Vizinha de Orlando, Tampa vai muito além do Busch Gardens – Voupranos

Vizinha de Orlando, Tampa vai muito além do Busch Gardens

Adobe Stock: Montanha-russa Cheetah Hunt do Busch Gardens – Peter

Montanhas-russas “adrenalizantes”. Para a maioria dos brasileiros que já foi ou pretende se jogar nos parques da vizinhança de Orlando, essa frase soa como um sinônimo de Tampa, onde fica o famoso parque temático Busch Gardens e suas atrações incríveis. Mas os arredores dessa cidade, na região conhecida como Tampa Bay, podem reservar outras emoções, tão boas quanto os loopings ou as quedas radicais de Iron Gwazi, Tigris, Cheetah Hunt, Falcon’s Fury e outras atrações famosas do complexo que pertence ao grupo SeaWorld Parks & Entertainment.

Por lá, você encontra praias de águas cristalinas e areias branquinhas, belas paisagens e uma porção de atrações culturais e de entretenimento para relaxar após a bateção de perna na terra do Mickey, que fica a apenas 1h30 de carro. As melhores cidadezinhas para curtir no pedaço são Saint Petersburg, Clearwater e Tarpon Springs. Todas elas arrancam muitos “uaus” do visitante e têm tudo para deixar sua visita à Flórida ainda mais especial.

Adobe Stock: Ichetucknee Springs State Park – Joanne Dale

Adobe Stock: Florida Panhandle, restaurante Margaritaville – Kristina Blokhin

Saint Petersburg

A Saint Petersburg abriga atrações como o Dali Museum, que atrai visitantes do mundo todo em torno de um dos acervos mais completos dedicados a Salvador Dalí (1904-1989), um dos expoentes da arte espanhola. A coleção reúne 96 pinturas a óleo, desenhos, gravuras, esculturas, fotos, manuscritos e um extenso arquivo de documentos. Todas essas obras pertenciam ao casal americano Reynolds e Eleanor Morse – amigos pessoais de Dalí e de sua mulher, Gala –, que as doaram a Saint Petersburg.

Uma curiosidade: Walt Disney também era muito amigo do artista espanhol. Se você é da noite, guarde as energias para um dos points da Central Avenue, endereço de diversos bares e boates. É lá que fica também o Saint Petersburg Pier, repleto de atrações. Se a noite é agitada, o mesmo, thanks, God, não se pode dizer das praias próximas de Saint Petersburg. A poucos minutos de carro da cidade estão algumas das faixas de areia mais bonitas dos Estados Unidos, como Saint Pete Beach e Fort DeSoto. Com águas tranquilas e cristalinas e areia branquinha e fina, Saint Pete sempre desponta nas listas das praias mais belas do país.

Adobe Stock: Píer de São Petersburgo, Tampa – Ali Safarov

Adobe Stock: São Petersburgo, Tampa – Mariakray

Clearwater

Em média, Clearwater tem o privilégio de contar com 361 dias de sol por ano. Ou seja, tem que dar muito azar para pegar chuva por lá. Os raios do astro rei, aliados à areia fina e branca e às águas cristalinas, fazem desse cantinho especialíssimo da Flórida uma das praias mais procuradas pelos americanos. Em pouco mais de 4 km de orla, Clearwater – que, de carro, fica a apenas 40 minutos de Saint Petersburg – oferece ótimos restaurantes e uma boa estrutura hoteleira. As atrações giram em torno da praia: curtir o sol estirado na areia, correr ou caminhar no calçadão, alugar um jet ski ou fazer um passeio de catamarã para ver golfinhos são algumas das opções.

Adobe Stock: Praia de Clearwater, Tampa – Gabriele Maltinti

Adobe Stock: Praia de Clearwater, Tampa – Tamas

Tarpon Springs

Vale a pena reservar um dia inteiro para conhecer Tarpon Springs, a meros 26 km de Clearwater. Além de passeios agradáveis e boa comida, essa pequena e simpática cidade de (veja só) ares gregos tem uma história muito
interessante. Com cerca de 20 mil habitantes, Tarpon Springs é a região com a maior concentração de descendentes gregos dos Estados Unidos. Isso porque, em 1905, os primeiros mergulhadores vindos do país europeu chegaram à

cidade para extrair esponjas do mar, já que eles dominavam a técnica de “capturar” esses organismos no Mediterrâneo. Durante anos, a extração e a comercialização de esponjas foi a principal atividade econômica local. E, mesmo com o declínio da atividade, no final da década de 1940 – uma maré de algas vermelhas invadiu esse pedaço do Golfo do México e quase dizimou os campos de esponjas –, ainda hoje tudo gira em torno do produto e da cultura grega.

Nessa toada, uma das atrações é o Sponge Diving Exhibition. A experiência consiste em um passeio de barco, no qual você confere de perto um mergulhador extrair as esponjas usando um rudimentar escafandro, da mesma maneira como era feita no começo dos anos de 1900. Os tours partem da Dodecanese Boulevard, rua estreita que é uma
reminiscência de uma vila grega à beira-mar. Por lá, a boa é caminhar até o The Sponge Exchange Shopping Village, vilinha com mais dezenas de lojas e restaurantes que vendem produtos gregos.

Aproveite para descansar, curtir um som ao vivo e levar algum suvenir da cidade, principalmente uma esponja do mar, ótima para usar no banho. Quando der fome, não tenha dúvida: vá ao Mykonos ou ao Louis Papas Market Cafe. Esses são os restaurantes gregos mais tradicionais da cidade, que oferecem deliciosos aperitivos e refeições fartas. Tarpon Springs, assim como as outras cidades ao redor da baía de Tampa, são surpreendentes. Destinos que, adicionados à visita a Orlando, vão enriquecer, diversificar e fazer de você um verdadeiro expert nas grandes, e deliciosas, atrações da Flórida.

Adobe Stock: Ichetucknee Springs State Park, Tampa – Joanne Dale

Adobe Stock: Exibição de esponjas naturais – Kristina Blokhin

Publicado em: 05/04/2024
Atualizada em: 05/04/2024
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Voupra