Trem na Suíça: as melhores rotas panorâmicas – Voupranos

Trem na Suíça: as melhores rotas panorâmicas

A Suíça é o país com melhor sistema de trens da Europa, com 29 mil quilômetros de ferrovias, e viajar sobre os trilhos é a forma mais prática de conhecer o país. Entre os muitos roteiros disponíveis, os destaques são os trens panorâmicos, oferece aos viajantes uma chance única de apreciar paisagens deslumbrantes, das cidades mais encantadoras aos renomados resorts alpinos.

Travel Switzerland – Divulgação

A Travel Switzerland, companhia que coordenada o sistema de trens no país, oferece o Grand Train Tour of Switzerland. O roteiro faz uma espécie de 360o na Suíça e passa pelas cidades de Zurich, Zermatt, Lugano, St. Moritz, Interlaken, Lucerna, além de diversos vilarejos pelo caminho. Com o Swiss Travel Pass, os visitantes podem embarcar e desembarcar livremente em qualquer estação conforme o período de tempo contratado. O passe também oferece acesso a toda a rede de transportes públicos em 90 cidades e vilarejos, trens panorâmicos, mais de 500 museus e descontos em atrações de montanha.

Para quem deseja combinar paisagens alpinas e o clima mediterrâneo, as rotas “Glaciers & Palm Trees” são ideais. O trem Gotthard Panorama Express, por exemplo, leva os viajantes em primeira classe de São Gotardo até Lucerna, atravessando túneis circulares famosos. Este percurso pode ser combinado com um passeio de barco pelo Lago de Lucerna, oferecendo uma imersão no impressionante cenário montanhoso da Suíça central. Outra opção é o Bernina Express, que passa pelo viaduto Landwasser, a 65 metros de altura, e pela via férrea Albula-Bernina, Patrimônio Mundial da UNESCO.

Travel Switzerland – Divulgação

A rota conhecida como “Hidden Treasures” conecta o charme urbano de cidades como Zurique, Interlaken, Locarno e Lucerna às regiões pitorescas do país. A linha Luzern-Interlaken Express oferece um percurso de duas horas entre Lucerna e Interlaken, passando por lagos turquesa, paisagens alpinas e encostas íngremes.

Uma experiência memorável durante o ano todo é o BLS RegioExpress Löschberger, que atravessa o Viaduto Kander e as curvas em ferradura ao redor do Felsenburg, oferecendo vistas espetaculares do Vale do Ródano. Este é um circuito menos conhecido, mas imperdível.

Já o trem Golden Pass Express, que opera quatro vezes ao dia, leva os visitantes de Interlaken a Montreux, atravessando paisagens fascinantes que incluem a vila de Gstaad e a cidade de Château d’Oex, famosa por seus balões de ar quente.

As belas paisagens de lagos, rios e as Cataratas do Reno, a maior cachoeira da Europa, podem ser apreciadas no trem Voralpen-Express partindo de Lucerna, passando pela região montanhosa de Rothenthurmer, Rapperswil e o viaduto Sitter, até a histórica St. Gallen.

As rotas do Grand Train Tour of Switzerland oferecem acesso a montanhas famosas. Entre elas, Stanserhorn, com o teleférico CabriO, que tem teto aberto, e Titlis, com o primeiro teleférico aéreo giratório do mundo. Outras montanhas icônicas incluem Schilthorn, Pilatus e o Glacier 3000, que agora conta com novos restaurantes gourmet.

Publicado em: 18/06/2024
Atualizada em: 18/06/2024
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Suíça