Califórnia: descubra porque você precisa visitar
A Califórnia é um sonho, e não apenas americano. Viajantes do mundo inteiro costumam se render ao Estado Dourado, como ele é conhecido, graças ao vanguardismo de sua gente e, principalmente, às distintas belezas naturais ali reunidas. Antes de viajar, porém, vale a pena conhecer algumas dicas e detalhes da região.
Mesmo sob o cansaço das mais de 10 horas de voo que ligam São Paulo ou Rio de Janeiro a Los Angeles ou San Francisco, por exemplo, os olhos e a mente formulam rápida e nitidamente a primeira impressão que se tem da Califórnia: ali, não parece que você está nos Estados Unidos.
A colonização espanhola criou um cenário de casas de adobe e igrejas de paredes maciças e desiguais, mais compatível com uma ruela de Madri ou uma ladeira de Ouro Preto.
Se a aparência é europeia, porém, o coração é latino. Território mexicano até 1848, a região herdou a culinária picante e o clima ensolarado do vizinho como marcas sólidas. Além disso, é lar de um povo meio americano, meio cidadão do mundo, com cara de gringo e um jeito caloroso e acolhedor de receber quem chega de fora.
Em meio a tudo isso, as paisagens são estonteantes. Ao longo da Highway 1, a mítica estrada que segue o litoral do Pacífico, ligando a idealista San Francisco às lindas praias ao sul de Los Angeles, a flora selvagem multiplica-se infinitamente, montanhas vertiginosas enfileiram-se à beira-mar, leões-marinhos cochilam nas faixas de areia e as ondas lambem as pedras com violência.
Pode separar espaço na memória da câmera ou do smartphone, pois muitas fotos serão tiradas pelo caminho.
Cenários de cinema
Cenários dos sonhos e motivos estéticos não faltam, mas a Califórnia se distingue do restante dos Estados Unidos por muitas outras razões. Quem passa alguns dias por lá não demora, por exemplo, a notar que o estado parece pertencer à outra dimensão, muito mais preocupado com causas nobres.
Assim, preservação do meio ambiente, inclusão social e alimentação saudável tornam-se assuntos corriqueiros, discutidos em mesa de bar com fervor e entusiasmo, e colocados em prática depois que o álcool se dissipa.
Feiras de adoção de cachorros, mercados de alimentos sem agrotóxicos, abaixo-assinados por toda sorte de causas, campanhas de sustentabilidade… Mudar o mundo nessa terra à frente do presente é uma tarefa tão trivial quanto polir a prancha de surfe.
“Assim como se viaja para a Europa para ver de perto o passado, é preciso visitar a Califórnia para conhecer o futuro”, resumiu a escritora Alison Lurie ao tratar do destino. Esse espírito livre e engajado apresenta-se naturalmente em uma viagem pela adorável costa do Estado Dourado.
E, também, para quem segue rumo a alguns destinos do interior, onde as bandeiras e tribos californianas se multiplicam para encantar ainda mais quem chega de fora.
Quando ir
A partir de outubro, quando já é outono, as temperaturas altas do verão californiano começam a baixar, mas ainda é possível curtir o sol do Pacífico e aproveitar a época da vindima nos premiados vinhedos da região.
No litoral, o sol brilha mesmo no inverno, mas nesse período pode fazer bastante frio. A primavera também é um bom período para ver as paisagens das praias e dos parques nacionais, como o Yosemite.
Quando as temperaturas baixam, é hora de explorar as estações de esqui do estado, como as de Lake Tahoe e Mammoth Mountain.
Sacramento, a capital
Sacramento, a capital do estado, é uma bela surpresa. Ali está o California State Capitol, edifício que se parece com a Casa Branca, em Washington D.C., e pode ser acessado gratuitamente.
Durante o passeio, dá para ver os salões do Congresso e do Senado, estátuas imponentes, um hall com uma enorme bandeira americana (e outra da Califórnia, cujo símbolo é um urso) e as antigas salas do Tesouro.
Há ainda uma ala com quadros de ex-governadores, entre os quais se destaca o de Arnold Schwarzenegger. Pois é, o “exterminador do futuro” já está por lá e aparece todo pomposo na foto.
A partir do capitólio, uma linda avenida entremeada por um boulevard verde leva a outro cartão-postal de Sacramento, a Tower Bridge, ponte pintada de dourado (os locais adoram dizer que esta é a verdadeira Golden Gate da Califórnia, em referência à famosa ponte – vermelha – de San Francisco).
Ainda nas proximidades estão o excelente The Crocker Art Museum, com espaços dedicados tanto para arte moderna quanto histórica, e a K Street, rua repleta de lojas e restaurantes moderninhos, sobretudo os que ficam na altura da arena multiuso Golden 1 Center.
Atualizada em: 26/10/2022