Rafting em Brotas(SP) tem emoção máxima no verão – Voupranos

Rafting em Brotas(SP) tem emoção máxima no verão

Com a temporada de chuvas intensa em janeiro de 2023, uma das atividades preferidas do turista em Brotas (SP) ficou ainda mais desafiadora e emocionante: o rafting no rio Jacaré-Pepira, que está no seu nível máximo, acima de 1,90 metro. Esse, portanto, é o momento ideal para quem gosta de emoções e de encarar a velocidade máxima das corredeiras. Com o volume das águas acima da média, a adrenalina é garantida quando o rio atinge a categoria Classe 4+ do rafting, cuja escala de intensidade vai de 1 a 5. São cerca de uma hora e meia de passeio, passando por quedas e corredeiras, onde você vai remando por um rio de águas límpidas cercado pela mata atlântica nativa. Além da emoção da atividade, o cenário é muito bonito. Revoadas de tucanos não são raras e macacos são vistos nas árvores das margens do rio.

Brotas Divulgação

Com o rio cheio, porém, fica suspenso a prática do rafting para crianças com menos de 12 anos e abaixo de 1,40 metro de altura. É recomendável saber nadar. De qualquer maneira, a segurança é prioridade. Além das instruções e do percurso feito com um instrutor, o participante usa equipamentos de proteção, como capacete e colete salva-vidas. Os instrutores também têm técnicas para resgatar o ocupante caso ele caia do bote.Por conta da forte correnteza, com ondas e refluxos, algumas atividades realizadas no Rio Jacaré-Pepira estão suspensas, como a flutuação em boias e outras brincadeiras que os instrutores fazem com os turistas descendo o rio.

Brotas (SP) é conhecida como capital brasileira dos esportes de aventura,  um lugar onde a natureza é o palco para quem busca ecoturismo e adrenalina em porções mais ou menos equilibradas. Há diversas atividades radicais, como tirolesas, cascading (o rapel em cachoeiras) e circuitos de arvorismos, que atraem os visitantes. O rafting no Rio Jacaré-Pepira é a atividade mais famosa e foi a primeira a ser oferecida na região ainda na década de 1980 quando os primeiros aventureiros se jogavam em suas corredeiras em boias de caminhão.

Em compensação, o alto volume de água e o risco de temporais provoca a interdição de diversas cachoeiras na região de Brotas. É uma forma de garantir a segurança dos turistas. Em janeiro, Brotas (SP) tem nove cachoeiras livres para quem quiser aproveitar a natureza e se refrescar depois da caminhada. As trilhas estão abertas nos acessos às cachoeiras 3 Quedas, Martello, Escorregador, Cassorova, Ástor, São Sebastião (somente para contemplação), Recanto das Cachoeiras e Parque dos Saltos.

 

Publicado em: 12/01/2023
Atualizada em: 27/01/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Voupra