Atrações para conhecer em São Paulo a partir do metrô – Voupranos

Atrações para conhecer em São Paulo a partir do metrô

Se aventurar em um roteiro turístico de metrô em São Paulo é uma decisão inteligente e criativa para quem deseja conhecer a cidade de maneira prática, segura e econômica. Com seis linhas e mais de 100 quilômetros de extensão, o metrô paulistano oferece uma oportunidade única de explorar os principais pontos da capital, incluindo o centro histórico, a icônica Avenida Paulista e o Parque do Ibirapuera, entre outras atrações que surpreendem seus visitantes. Conheça 10 lugares da cidade para visitar em São Paulo usando o metrô como transporte.

Bairro da Liberdade
O bairro, na região central da cidade, abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão. A região é uma verdadeira integração de arquitetura, cultura e gastronomia tradicionais. Alguns dos destaques incluem o Museu Histórico da Imigração Japonesa, a Feira de Liberdade, o Jardim Oriental, o Viaduto Cidade de Osaka e o Templo Busshinji. Além disso, os autênticos restaurantes, cafés e empórios oferecem pratos da culinária asiática e produtos importados do Japão, China, Coréia e Tailândia. Estação de metrô mais próxima: Japão-Liberdade (Linha 1-Azul).

Tales Azzi – Editora Europa

Sampa Sky

O Sampa Sky, espaço localizado no 42º andar do Mirante do Vale, prédio mais alto da capital paulista, é um mirante com piso e paredes de vidro que se estende para fora da fachada do edifício, onde o visitante tem a sensação de flutuar sobre a cidade e pode conhecer novas vistas e horizontes. O ponto turístico tem espaço total de 700 metros quadrados e capacidade para receber até 400 pessoas simultaneamente. São dois decks de vidro retráteis: um voltado para a face sul (vista do Vale do Anhangabaú sobre o Viaduto Santa Ifigênia) e outro para a zona leste (sobre a Av. Prestes Maia). Estação de metrô mais próxima: São Bento (Linha 1-Azul)

Tales Azzi – Editora Europa

Japan House

A Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas no mundo, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. A instituição promove exposições e eventos que destacam arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte japonesas. Lá dentro há um restaurante japonês e uma cafeteria que vende doces tradicionais do Japão. Estação de metrô mais próxima: Brigadeiro (Linha 2-Verde)

Pinacoteca

Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais. Em março, inaugurou também a Pina Contemporânea. Integrado aos edifícios já existentes, a Pina Luz e a Pina Estação, o terceiro prédio consagra o museu como o segundo maior da América Latina, com um total de 22.041 m². Estação de metrô mais próxima: Luz (Linha 1-Azul/ 4–Amarela)

Tales Azzi – Editora Europa

Museu da Imigração

O museu está no edifício da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás – patrimônio público e importante ícone da história do estado e da cidade de São Paulo. O lugar promove uma reflexão sobre o processo migratório a partir da história das 2,5 milhões de pessoas, de mais de 70 nacionalidades, que passaram pelo prédio entre os anos de 1887 e 1978. Além da exposição fixa, o Museu da Imigração realiza programação cultural que inclui uma série de atividades para diversos tipos de público, assim como a tradicional Festa do Imigrante. Estação de metrô mais próxima: Bresser Mooca (Linha 3-Vermelha)

Casa Modernista

De autoria do arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik, construída em 1928, a Casa Modernista é considerada a primeira obra de arquitetura moderna do Brasil. A construção causou grande impacto por não possuir o excesso de ornamentos comuns à época e marca o momento de transição das formas clássicas ao estilo moderno. Aberta visitação desde 2008, a casa oferece atividades e serviços educativos aos seus visitantes. Estação de metrô mais próxima: Santa Cruz (Linha 1-Azul/ 5–Lilás)

Centro Cultural Banco do Brasil

O CCBB está em um icônico prédio de 1901, no centro histórico de São Paulo. Ali, além de admirar a arquitetura do edifício, é possível conferir exposições temporárias de arte e cultura. Além disso, há palestras e debates, sessões de cinema, apresentações musicais, de dança e teatro com entrada franca ou a preços simbólicos. Estação de metrô mais próxima: São Bento (Linha 1-Azul)

Parque da Juventude

O Parque da Juventude foi construído para substituir o antigo Complexo Penitenciário Carandiru e deu um novo ar para a paisagem da zona norte de São Paulo. Com uma ampla área verde, instalações para práticas de esporte com 35 mil metros quadrados, áreas de lazer e entretenimento para pessoas de todas as idades, espaço pet e área para shows e eventos. O parque ainda abriga a Biblioteca de São Paulo, com mais de 35 mil títulos. Estação de metrô mais próxima: Carandiru (Linha 1-Azul)

Tales Azzi – Editora Europa

Beco do Batman

O bairro da Vila Madalena é um dos mais populares entre moradores e visitantes de São Paulo que buscam a badalação de bares, restaurantes e bistrôs. Além disso, o lugar também abriga o famoso Beco do Batman, uma alegre galeria ao ar livre com diversos grafites e murais coloridos. O local atrai não só os amantes de arte urbana, como também fotógrafos e turistas em busca do registro de sua passagem pela capital paulista. Estação de metrô mais próxima: Vila Madalena (Linha 2-Verde)

Farol Santander

O Farol Santander fica no edifício Altino Arantes e é uma emblemática atração turística na região central de São Paulo. Com 70 anos, o edifício de 162 metros, que por um longo período foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul, é um ponto de referência para visitantes e turistas. O centro de cultura, lazer, gastronomia e empreendedorismo reúne exposições, mirantes e espaços gastronômicos, entre outros. O Farol Santander está dividido em quatro grupos de andares: Memória, Experiências, Exposições e Gastronomia. Estação de metrô mais próxima: São Bento (Linha 1-Azul)

Publicado em: 12/05/2023
Atualizada em: 15/05/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

São Paulo