5 Vinícolas para conhecer perto de Montevidéu – Voupranos

5 Vinícolas para conhecer perto de Montevidéu

A apenas uma hora de carro de Montevidéu há diversas vinícolas abertas para visitação. A maioria delas é pequena e familiar. Algumas têm ares rurais, outras ostentam uma atmosfera de boutique. Todas garantem ótimas experiências para quem pretende mergulhar no universo do vinho uruguaio. Passear pelos parreirais, degustar vinhos especiais, conhecer as técnicas de produção e degustar a gastronomia harmonizada com as bebidas são algumas das atividades preferidas pelos amantes do enoturismo. Se você é um deles então conheça sete bodegas que valem a pena incluir no seu próximo roteiro de viagem pelo Uruguai.

Bouza – Divulgação

Carrau

A vinícola é administrada pela décima geração da família Carrau. Ali, jovens enólogos estão à disposição para quem deseja tirar dúvidas a respeito da bebida. Eles dão a chance de o visitante sentir o aroma forte da mescla de carvalho com vinho que emana diretamente do barril. A cave, dos anos 1800, com paredes de pedra e sede em estilo colonial, torna o passeio ainda mais especial. A Carrau fica a apenas 20 minutos do Centro de Montevidéu.

Carrau – Divulgação

Bouza

Quando os viajantes chegam à Bouza, alguns param para olhar os pavões pelos gramados, enquanto outros voltam a atenção para os carros antigos estacionados, fruto da paixão por restauração de Juan Bouza, enólogo da vinícola. Essa é uma das maiores bodegas do Uruguai e está tão acostumada com o turismo que oferece até transfer desde Montevidéu. Uma vez na região dá para fazer passeios guiados, degustação e provar os pratos bem elaborados servidos no restaurante local. Destaque para os cortes de carne, como baby beef e cordeiro.

Enoturismo Serrana – Divulgação

Marichal

O trunfo dessa vinícola familiar é manter o passado das quatro gerações que dão vida à sua história. A Marichal é de 1916 e foi fundada pelo avô de Juan Andrés Marichal, hoje o responsável junto com seu irmão de criar rosés e tannats premiados. É ali, entre máquinas de escrever, fotos antigas, bolsas e uma escrivaninha da época, que o visitante degusta os vinhos da casa.

Pizzorno – Divulgação

Spinoglio

Diego Spignolio e sua esposa, Alejandra, apresentam a casasede da vinícola e levam o visitante para uma caminhada pela imensa plantação verdejante. O passeio ao longo das fileiras é capaz de fazer desaparecer qualquer estresse. Depois, o tour passa por máquinas do século 19 e por uma cave imponente, a maior do Uruguai. Na degustação, em uma sala elegante, parmesão e outros queijos e empanadas de receita caseira feitas por Alejandra são postos à mesa junto aos vinhos. Uma delícia! Também há opção de um bom almoço à la carte no restaurante.

Spinoglio – Divulgação

Pizzorno

Comandada por Francisco Pizzorno, esta vinícola oferece vários atrativos para o visitante. Para começar, conta com um ótimo restaurante, que serve um menu com pratos bem elaborados e degustação de vinhos. O entrecôte da Pizzorno é uma das melhores pedidas. Quem vai à região ainda encontra uma loja e uma pousada, onde é possível pernoitar bem pertinho dos parreirais. Da capital até a bodega são cerca de 50 minutos de carro.

Publicado em: 12/02/2025
Atualizada em: 12/02/2025
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Veja também:

Uruguai