Festival Gastronômico de Pipa tem novidades em 2024 – Voupranos

Festival Gastronômico de Pipa tem novidades em 2024

O renomado Sabores da Pipa Festival Gastronômico está de volta. De 11 a 21 de abril, o evento celebra a culinária cosmopolita da badalada praia do Rio Grande do Norte, valorizando a criatividade e talento dos chefs e empreendedores locais. Com mais de 40 restaurantes participantes, o Festival incentiva a criação de versões exclusivas de entradas, pratos principais, drinks e sobremesas, comercializados a valores fixos para cada categoria, com preços girando em torno de 30% abaixo do tradicional. Para o turista é uma excelente oportunidade para conhecer Pipa e poder saborear pratos dos melhores restaurantes da vila, que é uma das mais famosas do Nordeste por sua boa gastronomia.

Sabores da Pipa – Divulgação

Um dos critérios do Festival em 2024 que deve ser adotado pelos restaurantes é o conceito de gastronomia KM 0. Expandindo-se mundialmente, ele se baseia na ideia de consumir alimentos produzidos localmente, reduzindo assim a emissão de carbono associada ao transporte de produtos alimentícios. Ao aplicar este conceito nas criações culinárias do festival, os chefs locais não apenas promovem a sustentabilidade ambiental, mas também valorizam a agricultura local e fortalecem os laços com a comunidade.

Barraca da Neide – Divulgação

O festival contará com Pontos do Sabor, onde os visitantes poderão degustar diversas criações gastronômicas, além de oficinas e workshops conduzidos por chefs locais. A novidade deste ano será a parceria com a Escola Agrícola de Jundiai – EAJ UFRN, que oferecerá oficinas e oportunidades para estudantes de gastronomia. Outra atração será a Arena Gastronômica Saberes e Sabores, que funcionará no último final de semana, com barracas de comidinhas, produtores locais e com a Ecofeira da Pipa, em espaço aberto ao público.

“O Sabores da Pipa vem para unir o empresariado, marcas, prestadores de serviços, colaboradores, agências de turismo, receptivos, enfim, todo o trade turístico em prol da consolidação da região como destino gastronômico de excelência”, afirmou a realizadora do evento, Adrianne Ciantelli.

Além disso, o Sabores da Pipa se tornará o primeiro evento de turismo gastronômico a contribuir para a candidatura de Tibau do Sul à Rede de Cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO. Ao aderir a essa rede, a cidade se compromete não apenas em compartilhar práticas gastronômicas, mas também em promover o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental de forma sustentável.

Tibau do Sul, onde está localizada Pipa, será a primeira cidade no Nordeste brasileiro a se candidatar nesta categoria, juntando-se a outras quatro cidades brasileiras já reconhecidas pela UNESCO: Belém/PA, Florianópolis/SC, Belo Horizonte/MG e Paraty/RJ.

 

 

Publicado em: 12/03/2024
Atualizada em: 12/03/2024
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Veja também:

Brasil