As atrações do Farol Santander, um ícone de SP – Voupranos

As atrações do Farol Santander, um ícone de SP

O Farol Santander São Paulo é ícone de São Paulo (SP). Com bares, mirante, museu e exposições, o histórico edifício atrai turistas de todo o país e visitantes de diversas partes do mundo. Em julho, apresentará duas exposições: “Virada Sônica: a escalada do som na arte contemporânea”, inaugurada em 05/07, e “Iuri Sarmento – Suíte Barroca”, em 19/07. Além disso, a mostra “Colecionismo: o belo, o raro, o único” permanece em cartaz até 14 de julho, enquanto “As Fantásticas Fábulas de La Fontaine”, ideal para o público infantil, estará disponível até 08 de setembro de 2024.

Farol Santander – Divulgação

Além das exposições rotativas, as atrações permanentes do Farol Santander São Paulo são um destaque especial em julho. A visita começa no Hall do térreo, onde os visitantes são recebidos por um impressionante lustre de 13 metros de altura e mais de 1,5 tonelada. O espaço também conta com o aconchegante Café do Hall e a Loja da Cidade, que vende produtos oficiais e licenciados. Neste mês, a loja terá uma nova coleção de semijoias, incluindo pingentes e berloques em formato do edifício icônico.

Farol Santander – Divulgação

No Espaço Memória, localizado no 2º, 3º e 5º andares, os visitantes têm a oportunidade de explorar a história do prédio, da atividade bancária e da cidade de São Paulo. Esses pavimentos preservam o mobiliário original, criado pelo Liceu de Artes e Ofícios, que está exposto nas salas de reuniões, diretoria e presidência, com uma ambientação sonora que remonta ao funcionamento do antigo Banco do Estado de São Paulo.

Farol Santander – Divulgação

No 4º andar, encontra-se a obra exclusiva do renomado artista brasileiro Vik Muniz, intitulada “Vista 360°”, feita com sucatas da reforma do próprio edifício e entregue na abertura do Farol Santander São Paulo, em 2018. Outro diferencial do Farol Santander São Paulo é a Pista do 21 por Rajas Skatepark, com instrutores homologados pela Federação Paulista da modalidade indoor. A pista de skate pode ser reservada para livre circuito de até sete skatistas por bateria e oferece agendamento de aulas.

Gastronomia

Bar do Cofre SubAstor – No subsolo do edifício, onde antes funcionava o cofre do banco, está localizado o Bar do Cofre por SubAstor. O ambiente do bar mistura elementos históricos com toques contemporâneos no design e mobiliário, oferecendo uma variedade de coquetéis especiais e aperitivos. Neste mês, o Bar lança uma nova carta de drinks, inspirada no tema Biomas do Brasil.

Farol Santander – Divulgação

Café do Mirante – Ao chegar ao 26° andar, os visitantes podem desfrutar do Mirante do 26, onde há uma cafeteria especial comandada por Mario Azevedo Gastronomia. Além de oferecer uma das vistas mais famosas de São Paulo, o local contará com uma sorveteria aberta todos os dias durante a temporada de férias, com os sorvetes Bad Bear. Entre as opções está o Bear’s Head, um waffle no formato de urso de pelúcia, recheado com sorvete cremoso e finalizado com caldas, servido em um pequeno copo.

Boteco do 28 – Destaque entre as opções gastronômicas, o Boteco do 28 por Bar da Cidade oferece um menu inspirado na culinária da antiga Paulistânia, fruto da união entre ingredientes e costumes indígenas e portugueses. Neste mês, o cardápio contará com um prato especial para as férias: risoto de canjiquinha com ragu de músculo. Entre os pratos propostos no cardápio estão petiscos como torresmo, bolinho de arroz, bolinho de feijoada, bolovo (ovo cozido envolto em carne moída, empanado e frito), bolinho de costela, pastel, coxinha, somados a Farofa de Içá + Dose de Cachaça Mato Dentro.

Farol Santander – Divulgação

Cozinha do 31 – A Cozinha do 31 por Accademia Gastronomica oferece uma agenda semanal repleta de cursos e aulas de gastronomia ministrados por chefs renomados. Entre as programações para o mês de julho estão Oficina de Massas Frescas, Revolução Francesa: Almoço Clássico Francês, Sabores do Brasil: Almoço Baiano, Happy Hour Nas Alturas: Tapas e Sangria, Menu de Inverno. Neste último, os integrantes vão aprender com o chef Giuseppe um menu desenhado especialmente para ensinar os alunos a preparar na prática alguns pratos quentinhos e ricos em sabor e aroma que vão aquecer o corpo e encantar o paladar.

Exposições em julho

Duas grandes e inéditas exposições serão abertas pelo Farol Santander São Paulo durante o mês de julho. A partir de 05 de julho (sexta-feira), os visitantes poderão conhecer a mostra coletiva inédita “Virada Sônica: a escalada do som na arte contemporânea”, sob curadoria de Chico Dub, que destaca o papel central do som e da música na arte contemporânea. Divididos nas galerias dos 24º e 23º andares, são mais de 20 artistas, incluindo nomes nacionais e internacionais, como: Walter Smetak, John Cage, Yoko Ono, Christine Sun Kim, Vivian Caccuri e Tiganá Santana, entre outros.

Farol Santander – Divulgação

Já a partir de 19 de julho, o público poderá visitar a mostra inédita “Iuri Sarmento – Suíte Barroca”, com curadoria de Denise Mattar, que ocupará a galeria do 19º andar. A exposição apresenta obras que conectam elementos do universo barroco de forma contemporânea, incluindo pinturas e objetos produzidos na década de 1990 até a atualidade. Sem divisão em núcleos, a mostra destaca pesquisas afins como rendas sutis, composições com pratos antigos, e a recomposição de azulejos e porcelanas. Serão exibidas ainda 35 pequenas pinturas formando um multicolorido painel detalhado, além de releituras de Sarmento para trabalhos de artistas como Di Cavalcanti e Debret.

Ainda na esteira das exposições, a mostra “As Fantásticas Fábulas de La Fontaine”, no 22º andar, aborda o legado do escritor francês Jean de La Fontaine (1621-1695), e traz uma jornada imersiva inspirada em suas fábulas, transformando essas histórias em narrativas próprias, adaptando-as ao contexto cultural e social dos tempos atuais. Entre os destaques estão as fábulas “A Lebre e a Tartaruga”, com uma simulação interativa da corrida, e “A Cigarra e a Formiga”, em que a perspectiva invertida faz as pessoas parecerem pequenas em relação ao cenário. A exposição estará em vigência até 08 de setembro de 2024.

Até o dia 14 de julho permanece em cartaz a exposição “Colecionismo: o belo, o raro, o único”, com curadoria de Carlos Faggin e Diana Malzoni, abordando a prática e o conceito milenar de colecionar, exibindo mais de mil objetos diversos, provenientes de colecionadores particulares e instituições. Dentre os itens expostos, estão óculos diversos, incluindo de personalidades como Rita Lee e Jô Soares, cartões postais, maquetes, xícaras bigodeiras, bonecos da saga Star Wars, bicicletas e máquinas de escrever.

 

Publicado em: 02/07/2024
Atualizada em: 02/07/2024
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

São Paulo