Conheça alguns destinos diferentes na Escócia – Voupranos

Conheça alguns destinos diferentes na Escócia

Adobe Stock: castelo de Eilean Donan na ilha em três lagoas – Reimar

Muitos brasileiros visitam apenas Edimburgo e as Highlands quando vão à Escócia, mas há destinos diferentes que valem o passeio na região. Entre eles estão Loch Lomond & The Trossachs National Park, com paisagens deslumbrantes, Kingdom of Fife, onde surgiu o golfe e o tênis, e também Dundee, uma cidade moderna e cheia de histórias para contar.

De quebra, se sobrar tempo, aproveite para visitar Stirling, cidade com diversas referências a William Wallace, herói escocês vivido no cinema por Mel Gibson no filme Coração Valente.

Conheça um pouco mais sobre esses lugares e incremente seu roteiro na hora de explorar o Reino Unido. Você não irá se arrepender.

Loch Lomond & The Trossachs National Park

Próximo à costa oeste da Escócia, Loch Lomond & The Trossachs National Park é um destino exuberante e cheio de boas surpresas. De Edimburgo, são cerca de duas horas até lá.

No caminho, dá para fazer um desvio até Stirling, cidade dona do castelo homônimo e com diversas referências a William Wallace, o cavaleiro escocês imortalizado pelo autor Mel Gibson no filme Coração Valente.

Dali até Loch Lomond começam a se revelar, com grande intensidade, as espetaculares paisagens do interior da Escócia, que lembram muito a Suíça, com vales cobertos por tons diferentes de verdes e que terminam em lagos cristalinos. Em vez de vacas com sinetas no pescoço, porém, quem dá o ar da graça ali são as ovelhas.

Ali há hotéis-fazenda lindíssimos à beira do Loch Voil, porta de entrada da célebre região escocesa das Highlands. Muita gente considera que o destino abriga uma das vistas mais belas da Grã-Bretanha, com dois lagos lado a lado que quase se tocam em meio a colinas que se assemelham aos fiordes da Noruega. Vale muito a pena passar um tempo na região, fazendo fotos e relaxando, curtindo o cenário de cinema.

Uma vez na região, não deixe de visitar Loch Lomond Shores, uma espécie de shopping à beira do lago, onde há um charmoso iate-café ancorado. Reserve um tempo também para conhecer a destilaria Glengoyne, já próxima a Glasgow, uma das maiores cidades da Escócia.

Adobe Stock: The Trossachs National Park – Mountaintreks

Kingdom of Fife

A paisagem do Fife, que avança até a costa leste do país, é encantadora. Campos e colinas verdes exibem, aqui e ali, um cobertor de flores dente de leão, de um amarelo intenso. Os pequenos vilarejos pelo caminho têm casas de pedra e se escondem entre parques frondosos, como o de Balbirnie, em Glenrothes.

Uma vez em Kingdom of Fife, uma das áreas mais nobres da Escócia, uma visita que não pode faltar no roteiro é Falkland, que tem um palácio belíssimo, onde diversos monarcas britânicos passaram algumas temporadas ao longo da história. É em seus jardins que fica a Falkland Palace Royal Tennis Club, uma quadra de tênis de 1541, a mais antiga do mundo usada até hoje e que contribuiu para a região se tornar a precursora das regras da modalidade práticas até hoje.

Falkland serviu ainda de cenário para a série de TV Outlander, famosa justamente pelas suas paisagens. Na trama, o local representa outro município escocês, Inverness, que fica mais ao norte e é banhado pelo famoso Lago Ness.

Da região é fácil alcançar o litoral, por onde se espalham pacatos vilarejos de pescadores. Em um deles, chamado Anstruther, está o Anstruther Fish Bar, conhecido por servir o melhor fish and chips da Grã-Bretanha. O lugar é bastante simples, mas o atendimento feito muitas vezes pela própria dona do estabelecimento, a simpática Alison Smith, já atraiu nomes como o ator americano Tom Hanks e Camilla Parker, a Duquesa da Cornualha e esposa do Príncipe Charles.

Dali, é fácil alcançar St. Andrews, a cidade mais badalada do Kingdom of Fife. Ali estão as belas ruínas de um castelo à beira-mar e uma antiga catedral, ambos imponentes. O local também tem muitas lojas e uma alma jovem, já que concentra uma das universidades mais respeitadas da Escócia. Foi enquanto estudava lá, inclusive, que o Príncipe William conheceu sua esposa, Kate Middleton.

A fama de St. Andrews também vem do esporte, pois ali teria sido inventado o golfe. O Old Course, campo mais antigo do mundo, resistiu ao tempo e é aberto ao público, que por algumas centenas de libras pode fazer aulas e arriscar algumas tacadas.

Apesar de pequeno, o tapete verde fica em um cenário belíssimo, debruçado sobre o mar. É uma bela síntese de toda a tradição escocesa que, até hoje, deixa quem chega de fora entorpecido aos seus encantos.

Adobe Stock: St Andrews Cathedral in St. Andrews, Scotland – Susanne2688

Dundee

Caso sobre um tempinho na agenda, vale a pena esticar o roteiro pelo Kingdom of Fife até a região de Dundee, poucos quilômetros ao norte. Situado do lado de um braço de mar, o destino conta com uma cena artística vibrante, com destaque para os museus Dundee Contemporary Arts e Dundee Science Centre.

Há também um lindo teatro por lá e uma sala de concertos. Isso sem contar o V&A, museu com fachada arrojada, localizado na orla da cidade, e conta com salas de exposições permanentes e itinerantes dedicadas ao universo do design.

Adobe Stock: RRS Discovery and the V&A in Dundee – Mountaintreks

CONVITE ESPECIAL

A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.

Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.

Endereço: Avenida Paulista,  1079 – São Paulo

O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.

VEJA TAMBÉM:

O Voupranos possui a missão de ajudar o viajante brasileiro na hora de planejar sua próxima viagem e se informar sobre tudo que acontece de mais importante para o turista do Brasil.

Todos os artigos, notícias e dicas de viagem do Voupranos são preparados por especialistas em turismo, jornalistas e conta com a curadoria da Editora Europa. A atualização é diária e o portal já conta com centenas de páginas com informações dos principais destinos procurados pelo público brasileiro.

O site de notícias Voupranos tem a proposta de ser um portal leve, divertido e empolgante, com a ambição de se transformar em um dos maiores portais do Brasil, com o desejo de mais que informar, levar a alegria e diversão para todo o seu público.

Além dos artigos que funcionam como guias rápidos de cada destino, o portal traz diariamente novas notícias do mundo do turismo. Tudo com foco no viajante, que deseja planejar excelentes férias com o melhor investimento. Visite o Voupranos sempre que desejar explorar um mundo de novidades em muitos destinos.

portal Voupranos é um investimento ambicioso da agência de viagens Voupra, conhecida pelas grandes novidades que implementou no segmento de turismo nos últimos anos, e pelo forte comprometimento com seus clientes, inclusive sendo uma das raras agências com o certificado RA1000 do Reclame Aqui.

 

Publicado em: 02/03/2023
Atualizada em: 02/03/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Escócia