Turismo de observação de baleias em São Sebastião ganha prêmio Braztoa de sustentabilidade – Voupranos

Turismo de observação de baleias em São Sebastião ganha prêmio Braztoa de sustentabilidade

A observação de baleias é um dos momentos mais emocionantes que um turista pode vivenciar ao explorar a vida marinha. É simplesmente irresistível se render à grandiosidade das jubartes, que passam pelo Litoral Norte de São Paulo entre maio e agosto em busca de águas mais quentes para se reproduzirem. E nesta temporada, a região teve um recorde de avistamentos: 740 baleias foram vistas somente no Canal de São Sebastião. Por conta desses avistamentos e pela promoção da conservação marinha e do turismo sustentável, a Secretaria Municipal de Turismo de São Sebastião foi premiada com o Prêmio Braztoa 2023 na categoria Gestão/Governança.

É simplesmente irresistível se render à grandiosidade das jubartes – Divulgação

A implementação bem-sucedida do turismo de observação de baleias em São Sebastião destacou não apenas o potencial econômico dessa atividade, mas também serviu como exemplo de como o turismo pode ser desenvolvido de forma responsável. É uma história de sucesso que começou em 2018, quando a cidade iniciou estudos e parcerias com o Instituto Baleia Jubarte e o Projeto Baleia à Vista, e desde então tem crescido em número de animais avistados.

Na temporada de 2023, a Secretaria de Turismo assinou um termo de cooperação com o Instituto Baleia Jubarte, que incluiu a criação de um espaço para educação ambiental e exposição sobre cetáceos, disponível durante todo o ano no Centro de Informações Turísticas do município. E para despertar o interesse dos turistas em retornar na próxima temporada de avistamento de baleias, foi inaugurada uma escultura de cauda de baleia de 4 metros de envergadura e 2,5 metros de altura em frente ao CIT.

Entrega do Prêmio Braztoa – Divulgação

Durante a temporada de avistamento de baleias, os turistas seguem todas as regras estabelecidas, saindo ao mar do centro de São Sebastião em embarcações cadastradas e com tripulação capacitada. A aproximação dos cetáceos é limitada a 100 metros, as embarcações devem permanecer por no máximo meia hora e o motor deve ficar em neutro. Além disso, os turistas recebem uma palestra do Projeto Baleia Jubarte para adquirir conhecimento sobre o assunto.

Além de contribuir para a conservação das baleias e do ecossistema marinho, a iniciativa envolveu diretamente mais de 100 pescadores, fortaleceu a conexão entre a comunidade e o ambiente marinho e impactou mais de 5.000 alunos por meio de visitas monitoradas, promovendo a conscientização sobre a importância da conservação marinha.

O turismo de observação de baleias trouxe receitas significativas para São Sebastião, gerando mais de 570 negócios e uma lista de espera com mais de 70 pessoas por dia para os passeios ao mar durante a temporada de avistamento. O reconhecimento com o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade reforçou o compromisso de São Sebastião com a conservação marinha e o desenvolvimento sustentável, transformando o turismo em uma força positiva para a comunidade e o meio ambiente.

O município conta com mais de 100 quilômetros de litoral no Litoral Norte de São Paulo, e atrai por sua variedade de belas praias, como Maresias, Juqueí, Camburí e Barra do Una. Além das belas praias e ilhas, a cidade oferece uma rica herança histórica, uma gastronomia deliciosa e uma agenda cultural diversificada ao longo do ano.

Publicado em: 29/11/2023
Atualizada em: 29/11/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Veja também:

São Paulo