Cuba é escolhida destino Número 1 do mundo
Cuba venceu o prêmio Best of the Best Travelers’ Choice 2023, divulgado pelo site Trip Advisor. A escolha é feita por meio das avaliações deixadas pelos usuários do site nos últimos 12 meses e leva em conta as opiniões sobre atrações, passeios, hotéis e restaurantes do destino. O prêmio, segundo a Trip Advisor, sinaliza o alto nível de excelência em viagens para os destinos vencedores. Apesar da surpreendente vitória de Cuba, a maioria dos vencedores que figuram entre os dez primeiros da lista do prêmio estão localizados em países asiáticos. Veja quais são:
Cuba
Embora os cidadãos dos Estados Unidos enfrentem algumas barreiras para visitar Cuba, a ilha caribenha oferece oportunidades únicas de imersão cultural para visitantes de todo o mundo. Em sua capital, Havana, há uma rica mescla entre arquitetura do velho mundo e cultura contemporânea, enquanto a charmosa cidade de Trinidad exibe sua impressionante arquitetura colonial espanhola – reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Para além da visita às cidades, o Vale dos Engenhos de Açúcar é uma verdadeira joia, sendo o único lugar onde a antiga indústria açucareira de Cuba pode ser observada em seu esplendor. Com sua fascinante história, essa região é o cenário para uma cativante experiência cultural.
Hoi An, Vietnã
Situada na bela costa central do Vietnã, a cidade sempre foi refúgio para aventureiros e mochileiros, mas vem ganhando fama entre os turistas em geral. Em cada 14º dia do mês lunar, as luzes elétricas são substituídas por lanternas coloridas que dão vida e personalidade à cidade. Entre as inúmeras atrações, destacam-se a gloriosa Ponte Coberta Japonesa e o Templo Quan Cong, ambos irresistíveis para os amantes de história e cultura. Uma experiência única de presente aguarda aqueles que procuram por peças feitas sob medida pelas habilidosas mãos de alfaiates locais.
Ilhas Maurício
Maurício é um dos destinos mais icônicos da África para quem busca praias, Sua capital, Port Louis, é um porto movimentado com orla revitalizada e um mercado curioso com produtos locais. Apesar da cultura rica, com grande influência de indianos e chineses – hjá muitos templos espalhados pelas ilhas – a maioria dos visitantes busca refúgio nas áreas de resort, como a calma Trou-aux-Biches, a Mont Choisy ou a movimentada Flic en Flac, ideal para mergulhadores.
Seam Reap, Camboja
Os templos milenares e as ruínas majestosas de Angkor Wat, em Siem Reap, foi eleita em 2012 através de votação pela internet uma das 7 maravilhas do mundo. O complexo religioso é uma das construções mais grandiosas da Ásia. O Angkor Thom, cidade real do século XII, também é uma parada dos roteiros pela região. A Cambodian Cultural Village é ideal para aprender um pouco mais sobre a história nacional enquanto o Angkor Night Market é o lugar perfeito para os amantes de compras e gastronomia.
Chiang Mai, Tailândia
Há tanto para explorar em Chiang Mai, como o Museu Nacional e o Jardim Botânico. O centro da cidade abriga mais de 30 templos, cada um com sua história rica e antiga. Para os mais corajosos, a escalada de 300 degraus até Wat Phrathat Doi Suthep é uma experiência única que recompensará com vistas belíssimas e a oportunidade de visitar um templo budista ornamentado nas colinas.
Grand Cayman, Ilhas Cayman
É a maior ilha do arquipélago, que faz parte do território britânico, cuja capital é George Town. A ilha é dona de lindas praias e boa coleção de resorts à beira-mar. Em Stingray City, um banco de areia abençoado com águas calmas, as fascinantes arraias nadam ao seu lado. Grand Cayman rende tanto uma experiência exótica de mergulho ou momentos de relaxamento em suas praias.
Fes, Marrocos
A Universidade de Al-Karaouine, localizada em Fes el Bali, é a instituição universitária mais antiga do mundo, superando até mesmo Oxford e Sorbonne. A cidade murada de Fes el Bali, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, proporciona uma viagem no tempo até a época medieval. Ao visitar os antigos bairros labirínticos da Medina e os quatro impressionantes Portões de Fes, com seus icônicos azulejos marroquinos, o viajante é envolvido pela história e cultura desta enigmática cidade. Se optar por caminhar, vale desbravar as ruas estreitas e cheias de vida da cidade.
Baku, Azerbaijão
O centro histórico de Baku é um verdadeiro tesouro cultural e arquitetônico, que conta a tumultuada história dessa cidade portuária na Rota da Seda. Com sua influente indústria de petróleo e o domínio soviético, Baku tem sido um cenário para grandes mudanças ao longo dos séculos. A cidade velha de Baku é um labirinto fascinante de becos, mesquitas, edifícios históricos e fortificações medievais, incluindo o impressionante Palácio dos Shirvanshahs e a imponente Torre da Donzela, ambos considerados Patrimônio Mundial da UNESCO.
Kathmandu, Nepal
Repleta de locais históricos, templos antigos, santuários sagrados e aldeias fascinantes, a capital do Nepal é uma aula de história a céu aberto. Em Durbar Square, você pode desfrutar da presença de locais e animais que vivem em harmonia com os monumentos históricos. Já no movimentado bairro de Thamel, você pode se juntar aos caminhantes de montanha e se aventurar pelas trilhas incríveis da região.
Krakow, Polônia
O Castelo Wawel, a Praça Principal, a Igreja de Santa Maria e o Bairro Kazimierz são apenas algumas das atrações que tornaram Cracóvia um Patrimônio Mundial da UNESCO. Mas a cidade tem muito mais a oferecer: hoje, Cracóvia é conhecida como um centro europeu do patrimônio gastronômico, título que lhe foi concedido pela Academia Europeia de Gastronomia em 2019. Com cerca de 100 festivais e eventos internacionais a cada ano, a capital da Pequena Polônia também oferece uma vida cultural rica e diversificada.
Atualizada em: 01/06/2023