San Antonio é a cidade mais TEX-MEX dos EUA

Adobe Stock: Riverwalk, San Antonio, EUA – F11photo
Basta dar uma volta pelas atrações de San Antonio para perceber que ela é diferente de todas as outras cidades americanas. Para começar, as pessoas não vestem-se com jeans e camiseta. Em vez disso, preferem chapéu de cowboy e botinas de cano alto. Não raro, você ainda encontra alguém com o bolo tie no pescoço, a tradicional gravata de tira de couro usada por pistoleiros de filmes de faroeste.
Nos restaurantes, os garçons recebem os fregueses, quase sempre, com um simpático bienvenido. Aliás, quase todo mundo na cidade do Texas deixa o inglês de lado para falar em espanhol, sobretudo quando encontra um estrangeiro.

Adobe Stock: Riverwalk, San Antonio, EUA – F11photo
Nessa toada, você pede um breakfast típico, e o que vem à mesa é um prato feito de feijão com ovos, bife e pimenta-jalapenha. A sensação é que você atravessou a fronteira para o México e não percebeu. Mas San Antonio é assim mesmo: uma curiosa mistura de mundo latino com velho oeste americano em proporções tão equilibradas quanto um hambúrguer com guacamole. E dos muito bem feitos.

Adobe Stock: Nachos, San Antonio, EUA – Matt Pierce
Riverwalk
A principal atração de San Antonio é o Riverwalk, calçadão na margem do Rio San Antonio, na região central, que fica abaixo do nível das ruas. A administração da cidade garante que existem 10 mil vagas para quem quer estacionar na região, descer e curtir o belo passeio. Sugestão: comece pelo tour fluvial “Go Rio”, que percorre 2,4 km em 35
minutos e mostra por que San Antonio foi batizada, nos anos 1930, de “Veneza da América”.

Adobe Stock: San Antonio, EUA – Roger Gray
A embarcação desliza pelas águas enquanto o guia oferece explicações aos passageiros que se acomodam numa configuração de assentos que parece uma sala de visita. Uma delícia! Vale a pena também caminhar pelo convidativo calçadão bolado pelo jovem arquiteto Robert Hugman, em 1929. Canalizar o rio foi uma necessidade.
Em setembro de 1921, uma enchente cobriu as ruas de San Antonio, matou gente e causou um prejuízo de US$ 5 milhões. Já o calçadão do Riverwalk ganhou corpo em 1941, quando foram inaugurados os primeiros 5 km de passeios com belo paisagismo e as 31 escadas de acesso, todas lindas e diferentes entre si, oferecendo diversas alternativas para fotos de casais românticos em buscam de diversidade de ângulos.

Adobe Stock: San Antonio, EUA – Roger Gray
Tex-mex
Não faltam belas paisagens ao Riverwalk, razão da sua escolha para locações de filmes como Miss Simpatia, com Sandra Bullock, e Pequenos Espiões, com Antonio Banderas. O viajante também escolhe o cenário predileto para admirá-lo dos pátios externos de restaurantes grifados e diversos outros endereços especializados em gastronomia tex-mex.

Adobe Stock: Quesadilla, comida TEX-MEX, San Antonio, EUA – FomaA
Aliás, pouca gente sabe, mas esse termo surgiu em San Antonio nos anos 1970 e passou a ser usado para reconhecer a mudança da alimentação incorporada à cultura local. Se antes a comida mexicana tinha como base o milho (com o qual se faz as tortillas), o feijão e o chilli (pimenta vermelha), foram acrescidos sabores americanos, como a carne, o queijo cheddar, e pronto: os pratos tex-mex chegaram à mesa e conquistaram o mundo.

Adobe Stock: Comida Mexicana, Bit24
Terra de cowboy
Já a cultura western presente em San Antonio tem sua maior representação no The Buckhorn Saloon & Museum, de 1881. Era o antigo bar dos cowboys da cidade. O dono Albert Friedrich recebia dos clientes endividados galhadas de animais para pagar as “biritas”, começando a coleção exibida ainda hoje. O saloon com pé-direito alto atrai 150 mil
visitantes por ano para comer e beber, que, hoje, pagam a conta em dólar ou cartão de crédito – chifres não são mais aceitos.

Adobe Stock: Vintage Saloon Bar, San Antonio, EUA – Nataliya
No andar superior do Buckhorn há um curioso museu, o Texas Ranger Museum, com armas e objetos de agentes de justiça do velho oeste. Outro espaço que o fará lembrar dos filmes de John Wayne é o Briscoe Western Art Museum, que celebra a arte, a história e a herança do faroeste americano num espaço muito acolhedor. Tem a réplica da diligência de correio da Wells Fargo, a espada do general Santa Anna, pinturas e até esculturas retratando cowboys e índios.

Adobe Stock: Texas Ranger Hall of Fame, San Antonio, EUA – Chapin31
San Antonio Museum of Art
E já que o assunto é cultura, não há como não citar o San Antonio Museum of Art, considerado um dos mais importantes dos Estados Unidos. O acervo impressionante conta com esculturas gregas e romanas de mármore, sarcófagos egípcios, cerâmicas chinesas milenares e artesanatos de povos astecas e maias.

Adobe Stock: Texas Ranger Museu e Buckhorn Café, EUA – Khairil
Álamo
Qualquer livro de história americana conta a respeito do célebre episódio do Álamo, antiga igreja espanhola construída em 1718 no centro da missão de San Antonio de Valero. O lugar servia aos jesuítas para catequizar
índios e deu origem à cidade de San Antonio.

Adobe Stock: Álamo, San Antonio, TX – Dfikar
Hoje, o lugar, se transformou em museu e recebe 2,5 milhões de visitantes por ano, a maioria de patrióticos americanos. Estrangeiros entram no clima facilmente no cine AMC Rivercenter 11 with Alamo IMAX, ali perto, que emociona ao exibir The Alamo – The Price of Freedom, com som especial em tela gigante. Impossível não gostar.

Adobe Stock: Álamo, San Antonio, TX – Dfikar
Atualizada em: 17/01/2025