é a navegação pelo Lago Nahuel Huapi. Os barcos partem de Porto Pañuelo e fazem uma viagem de uma hora até chegar à Ilha Victoria, que conta com diversas trilhas cortando bosques. Uma delas leva à praia de Toro com areia vulcânica, que contém as pinturas rupestres dos primeiros habitantes da região.

Foto: Divulgação Emprotur

Para quem gosta de emoções fortes a melhor opção é o rafting realizado pelos rios do Parque Nacional Nahuel Huapi. Durante o verão, o volume de água aumenta, formando corredeiras fortes que aumentam o nível de aventura do passeio. As excursões são feitas em balsas infláveis com capacidade para até 10 pessoas. Outra opção para os caçadores de emoção é o arvorismo, atividade praticada no Cerro Lopez. O circuito com 1,5 mil metros de extensão é um dos maiores da América do Sul. Existem também as escaladas em diferentes níveis de altura, com opções no Cerro Catedral, de 50 a 200 metros; no Cerro Ventana, de 15 a 30 metros; e também em Piedras Blancas, onde existem trajetos de até 60 metros.

Trekking ou cavalgada: escolha sua opção e divirta-se
Entre os passeios terrestres, a principal atividade é o trekking realizado pelos caminhos que cortam as montanhas e as belas paisagens dos arredores de Bariloche. Há percursos longos, de até vários dias, pelas partes altas do parque nacional, e outros mais curtos, que podem ser feitos até por famílias com crianças. Algumas das trilhas mais conhecidas são o Circuito Chico, o Cerro Tronador, o Refugio Frey e o Sendero dos Arrayanes.

Foto: Divulgação Emprotur

Há também cavalgadas, que proporcionam a contemplação da flora e fauna da região do norte da Patagônia. Um dos trajetos levam até a fronteira com o Chile, atravessando campos de estepe, onde é possível apreciar as belas paisagens da Cordilheira dos Andes, além de percorrer trilhas entre montanhas, atravessar vales, bosques e conhecer lagos, arroios e cachoeiras marcantes.

Foto: Divulgação Emprotur

Publicado em: 22/11/2022
Atualizada em: 27/01/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Bariloche