Restaurantes de Dubai eleitos pelo Guia Michelin 2023
Dubai não encanta os turistas somente pela arquitetura, praias, parques e passeios no deserto. A cidade também tem se destacado por sua fascinante cena gastronômica. Prova disso é a nova seleção de restaurantes da edição de 2023 anunciada recentemente no Atlantis, The Royal, resort luxuoso inaugurado este ano com um espetáculo extraordinário da cantora Beyoncé.
O Guia Michelin premiou 90 restaurantes, representativos de 23 culinárias diferentes em Dubai, desde a tradicional emirati até cozinhas contemporâneas assinadas por chefs renomados de diferentes partes do mundo. Entre os destaques estão novas adições, como o Trèsind Studio, honrado com duas estrelas Michelin por sua culinária indiana inovadora e original, além de três novos restaurantes reconhecidos com uma estrela Michelin.
O Avatāra, comandado pelo talentoso chef Rahul Rana, elevou a culinária vegetariana a um novo patamar, com pratos que apresentam combinações requintadas de sabores e texturas. O Dinner by Heston Blumenthal, localizado no primeiro andar do Atlantis, The Royal, oferece culinária autêntica britânica, assim como sua matriz, em Londres. Enquanto isso, o Moonrise, capitaneado pelo chef Solemann Haddad, une ingredientes do Oriente Médio com técnicas japonesas, resultando em uma mistura original, animadora e deliciosa.
Ademais, há 17 restaurantes escolhidos na categoria Bib Gourmand, que proporcionam uma experiência gourmet com ótima relação custo-benefício. Dos 14 estabelecimentos reconhecidos em 2022, todos mantiveram sua premiação, enquanto três novos foram adicionados à lista: 21 Grams, Bistrô com menu inspirado na culinária balcânica, 3Fils, que serve pratos asiáticos contemporâneos, e Aamara, de culinária indiana moderna.
Desde o ano de 2020, a prestigiada publicação Guia Michelin tem reconhecido a importância da sustentabilidade na gastronomia premiando restaurantes com a categoria Green Star. Na edição mais recente do Guia, dois novos estabelecimentos se destacaram por seus esforços em práticas sustentáveis. O primeiro é o restaurante Boca, especializado em culinária mediterrânea, que utiliza ingredientes locais, técnicas de gestão de resíduos e energia renovável em sua cozinha. Já o Teible, notabiliza por sua inventividade ao potencializar sabores com simplicidade, sazonalidade e uma abordagem inovadora em relação aos ingredientes utilizados.
Como um importante setor para o turismo em Dubai, a gastronomia tem ganhado cada vez mais relevância. A cidade recebeu, no primeiro trimestre de 2021, mais de 4,6 milhões de visitantes. Buscando manter a posição de destino número 1 do mundo pelo prêmio Tripadvisor® Travellers’ Choice Awards, o emirado busca se estabelecer como um dos principais destinos turísticos do planeta.
Atualizada em: 07/06/2023