Serra da Mantiqueira vai ganhar o Festival Gastronômico Sabores da Montanha – Voupranos

Serra da Mantiqueira vai ganhar o Festival Gastronômico Sabores da Montanha

Essa notícia é para quem aprecia os melhores sabores e pratos do Brasil. A Sabores da Montanha, associação de empresários do setor gastronômico da Serra da Mantiqueira, realizará entre os dias 2 de junho e 30 de julho de 2023, o 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha. Será o primeiro festival regional a reunir as cidades da Serra da Mantiqueira paulista e mineira, que nasce como o maior do segmento gastronômico do Brasil, com dois meses de duração. O festival pretende reunir os principais restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias e produtores artesanais de diversas cidades da região. Entre as cidades envolvidas do estado de São Paulo estão Campos do Jordão, Cunha, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier. No lado de Minas Gerais, participarão Andradas, Bueno Brandão, Cambuí, Caxambu, Córrego do Bom Jesus, Extrema, Gonçalves, Itajubá, Monte Verde, Pouso Alegre, Poços de Caldas, São Lourenço e São Thomé das Letras.

Gin Butterfly , da Destilaria Alquimistas da Serra, de São Francisco Xavier – SP – Divulgação – Foto de Mauro Orlando

Diferentemente dos festivais já existentes na região da Mantiqueira, que são realizados individualmente em algumas das cidades na baixa temporada com o objetivo de atrair turistas, o 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha está marcado para acontecer durante a temporada de inverno, quando a região recebe, em média, 3,5 milhões de turistas de diversas regiões do Brasil.

Para participar os restaurantes inscritos deverão criar um prato exclusivo para o Festival ou aproveitar algum já existente no cardápio. As cervejarias, cafeterias e docerias também poderão criar produtos específicos. Os pratos deverão ter um valor acessível e serão fixados pelos próprios restaurantes. Em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos (SP), o João de Barro Restaurante preparou um Risoto de Arroz Preto com funghi, que leva queijo de cabra, cogumelos frescos, parmesão tipo grana e azeite de trufas brancas. Segundo o proprietário, Mauro Orlando, a receita é preparada com insumos da própria região da Mantiqueira, como o queijo, que é produzido no próprio distrito; os cogumelos, provenientes de Santo Antônio do Pinhal (SP), e o parmesão, da cidade de Cachoeira de Minas (MG).

Kafija un Maize, que significa café e pão, em leto, do Quintal da Prosa Pousada Café, de São Francisco Xavier – SP – Divulgação – Foto de Gustavo Ceruks

Também de São Francisco Xavier, o Quintal da Prosa Pousada e Café, vai apresentar o Kafija un Maize, um tostex feito em pão de ervas frescas da própria horta, queijo meia cura produzido localmente, maçaricado, com tiras de “prosciutto crudo” e finalizado com mel local e lâminas de amêndoas tostadas. O Kafija un Maize é servido com uma xícara de café especial.

O Gin Butterfly também criou um drinque que certamente fará sucesso no festival. O Gin London Dry é produzido com zimbro, semente de coentro, raiz de angélica, cardamomo, noz moscada, pimenta rosa, pimenta jamaica, folha de amora, capim limão e casca de limão cravo. A bebida ainda é finalizada por infusão das delicadas pétalas da flor Clitorea ternatea, do próprio jardim da destilaria.

Risoto de Arroz Preto com funghi, do João de Barro Restaurante, de São Francisco Xavier – SP – Divulgação – Foto de Mauro Orlando

Publicado em: 17/02/2023
Atualizada em: 27/02/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

São Paulo