“O Mágico de Oz” e “O Rei Leão”: a Broadway em São Paulo – Voupranos

“O Mágico de Oz” e “O Rei Leão”: a Broadway em São Paulo

São Paulo está com duas superproduções musicais em cartaz na cidade: O Mágico de Oz, no Teatro Procópio Ferreira, e O Rei Leão, uma das peças de maior sucesso da Broadway que retorna ao Teatro Renault. Com figurinos espetaculares, cenários belíssimos e efeitos especiais, os dois musicais, encantam adultos e crianças.

Divulgação

O espetáculo “O Mágico de Oz” conta com mais de 30 talentosos atores em cena, acompanhados por deslumbrantes cenários e 150 figurinos incríveis. Esta superprodução promete mais de 50 efeitos especiais, criando uma experiência inesquecível de magia e encantamento.

A peça, que tem direção geral de Sandro Chaim, conta a história de Dorothy, uma garotinha que se perde no Mundo de Oz e precisa encontrar o Grande Mágico de Oz para conseguir voltar para casa. Com a ajuda da Bruxa do Norte, Dorothy inicia sua jornada em direção ao Castelo do Mágico, onde muitas surpresas a aguardam. Lá, ela conhece seus inseparáveis amigos: o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão, que a ajudam a alcançar seus objetivos.

“O Mágico de Oz” foi inspirado na obra literária de L. Frank Braum, lançada em 1900. Dos campos do Kansas à cidade das Esmeraldas, o público será transportado por mais de 40 cenários que se transformam ao longo do espetáculo. Com iluminação em fibra ótica e mais de 100 mil pontos de luz, o palco também conta com efeitos de pirotecnia, voos sobre a plateia e ilusionismo.

A atriz Danielle Winits interpreta a Bruxa Má. A escolha de Duda Pimenta, uma talentosa atriz negra, para interpretar Dorothy é um passo importante para a representatividade no teatro. A atriz Sienna Belle interpreta Glinda e Frederico Reuter faz o papel do Mágico. Os personagens icônicos, como o Espantalho, é interpretado por Ivan Parente; o Homem de Lata por Vinicius Loyola; e o Leão por Maurício Xavier.

Divulgação

O consagrado musical O Rei Leão, por sua vez, que conquistou recordes de prêmios e bilheteria na Broadway, voltou ao Brasil para uma nova temporada em 2023, no icônico Teatro Renault. Desde a sua estreia em 1997, o espetáculo tem sido um dos mais longevos da história dos musicais na Broadway. Com mais de 112 milhões de espectadores ao redor do mundo, o Rei Leão se consagrou como o musical mais lucrativo de todos os tempos.

A produção do espetáculo recebeu o prestigioso prêmio Tony de Melhor Figurino, que combina trajes de tribos africanas e asiáticas com influências da elegância da Inglaterra vitoriana. As máscaras, figurinos e objetos manipuláveis, inspirados em estátuas de madeira africanas e japonesas, são responsáveis por dar vida aos animais, sem que o elenco precise imitá-los, criando movimentos naturais e criativos.

Esse estilo único, definido pela diretora como “humanimais”, encanta e surpreende o público. Os fios e mecanismos que controlam os figurinos e cenários são visíveis para a plateia, lembrando marionetes em um teatro artesanal de bonecos, combinado com a grandiosidade de uma ópera.

A orquestra do espetáculo traz instrumentos de percussão típicos africanos, como conga, shekere e caxixi, adicionando uma atmosfera autêntica à trilha sonora. A primeira canção do espetáculo é cantada em Swahili, a língua sul-africana.

Inspirado no aclamado filme da Disney lançado em 1994, o Rei Leão conta a história de Simba e sua jornada de superação, que recebe a ajuda de personagens carismáticos, como o sábio Rafiki, o hilário Timão e o leal Pumba.

Serviço

O Mágico de Oz

O musical ficará em cartaz até o dia 24 de setembro no Teatro Procópio Ferreira (Rua Augusta, 2823), com sessões quintas e sextas às 20h, sábados e domingos às 15h30 e às 19h30.

O Rei Leão

Fica em cartaz até o início de 2024 no Teatro Renault (Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 511). Sessões quartas, quintas e sextas às 20h, sábados e domingos às 15h e às 20h.

 

Publicado em: 17/08/2023
Atualizada em: 17/08/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

São Paulo