O curioso parque das orquídeas selvagens em Portugal – Voupranos

O curioso parque das orquídeas selvagens em Portugal

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros em Portugal, guarda um tesouro escondido em suas entranhas. Este maciço calcário é um reino de diversão para os amantes da espeleologia, que podem explorar suas cavernas com formações impressionantes esculpidas pela ação da água e do tempo.

Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros – Divulgação

O parque, localizado na fronteira entre as províncias da Beira Litoral, do Ribatejo e de Estremadura, a cerca de 100 km de Lisboa, na região central de Portugal, é marcado por paisagens áridas, campos verdes com vegetação baixa e muitas formações rochosas. Apesar da aparência árida, a fauna é abundante, com destaque para as 18 espécies de morcegos que encontram refúgio nas grutas.

Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros – Divulgação – Luis Afonso

Além disso, o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros abriga uma incrível diversidade de orquídeas. Das 55 espécies de orquídeas selvagens existentes em Portugal, 27 delas são encontradas na região. A espécie Limodorum é uma das mais peculiares do e pode ser facilmente avistada por todo o parque. As orquídeas Limodorum florescem entre abril e maio. Com uma altura de até 50 cm e flores de coloração rosa, essas orquídeas podem não ser as mais vistosas, mas certamente são mestres na arte da sobrevivência. Para se alimentar, elas parasitam um fungo para obter todos os nutrientes que necessitam.

A região também é lar da maior e mais importante jazida de pegadas de dinossauros saurópodes do Jurássico médio, com pegadas de dimensões impressionantes. No setor conhecido como Pedreira do Galinha, as pegadas chegam a atingir 95 cm de comprimento por 70 cm de largura, o que dá ideia da dimensão dos maiores seres que alguma vez habitaram o planeta.

Para explorar toda essa riqueza natural, o Parque oferece 16 percursos pedestres, além da possibilidade de fazer passeios a cavalo. Ao longo do percurso pedestre da Fórnea, os visitantes podem observar diferentes tipos de vegetação relacionados com as alterações micro-climáticas e a natureza do solo, tais como: figueiras grandes (Ficus carica), loureiros (Laurus nobilis) e arbustos sempre-verdes (Arbutus unedo). Aqui pode também encontrar dois exemplos preciosos de uma árvore rara em Portugal: Montpellier Maple (Acer monspessulanus) com folhas verdes e amarelas de folhas largas, característica de uma vegetação mediterrânica.

 

 

Publicado em: 24/04/2024
Atualizada em: 24/04/2024
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Portugal