Metrô de Paris vai ganhar mais 200 km e 68 novas estações – Voupranos

Metrô de Paris vai ganhar mais 200 km e 68 novas estações

Com entradas deslumbrantes no estilo art nouveau, caminhos labirínticos e trens velozes que passam por baixo – e às vezes por cima – de algumas das ruas mais famosas do mundo, o sistema de transporte de metrô de Paris é uma verdadeira inspiração para filmes, romances e poesias. Porém, o metrô de Paris, construído nos anos 1900, e hoje transportando cerca de quatro milhões de passageiros diariamente, está lutando para atender às demandas modernas de locomoção, com suas instalações e infraestrutura envelhecidas gemendo sob o aumento da população da cidade.

Adobe Stock: Paris – Brenac

Mas a mudança está a caminho, e em grande escala. O metrô parisiense está prestes a receber a maior atualização em décadas com a chegada do Grand Paris Express, um novo sistema de 200 quilômetros que adicionará quatro linhas e 68 estações completamente novas à rede.

Essas linhas conectarão principalmente cidades suburbanas sem passar pela densamente povoada Paris, adicionando anéis externos a um mapa subterrâneo que, até então, era composto por apenas 14 linhas que se estendiam radialmente a partir do centro. Este é um empreendimento verdadeiramente épico. A construção das linhas, que começou em 2016, é o maior projeto de infraestrutura civil da Europa, de acordo com o governo francês. Naturalmente, devido à sua escala, o projeto tem sofrido com atrasos. Apenas a extensão da linha 14 para o Aeroporto de Orly deverá ser inaugurada antes das Olimpíadas de 2024. As demais linhas entrarão em operação gradativamente a partir do final de 2025, segundo site oficial do projeto.

Adobe Stock: Champs Elysees, Paris – Ioan Panaite

A França tem grandes expectativas para o Grand Paris Express, a fim de melhorar o transporte público interurbano e reduzir o uso de carros na região metropolitana de Paris. Diferente das linhas de metrô existentes, esse novo sistema contará com trens totalmente automatizados, dispensando a necessidade de contratar e treinar maquinistas, além de oferecer maior resistência a interrupções causadas por greves.

Paris foi uma das primeiras cidades do mundo a ter um sistema de metrô, inaugurando sua primeira linha em 1900 como parte dos preparativos para sediar os Jogos Olímpicos daquele ano. Desde então, o sistema tem se expandido rapidamente. Antes do Grand Paris Express, a rede já contava com 16 linhas de metrô no centro da cidade e cinco linhas de trem para os subúrbios vizinhos, totalizando 800 quilômetros.

Adobe Stock: Torre Eiffel, Paris – Tomas Marek

As novas linhas do Grand Paris Express, incluindo extensões nas linhas existentes, têm o objetivo de melhorar o transporte para os moradores da cidade.O secretário-geral da Associação Internacional de Transportes Públicos, Mohamed Mezghani, destaca que Paris está na vanguarda dos sistemas de transporte público urbano, juntamente com Tóquio, Moscou e Washington D.C., e busca reduzir o impacto ambiental ao incentivar o transporte interurbano.

Publicado em: 04/01/2024
Atualizada em: 04/01/2024
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Paris