Bem vindo a São Paulo – Voupranos

Bem vindo a São Paulo

São Paulo é a cidade que mais recebe visitantes no Brasil. Boa parte deles, porém, vem apenas para trabalhar ou participar de congressos, o chamado “turismo de negócios”. Mas é um grande engano presumir que essa supermetrópole, a 8ª maior do mundo, tenha vocação apenas para o trabalho. São Paulo é boêmia, culta, divertida e conta com um grande cardápio de atrações. A cidade tem mais museus do que Buenos Aires e mais restaurantes do que Madri. 

Em São Paulo, você pode ir a bons shows de música, visitar exposições de arte importantes e degustar a gastronomia do mais seleto grupo de restaurantes do país. Só não caia no clichê de pensar que São Paulo é uma selva de concreto. Só o parque do Ibirapuera tem mais de um milhão de metros quadrados de área verde. Sem falar no Parque Estadual da Cantareira, no Horto Florestal, no Jardim Botânico… Cosmopolita, São Paulo abriga imigrantes de todas as partes do mundo e incorpora cada cultura como se fosse sua. 

AdobeStock, f11photo

Você pode comer uma pizza em meio à italianada do Bixiga, passear entre japoneses e coreanos pelas ruas da Liberdade, pechinchar nas lojas árabes do Centro ou inebriar-se com o cheirinho de pão das padarias portuguesas.

Portanto, se você é um viajante a negócios tente esticar um par de dias para aproveitar um pouco o que São Paulo tem a oferecer. Se você é morador, basta olhar para a cidade com olhos de turista. Vai descobrir tantas coisas e lugares legais para se divertir que nem terá mais vontade de fugir da cidade no próximo feriadão

Para você começar a conhecer melhor a cidade, separamos os passeios e atrações mais buscadas e emblemáticas na famosa Avenida Paulista. É certamente a região de mais fácil acesso e que todos que passam por São Paulo tem de visitar. Famosa pelas manifestações políticas, pela festa da virada e pela histórica Corrida de São Silvestre.

Avenida Paulista

Maior símbolo de São Paulo, a Avenida Paulista foi inaugurada em dezembro de 1891, quando era endereço das mansões dos barões do café. A partir da década de 1940, vieram os arranha-céus. Você irá notar, durante o passeio, que não há postes ou fios elétricos à mostra nas calçadas, pois os cabos de energia são todos subterrâneos, o que só aumenta o charme e a fotogenia da avenida mais querida dos paulistanos.

AdobeStock, XM4THX

Conjunto Nacional na Paulista

Por dentro e por fora o Conjunto Nacional é um marco da Avenida Paulista. Exposições de arte dividem o espaço do piso térreo com cinemas, cafés e lojas. O prédio também abriga o Teatro Eva Hertz e uma conceituada casa de shows para quem curte blues, jazz e rock. Nos outros andares há lojas, escritórios, academia e até supermercado. É fácil de chegar: Avenida Paulista, 2.073. 

MASP

Fundado em 1947, o MASP (Museu de Arte de São Paulo) ostenta o maior acervo da América Latina, com cerca de 8 mil peças de arte ocidental, do século 4 a.C. até os dias de hoje. Entre as pinturas, encontram-se obras-primas de mestres como Van Gogh, Renoir, Rodin, Rafael, Picasso, Velázquez, Monet, Rembrandt, Delacroix e Cézanne.

A arte brasileira é representada por nomes do quilate de Portinari, Victor Brecheret e Anita Malfatti. Também há núcleos de arqueologia, gravuras, fotografias, esculturas, cerâmicas, tapeçarias, vestuário e design. Tantas preciosidades fizeram com que o MASP integrasse, em 2008, o cobiçado Clube dos 19, que congrega no mundo os museus cujas coleções são consideradas as mais representativas da arte europeia do século 19. 

AdobeStock, EMANUEL

SESC Avenida Paulista

Após uma reforma de quase sete anos, a unidade do Sesc na Avenida Paulista reabriu repaginada e cheia de atrações nas áreas de arte, corpo e tecnologia. Há também uma biblioteca com mais de 5 mil títulos, duas salas amplas para exposições e peças de teatro, e três andares dedicados a atividades esportivas, como academia e pilates.

Mas, se você prefere ficar na contemplação, relaxe em um dos terraços ou suba até o observatório localizado no 17º andar do edifício, que oferece uma vista 360 graus da cidade e da própria Paulista, desde o famoso cruzamento com a Rua da Consolação até a Praça Oswaldo Cruz. A entrada é gratuita e fica na Avenida Paulista, 119.

Domingo na Paulista

Todo domingo a Avenida Paulista se transforma numa espécie de parque de cimento. A avenida é fechada ao trânsito e todas as pistas ficam disponíveis para pedestres, ciclistas, corredores, artesãos e outros tipos de artistas de rua. É uma grande festa com todo tipo de tribo e pessoas. A aglomeração é muito maior perto da hora do almoço. É um passeio gratuito e uma forma de ver a Paulista diferente de seu modo tradicional, cheia de carros, ônibus e congestionamento. 

AdobeStock, willbrasil21

Compras e Restaurantes

O que não falta na Avenida Paulista e suas redondezas são boas lojas e restaurantes. São shoppings, galerias e lojas de rua espalhadas por toda sua extensão. Se você tiver em busca de itens mais sofisticados pode andar alguns quarteirões e ir a até famosa Rua Oscar Freire que tem boas grifes. Vale lembrar que Paulista é um reflexo do contraste de São Paulo em sua essência: você vai encontrar desde lugares para comer um simples, barato e bom pastel, até restaurantes luxuosos e bem caros. 

Japan House

Junto com Londres e Los Angeles, São Paulo foi uma das cidades escolhidas para abrigar a sede de uma “Japan House”. Localizada na Avenida Paulista a casa tem a missão de propagar e celebrar a cultura e arte Japonesa. São exposições, eventos e atrações que variam conforme o mês. A maioria dos eventos são gratuitos. Só a arquitetura da instalação já vale um passeio (pela fachada ou interior).

AdobeStock, napior

Centro Cultural Itaú

O Itaú Cultural, ou popularmente conhecido Centro Cultural Itaú, é um dos espaços de eventos e exposições da Av Paulista que merecem estar no radar dos turistas durante uma visita a cidade. Desde exposições mais tecnológicas até palestras e cursos sobre história, é possível encontrar de tudo entre as atrações do local. Antes de visitar consulte a agenda já que novidades são frequentes durante cada mês. Não abre de segunda-feira. 

Publicado em: 18/10/2022
Atualizada em: 26/10/2022
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

VEJA TAMBÉM

São Paulo