Um roteiro repleto de luxo em Londres – Voupranos

Um roteiro repleto de luxo em Londres

Financial District of London and the Tower Bridge

Winston Churchill, Isaac Newton, Alfred Hitchcock, Elton John e a princesa Diana têm algo mais em comum além do fato de serem personalidades expoentes da história britânica: todos eles passaram boa parte de suas vidas em St. James, Mayfair, Knightsbridge e Kensington, quatro dos bairros de alto luxo em Londres.

Situadas nos arredores do Palácio de Buckingham e de alguns dos outrora jardins reais – hoje transformados em parques, como o Green e o Hyde Park –, essas clássicas regiões concentram o que há de mais elegante na capital da Inglaterra. A lista inclui hotéis tradicionais, restaurantes estrelados, galerias de arte, bares que ditaram moda e vitrines desejadas, boa parte delas com produtos que detém a chancela Royal Warrant, o selo de qualidade concedido aos distintos fornecedores da realeza.

St. James

Durante anos, St. James, por exemplo, concentrou os clubes de cavalheiros mais nobres do Reino Unido. Antes de abrigar um hotel do mais alto gabarito o imponente edifício do St. James Hotel and Club teve suas salas ocupadas ao longo do século 20 por diplomatas que se reuniam frequentemente ali para definir os rumos da história. Churchill foi um dos membros honorários do clube, bem como artistas renomados, a exemplo de Ian Fleming (criador do mítico personagem James Bond), Michael Caine, Sean Connery, Peter Townshend e Liza Minelli, esta última na década de 1990, quando o clube já era acessível às mulheres.

Algumas das lojas mais chiques e tradicionais da cidade estão lá, como a Lock & Co. Hatters, que faz alguns dos chapéus das mulheres da realeza, a Turnbull & Asser, uma camisaria clássica, e a Floris, de perfumes.

Mayfair

A Fortnum & Mason é a porta de entrada de Mayfair. Trata-se da loja de departamentos mais antiga e luxuosa da Inglaterra, inaugurada em 1707 e onde se encontra o que há de mais tradicional em termos de alimentação e bebidas em Londres. Não à toa, ganhou o carimbo Royal Warrant da rainha Vitória.

Há chás e também muitos chocolates ali, embora os preferidos da realeza fiquem em outro endereço de Mayfair, a loja Charbonnel et Walker. Aberta em 1985, a chocolateria vende trufas, bombons e barras de dar água na boca.

A Charbonnel et Walker fica em uma acanhada galeria da Old Bond Street, rua que dá continuidade à Bond Street e reúne as grifes mais sofisticadas do planeta. Grifes como Cartier, Channel, Bvlgari, Louis Vuitton, Salvatore Ferragamo, Prada, Burberry e Rolex se exibem para homens e mulheres impecavelmente trajados, alguns deles executivos que caminham durante o horário de trabalho e outros bon vivants que chegam em Ferraris, Maseratis e Porsches, muitas vezes na companhia de personal shoppers.

Por falar em automóveis, o bairro de Mayfair também é pródigo em clássicos ingleses, já que concentra concessionárias de marcas como Bentley e Rolls-Royce. Ambas, inclusive, ficam próximas ao número 17 da Bruton Street, endereço em que a rainha Elizabeth II nasceu. A fachada da casa de seu pai, que ascendeu ao trono em 1936 como George VI depois da abdicação do irmão Eduardo VIII, é simples e tem apenas uma placa indicativa na cor preta.

Enquanto isso, as famosas blue plaques (placas azuis), que celebram pessoas e acontecimentos nas fachadas londrinas há 150 anos, se proliferam aos montes em Mayfair. As do compositor George Frideric Handel e do guitarrista Jimi Hendrix, por exemplo, ficam lado a lado na Brook Street, e é fácil imaginar os músicos, cada um à sua época, perambulado por trechos históricos do bairro, como o Shepherd Market.

Esse era o local que abrigava a feira que deu origem à região e que, entremeado por becos e ruas estreitas, concentra hoje pubs de alto nível, onde executivos se reúnem para o after hours.

