Os melhores mirantes para aproveitar a Serra da Bocaina – Voupranos

Os melhores mirantes para aproveitar a Serra da Bocaina

Adobe Stock: Serra da Bocaina, SP – Gary

O Parque Nacional da Serra da Bocaina guarda alguns dos pontos mais altos do estado de São Paulo, com mirantes de vistas impressionantes das montanhas paulistas, como o Morro Tira Chapéu e o Pico da Bacia. O município de São José do Barreiro (SP), a 300 km de São Paulo, é a porta de entrada para conhecer esses mirantes e as belezas da Serra da Bocaina.

O Morro Tira Chapéu é uma verdadeira joia das paisagens de São José do Barreiro. Com seus 2.088 metros de altitude, equivalente a oito prédios da One Tower (a maior torre da América Latina), ele proporciona uma visão de 360 graus que abrange toda a exuberância das florestas e dos picos imponentes da Serra da Bocaina. Os visitantes que se aventuram nesse ponto privilegiado podem se sentir imersos na serenidade da natureza enquanto contemplam espetaculares nasceres e pores do sol. Algumas agências turísticas até oferecem experiências sensoriais, como piqueniques ao ar livre e música ao vivo, para que os momentos sejam ainda mais especiais.

Crédito: Pico da Bacia, Serra da Bocaina, SP – Divulgação

Ao atingir o topo do Morro Tira Chapéu, os aventureiros têm a oportunidade de contemplar uma vista abrangente da serra. Os imponentes maciços de Marins, Serra Fina e Itatiaia formam uma visão majestosa à frente, enquanto a crista linear dos Pilões estende-se à esquerda e a Pedra Selada se destaca com seu contorno recortado à direita. Além disso, é possível avistar o oceano, com destaque para a impressionante coluna da Pedra do Frade e os sinuosos contornos do Quebra Cangalha.

O Pico da Bacia, por sua vez, é uma verdadeira preciosidade natural, localizado a apenas 10 km do Morro Tira Chapéu. Sua imponente elevação acima da paisagem circundante cria uma experiência visual única e memorável, permitindo que os visitantes testemunhem a pureza da natureza em sua forma mais original. Com seus impressionantes 2.095 metros de altitude, o Pico da Bacia é o ponto mais alto da região.

Adobe Stock: Serra da Bocaina, SP – Paulo

Do topo do Pico da Bacia, uma colina anterior esconde a visão da majestosa Serra da Mantiqueira, mas, em contrapartida, é possível apreciar a vista deslumbrante de São José do Barreiro e do Vale do Formoso. Além disso, o exuberante mar de colinas da Serra da Bocaina pode ser contemplado, com destaque para a incrível Pedra do Frade, que se destaca no paredão à beira-mar.

“Todo este espetáculo natural que a imensidão da Serra da Bocaina proporciona fica ainda melhor com a condução especializada. Nossa cidade tem empresas de agentes turísticos treinados e registrados no Cadastur. É este profissionalismo que garante segurança e a melhor experiência nas trilhas de aventura”, conclui Ana Paula Almeida, secretária de Turismo de São José do Barreiro.

A cidade é um destino indicado para quem busca escapar do ritmo frenético da vida urbana e se reconectar com a beleza e a serenidade da natureza. Os mirantes do Morro Tira Chapéu e do Pico da Bacia oferecem a oportunidade ideal para respirar ar puro, revitalizar o corpo, acalmar a mente e maravilhar-se com a grandiosidade do mundo natural.

Adobe Stock: Serra da Bocaina, SP – Yago

Publicado em: 25/10/2023
Atualizada em: 09/11/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

São Paulo