Viaje pela rota do Harry Potter
A saga de Harry Potter começa quando os aprendizes de bruxos embarcam no trem para Hogwarts, na inusitada plataforma 9 e ¾, deixando para trás o mundo dos “trouxas” e mergulhando em um universo mágico. Tudo bem que a plataforma é fictícia, mas, por conta do sucesso dos livros, filmes e games que trazem o bruxinho como protagonista, há uma placa de verdade indicando a passagem secreta na estação de King’s Cross, em Londres, na Inglaterra.
Para sorte dos fãs, muitas das locações da série de cinema baseada no best-seller de J. K. Rowling são reais, e há uma rota turística que destrincha cada uma delas no Reino Unido.
Londres
O início do trajeto costuma se dar em Londres, no Piccadilly Circus. Afinal, foi lá que Harry, Rony e Hermione fugiram para tomar um “café trouxa”, antes de serem atacados por Comensais da Morte, em Relíquias da Morte I (2011).
Outro cartão-postal londrino que aparece na saga é a Millennium Bridge, moderna construção para pedestres que cruza o Rio Tâmisa e liga o bairro de Bankside ao centro financeiro da cidade. É ela que desmorona – de mentirinha, ufa! – na cena inicial de Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009).
Leadenhall Market, um antigo mercado do século 14, é mais um point de Londres procurado pelos fãs da saga. Isso porque suas estreitas ruelas medievais viraram o claustrofóbico Beco Diagonal, onde Harry Potter foi às compras para adquirir a varinha mágica e seus primeiros apetrechos de bruxo em A Pedra Filosofal (2001), o primeiro filme da série.
Gloucester
Mas não é apenas a capital inglesa que aparece nos filmes do bruxinho. Gloucester, a 180 km de Londres, também está no roteiro. Afinal, os corredores em estilo gótico da catedral dessa cidade compõem boa parte das cenas internas na Escola de Bruxaria e Magia de Hogwarts.
Liverpool
Já a cidade de Liverpool cede os Túneis de Mersey para uma fuga de motos em Relíquias da Morte I.
Oxford
A belíssima sala de jantar de Hogwarts é outro lugar que pode ser visitado no mundo real. Tudo porque as cenas que a retratam foram filmadas na Faculdade Christ Church, em Oxford. A mesma edificação abriga a fantástica biblioteca dos bruxos, que usou como pano de fundo a Duke Humphrey’s Library, uma das salas de leitura mais antigas da Europa. Só não espere encontrar por lá livros cobertos de pó mágico.
Alnwick
Em Alnwick, na região norte da Inglaterra, o castelo homônimo serviu de cenário para emocionantes partidas de quadribol e diversas sequências de Hogwarts nos dois primeiros filmes de Harry Potter.
E o melhor de tudo é que, dessa cidade, é possível seguir para a Escócia a fim de visitar Highlands, cadeia montanhosa com paisagens sensacionais recorrentes na saga do intrépido aprendiz de feiticeiro. A pitoresca aldeia de Hogsmeade foi ambientada na região.
Cape Wrath, Arkaig e Steall Falls
Cape Wrath, ponto mais a noroeste da Grã-Bretanha, Lago Arkaig, a oeste da região montanhosa ocidental, e Steall Falls, imensa cachoeira em Glen Nevis (Escócia), são mais algumas das inspirações cenográficas de Rowling.
País de Gales
Se tiver fôlego, vale continuar seguindo o bruxo até o País de Gales. Lá, a praia de Freshwater West e a rota litorânea da costa de Pembrokeshire serviram de locação para o filme Relíquias da Morte I.
Suíte do Harry Potter em Edimburgo
Quem deseja mesmo imergir no mundo do bruxinho no Reino Unido pode se hospedar no Balmoral, um dos hotéis mais sofisticados de Edimburgo. Afinal, é lá que fica a J. K. Rowling Suite, a mais desejada do empreendimento.
Tudo isso porque foi lá que a escritora se hospedou por seis meses, do fim de 2006 ao início de 2007, de modo a encontrar a tranquilidade necessária e a inspiração para escrever o final de Harry Potter e as Relíquias da Morte, o último livro da saga.
A acomodação mudou de patamar desde então, sobretudo quando Rowling revelou que deixou uma surpresa. Trata-se de um recado lapidado na parte de trás de um busto do deus grego Hermes, que ainda hoje enfeita o quarto. A partir daí, o local passou a atrair fãs do mundo inteiro, que não se privam de pagar pequenas fortunas para passar uma noite ali.
Para aproveitar o boom, o hotel reformou a suíte, que hoje tem a porta roxa (que se destaca de todas as demais, brancas). Ali, há um quadro com os dizeres “JK Rowling terminou de escrever ‘Harry Potter e as Relíquias da Morte’ neste quarto de hotel (552), em 11 de janeiro de 2007″.
Ele está exposto próximo ao busto, hoje protegido por uma redoma de vidro e no qual mal dá para ver a peraltice de Rowling, já que o texto original lapidado vem se apagando com o tempo.
Reformada em 2017, a suíte ganhou diversas referências à escritora britânica e sua cria, como estantes vermelhas com enfeites de coruja, uma máquina de escrever antiga e uma edição especial de todos os livros de Harry Potter.
A escrivaninha em que as últimas linhas da saga foram escritas não está mais lá, mas o banheiro, por exemplo, manteve o acabamento em mármore Carrara, da mesma forma que Rowling encontrou em 2006. Parece até mágica.
CONVITE ESPECIAL
A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.
Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.
Endereço: Avenida Paulista, 1079 – São Paulo
O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.
Atualizada em: 22/02/2023