Viva a vida caiçara no turismo de base comunitária do litoral norte Paulista – Voupranos

Viva a vida caiçara no turismo de base comunitária do litoral norte Paulista

O turismo de base comunitária é uma importante ferramenta de valorização cultural e desenvolvimento econômico. E o Litoral Norte de São Paulo tem se destacado como referência nesse tipo de turismo impulsionado pela crescente demanda por viagens conscientes e sustentáveis. Composto por cinco cidades integrantes do Circuito Litoral Norte – Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba – a região conta com diversos destinos para quem pretende curtir as praias e, ao mesmo tempo, vivenciar a cultura caiçara de comunidades tradicionais.

Turismo de Ubatuba – Divulgação

Em Bertioga, por exemplo, destaca-se pela implementação do turismo comunitário em locais como a Vila da Mata, onde turistas podem participar de rodas de conversa, observação de aves e experiências culinárias locais. Já no Sítio São João, os visitantes são introduzidos à cultura das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), participando de trilhas educativas e ouvindo histórias locais. No Balneário Mogiano, por sua vez, oferece uma experiência única com a criação de abelhas sem ferrão e narrativas das tradições locais. “O Turismo de base comunitária vem crescendo muito em Bertioga, não só proporcionando aos turistas  uma rica experiência , mas também gerando ocupação e renda para as comunidades e dando dignidade aos que o produzem”, afirma o secretário de Turismo de Bertioga, Ney Carlos da Rocha.

Turismo de Ubatuba – Divulgação

Em Caraguatatuba, o turismo de base comunitária acontece na Fazenda de Mexilhão da Cocanha, a maior fazenda de mariscos do estado. O projeto permite aos visitantes compreender o processo de cultivo do mexilhão, práticas sustentáveis de maricultura e a importância da preservação ambiental e cultural do local. “É de extrema importância esse trabalho, primeiro porque fomenta por muitas vezes um turismo que muita gente não conhece. E também pelo fato de que ajuda muito na promoção do destino na baixa temporada, atraindo outros tipos de turistas”, comenta o Secretário de Turismo de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano.

Turismo de Ubatuba – Divulgação

Em Ilhabela, os visitantes podem vivenciar as práticas de pesca artesanal na Baía de Castelhanos, incluindo visitas ao cerco e oficinas de rede de pesca. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Harry Finger, o Turismo de Base Comunitária é uma forma de conhecer as raízes de Ilhabela e toda a beleza que rodeia a Baía de Castelhanos. Além da riqueza da experiência, esse é um tipo de turismo que pode ser feito durante o ano inteiro, porque não depende do sol e da praia, sendo a cultura caiçara o principal ponto de interesse.

São Sebastião, por sua vez, mergulha os visitantes na cultura caiçara por meio da Rota Caiçara em Boiçucanga, que engloba conversas com residentes sobre a história e os costumes locais, passeios de barco e experiências gastronômicas que destacam a culinária tradicional.

Além disso, na divisa de Bertioga com São Sebastião, na Praia de Boracéia, estão as Terras Indígenas do Rio Silveira, onde vivem cerca de 500 índios guaranis. A aldeia mantém viva sua cultura, com danças, músicas, culinária e artesanato típico.

Em Ubatuba, uma das atividades oferecidas é a Vivência Indígena na Aldeia Boa Vista, promovendo a interação direta com a cultura do povo Guarani Mbyá e incluindo atividades como trilhas, visitas à casa de reza, oficinas de arte e momentos de aprendizado sobre a história e os costumes do povo.

“A promoção do turismo de base comunitária na baixa temporada é fundamental para o desenvolvimento sustentável de destinos turísticos. Essa abordagem valoriza a cultura local, promove a inclusão social e econômica das comunidades, e contribui para a preservação do meio ambiente. Além disso, o turismo de base comunitária na baixa temporada ajuda a diversificar a oferta turística, reduzindo a sazonalidade e gerando benefícios econômicos mais equitativos ao longo do ano”, acrescenta o secretário do Turismo de Ubatuba, Luís Carlos da Silva Frade.

 

Publicado em: 27/03/2024
Atualizada em: 27/03/2024
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

São Paulo