Ceský Krumlov, na República Tcheca, parece cidade de contos de fadas
Ceský Krumlov, na República Tcheca, parece uma cidade de conto de fadas. Ali, em volta de um castelo medieval, pequenas casinhas se esparramam às margens de um rio em formato de “U”, em meio a uma paisagem marcada por telhadinhos vermelhos, árvores e montanhas.
Localizada a duas horas e meia de Praga, a cidade tcheca declarada Patrimônio Histórico pela Unesco em 1992 é um dos destinos mais bonitos do mundo. Por todos os lados, pontes de madeira cruzam o Rio Moldávia e dão acesso a ruas estreitas repletas de lojas, restaurantes e casinhas barrocas.
Quase todos os caminhos levam a praça principal, onde fica a antiga prefeitura. Ao caminhar por eles, avista-se o maior cartão-postal da região: o Castelo Krumlov. Trata-se da segunda maior edificação do gênero na República Tcheca, atrás apenas do Castelo de Praga.
Castelo Krumlov
A visita ao castelo é o ponto alto da visita a Ceský Krumlov. Curiosamente, a edificação nunca pertenceu a um rei, mas sim a diversas famílias tradicionais da região.
Uma escada leva à sua entrada, marcada por uma pequena ponte de pedra que se estende sobre um fosso. Nele, vivem ursos, em uma estranha tradição local.
Dentro de Krumlov, há pátios com pinturas renascentistas e uma torre. Quem tiver coragem pode encarar a estreita escada em caracol, que leva ao topo em cerca de 5 minutos.
A vista lá de cima é belíssima. O rio, os telhados vermelhos das casinhas e as torres das igrejas fazem todo mundo pensar que tem uma cidade de presépio lá embaixo.
Fora isso, dá para visitar vários ambientes internos do castelo, como a sala de máscaras e o teatro barroco. Há ainda jardins, fontes e o castelo de verão Bellarie.
Museu de Contos de Fadas
Ainda no centro histórico de Ceský Krumlov, vale a pena visitar o Pohádkový Düm, um Museu de Contos de Fadas com cerca de 300 marionetes expostas em cenários que retratam histórias de crianças e lendas do folclore regional.
Além disso, a cidade conta com alguns palácios e igrejas. É o caso da Igreja de São Vito, erguida no século 14 em estilo gótico e um dos prédios mais antigos da região. Outro lugar interessante é o Centro Schiele, museu situado em uma antiga cervejaria do século 15 e que conta com uma série de galerias e exposições com referências ao pintor austríaco Egon Schiele, que morou na cidade por um período curto no início do século.
Fotografia
Para quem gosta de fotografia, um passeio imperdível em Ceský Krumlov é visitar o Muzeum Fotoateliér Seidel. Trata-se da casa-estúdio em que viveu Josef Seidel, um dos mais renomados fotógrafos da Europa Central.
Seu trabalho realizado no fim do século 19 e início do século 20 foi fundamental para documentar a história da cidade e promover o turismo local, pois sua especialidade era retratar fotos sociais e cartões-postais.
Boa parte do trabalho do fotógrafo se perdeu durante a Segunda Guerra Mundial, mas, para quem gosta do tema, visitar o museu e ver o ambiente e os equipamentos usados por Seidel é muito interessante.
Esportes
No verão, diversas pessoas praticam canoagem e rafting no Rio Moldávia, que corta (ou melhor, molda) Ceský Krumlov, ou simplesmente se refrescam com um bom mergulho em suas águas escuras. Dá para alugar os equipamentos em várias lojinhas espalhadas pela região.
Ceske Budejovice
Uma vez em Ceský Krumlov, vale a pena esticar o passeio até Ceske Budejovice. Fundada em 1264, a cidade foi planejada em formato de xadrez. Por isso, é muito fácil andar por suas ruas.
O passeio deve começar na praça principal, que tem exatamente um hectar – para quem sempre teve curiosidade em saber quanto um hectar mede na prática, eis aí uma oportunidade de ouro. Nela, destaca-se uma das maiores fontes da República Tcheca, batizada de Samsonova Kasna.
É lá que os jovens costumam se encontrar nos fins de tarde, sobretudo no verão. Nas ruas laterais, mais surpresas: lojas e restaurantes disputam espaço com prédios do século 13, como o Convento dos Dominicanos e a Igreja dos Sacrifícios da Virgem Maria.
Para ver tudo isso de um ângulo especial, vale a pena subir ao topo da torre gótico-renascentista Cerná Vez, que tem 72 metros de altura. Outro passeio imperdível na região é visitar a fábrica de Budějovický Budvar, cuja marca Budweiser é a segunda mais famosa do país, atrás apenas da Pilsner Urquell, feita na cidade de Pilsen.
É de lá que sai a cerveja Budweiser original, cujo nome foi usado (e patenteado), anos depois da fundação da cervejaria tcheca, nos Estados Unidos. Passe por lá para provar qual opção é melhor. Isso tudo antes de voltar a Ceský Krumlov e conferir o visual da cidade à noite, quando os ares medievais ficam ainda mais latentes.
Atualizada em: 01/06/2023