Ver moças de terninho e rapazes engravatados nas ruas de Mayfair, por sinal, não é coincidência. O bairro abriga a sede de diversos bancos poderosos e também algumas embaixadas, como a dos Estados Unidos e a da Itália, que ficam entre as praças Berkeley e Grosvenor. Isso sem contar os redutos artísticos, como a prestigiada Royal Academy of Arts, e outros pontos comerciais sofisticados, a exemplo da Burlington Arcade, onde há boas joalherias e muita gente elegante.

Adobe Stock: Street scene in Mayfair, an upmarket area of Londons West End – William

Adobe Stock: London, Mayfair: a typically beautiful high street in upmarket area of the West End – William

Knightsbridge

Knightsbridge reúne alguns dos melhores restaurantes e hotéis de Londres, sem contar lojas de grifes desejadas. Movimentada, a região, célebre por ser a casa da famosa loja de departamentos Harrods, não tem o mesmo charme do vizinho Mayfair, mas foi escolhida como lar por algumas das melhores marcas do mundo.

Adobe Stock: The picturesque architecture in Knightsbridge district, London, England, UK – Marcorubino

Kensington

Knightsbridge é ladeado pelo Hyde Park, famosa área verde londrina que, em sua face oeste, abriga o belo Kensington Gardens. Conhecido pelo palácio homônimo que serviu de moradia pra a Princesa Diana, Kensington também empresta o nome a um dos bairros mais charmosos da cidade.

Embora central, a região se distingue pelas ruas largas e arborizadas, que revelam uma agradável atmosfera interiorana em meio ao vai e vem frenético de Londres. Um dos cartões-postais do pedaço é o Royal Albert Hall, a casa de shows mais badalada da capital inglesa. Quem fica nos bons hotéis dos arredores tem o privilégio de conseguir, com os concierges, reservas nos melhores lugares e visitas ao backstage.

Passear por Kensington é uma delícia. Ali, onde James Matthew Barrie se inspirou para escrever as histórias de Peter Pan e Churchill nasceu, está a Kensington Palace Gardens, segunda rua mais cara do mundo (atrás apenas da Pollock’s Path, em Hong Kong). Tranquila e arborizada, o local em que William e Kate vivem quando estão em Londres abriga ainda as casas de bilionários como o empresário indiano Lakshmi Mittal e o russo Roman Abramovich, dono do clube de futebol Chelsea. Embaixadas da França, Rússia e Japão também se concentram na rua.

Adobe Stock: An attractive street of luxury London townhouses in South Kensington – William

CONVITE ESPECIAL

A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.

Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.

Endereço: Avenida Paulista,  1079 – São Paulo

O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.

VEJA TAMBÉM:

O Voupranos possui a missão de ajudar o viajante brasileiro na hora de planejar sua próxima viagem e se informar sobre tudo que acontece de mais importante para o turista do Brasil.

Todos os artigos, notícias e dicas de viagem do Voupranos são preparados por especialistas em turismo, jornalistas e conta com a curadoria da Editora Europa. A atualização é diária e o portal já conta com centenas de páginas com informações dos principais destinos procurados pelo público brasileiro.

O site de notícias Voupranos tem a proposta de ser um portal leve, divertido e empolgante, com a ambição de se transformar em um dos maiores portais do Brasil, com o desejo de mais que informar, levar a alegria e diversão para todo o seu público.

Além dos artigos que funcionam como guias rápidos de cada destino, o portal traz diariamente novas notícias do mundo do turismo. Tudo com foco no viajante, que deseja planejar excelentes férias com o melhor investimento. Visite o Voupranos sempre que desejar explorar um mundo de novidades em muitos destinos.

portal Voupranos é um investimento ambicioso da agência de viagens Voupra, conhecida pelas grandes novidades que implementou no segmento de turismo nos últimos anos, e pelo forte comprometimento com seus clientes, inclusive sendo uma das raras agências com o certificado RA1000 do Reclame Aqui.

Publicado em: 10/02/2023
Atualizada em: 10/02/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Veja também:

Londres

Roteiro de 4 dias em Londres Londres

Roteiro de 4 dias em Londres

  • O Tâmisa serpenteando, o Palácio de Buckingham, o Big Ben, Hyde Park e a icônica Tower Bridge.
  • Com planejamento, é possível visitar as atrações mais icônicas da cidade.