Exposições imersivas de Frida Kahlo, Banksy e Michelangelo em São Paulo (SP) – Voupranos

Exposições imersivas de Frida Kahlo, Banksy e Michelangelo em São Paulo (SP)

Três exposições em cartaz até o final de abril trazem a São Paulo o universo de Frida Kahlo, Banksy e Michelangelo. As mostras imersivas, realizadas com projeções em grandes proporções, permitem ao visitante um mergulho nos grafites de ruas de Londres, nas pinturas Renascentistas e no colorido das telas de uma das maiores pintoras de todos os tempos.

Exposição sobre Michelangelo no MIS – Divulgação

O MIS Experience apresenta a exposição “Michelangelo: o Mestre da Capela Sistina”. Com mil metros quadrados divididos em 14 salas expositivas, a experiência traz, além da sala de imersão com projeções gigantes no teto e nas paredes, espaços dedicados à arquitetura, história e curiosidades sobre esse grande expoente do Renascimento. As projeções das pinturas do teto da Capela Sistina, que Michelangelo finalizou em 1512 no Vaticano, são o destaque da mostra, que também reúne manuscritos, esculturas e desenhos do artista italiano.

O shopping Eldorado, por sua vez, abriga a mostra “The Art of Banksy: Without Limits”, com algumas das melhores obras desse artista britânico,  considerado o rei do street art. Em 2010, a revista Time selecionou o grafiteiro para integrar sua lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, ao lado de Barack Obama, Steve Jobs e Lady Gaga. Sua obra já foi vendida por milhões de dólares. Banksy tem um estilo enigmático e poderoso, e com incrível capacidade de abordar temas políticos com poesia, energia e humor para penetrar no cerne da questão. A exposição traz cerca de 150 trabalhos entre originais, gravuras, fotos, litografias, esculturas e murais com grafites.

Sala de exposição sobre Frida Kahlo no Shopping Eldorado – Divulgação

Também no Shopping Eldorado, a mostra “Frida Kahlo – A Vida de um Ícone”, traça uma biografia imersiva que propõe uma jornada pela história de uma das artistas mais influentes de todos os tempos. A exposição, porém, não traz reproduções de pinturas de Frida, mas explora a biografia e os momentos mais relevantes da artista por meio de fotografias históricas, filmes originais e itens de colecionador, além de música original criada para reproduzir os momentos mais relevantes da vida da mexicana, que exprimiu em suas telas as dores de uma vida repleta de drama. Frida sofreu um grave acidente de ônibus aos 18 anos que deixou sequelas permanentes, incluindo o deslocamento de três vértebras que a obrigou a passar por inúmeras cirurgias e passou boa parte da vida acamada. O exemplo de perseverança e força de Frida Kahlo para superar adversidades virou um símbolo de feminismo que permanece atual.

Serviço:

“Michelangelo: o Mestre da Capela Sistina”

MIS Experience

Rua Cenno Sbrighi, 250, Barra Funda.

Terças às sextas e domingos, das 10h às 18h; sábados e feriados, das 10h às 19h

“The Art of Banksy: Without Limits” e “Frida Kahlo – A Vida de um Ícone”

Shopping Eldorado

Avenida Rebouças, 3.970, Pinheiros.

Segunda à sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 21h

Publicado em: 15/02/2023
Atualizada em: 17/02/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

São Paulo