Roteiro de 2 dias no Porto, a cidade que deu nome a Portugal
![](https://www.voupranos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/AdobeStock_242130552-1024x441.png)
Adobe Stock: Panoramic cityscape image of Porto, Portugal – Rudi1976
Plantada às margens do Rio Douro, cerca de 300 km ao norte da capital Lisboa, o Porto rende um ótimo roteiro, uma vez que é um completo brinde aos sentidos: desde o aroma da cebola assada com bacalhau dos restaurantes na região da Ribeira e o sabor licoroso de um bom vinho do Porto – produzido por ali há três séculos – até a vista panorâmica dos mirantes no Terreiro da Sé ou no Mosteiro da Serra do Pilar.
A história do Porto começa bem antes que a de Portugal. Durante o Império Romano, existiam dois povoados próximos à foz do Douro, um em cada margem do rio. De um lado estava Portus (Porto) e do outro, Cale (Gaia). O lugar passou a ser conhecido por um só nome, Portucale. Lisboa pode até se gabar por ser a capital, mas nunca terá a honra de ter emprestado o nome ao país.
No século XVI, Porto detinha a maior frota de navios e os mais importantes estaleiros de Portugal. Dali saíram inúmeras embarcações que continuaram a descoberta de novos territórios.
Na mesma época, entre seus habitantes estavam homens que ficaram na história da era dos descobrimentos, como Pero Vaz de Caminha, o autor da carta que relata a descoberta do Brasil, e Brás Cubas, o primeiro governador da Capitania de Pernambuco.
Por essas e outras, é uma delícia fazer um roteiro no Porto, como o sugerido aqui.
1º dia – Ribeira e o centro histórico
A parte mais interessante do Porto é o bairro da Ribeira, centro antigo da cidade, tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1986. A região é delineada por um labirinto de ladeiras estreitas e casas de quatro ou cinco pavimentos, cujas fachadas normalmente estão voltadas para o Rio Douro.
O cenário fica ainda mais à moda antiga com o desfile dos bondinhos de madeira, os elétricos, que ainda circulam pela Ribeira. A primeira linha de bonde, em funcionamento até hoje, foi instalada em 1895.
Aqui e ali despontam torres de igrejas, mas a primeira impressão é de que Porto tem uma arquitetura sombria e cinzenta, por conta do granito usado para erguer as igrejas e os prédios públicos mais importantes.
A parte histórica é relativamente pequena e pode ser conhecida em um passeio a pé incluindo as principais joias arquitetônicas, como a Catedral da Sé, o Mercado do Bolhão, a Livraria Lello e Irmão (que tem uma escadaria fascinante), a Igreja dos Clérigos, a Estação São Bento, o Edifício da Bolsa e a Igreja do Carmo, esta com belíssimas paredes revestidas por azulejos.
E foi justamente no Porto que os azulejos deixaram de ornamentar apenas o interior das construções e foram para a fachada de igrejas e casas portuguesas.
Ao caminhar por esse grandioso conjunto arquitetônico, o visitante tem a sensação de que cada ponto parece competir pela vista panorâmica mais bonita. A melhor delas é obtida no alto do Terreiro da Sé.
O calçadão da Rua de Santa Catarina rende uma boa parada para descansar as pernas. Para fazer isso com toda a pompa, aposte no Café Majestic, de estilo art nouveau. Aproveite o pit stop para traçar um caminho no mapa e siga sem pressa pelas praças e ladeiras.
Deixe a lei da gravidade agir e desça até a beira do rio, por onde se espalham vários restaurantes de comida portuguesa. Eles têm mesas ao ar livre, que ficam próximas aos barcos rabelos ancorados, testemunhas da época em que os barris de vinho eram transportados neles das quintas do Vale do Douro, cerca de 100 km rio acima, até os entrepostos da cidade.
Alguns desses barcos rabelos levam os turistas em passeios rápidos pelo Douro ao som de boas pimbas, como são chamadas as músicas populares portuguesas – entre as quais se poderiam incluir as velhas canções de Roberto Leal.
Próximo à Ponte Dom Luís I, há bons restaurantes para provar as especialidades portuguesas, como o tradicional bacalhau à Gomes de Sá, criado na cidade.
Tanto que no número 114 da Rua Muro dos Bacalhoeiros, à beira do rio, uma placa indica a casa onde viveu, no século XIX, o comerciante Gomes de Sá, autor da ideia simples – e suculenta – de colocar o bacalhau no forno com batatas, cebolas, ovos e bastante azeite.
![](https://www.voupranos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/AdobeStock_358447543-1024x669.jpeg)
Adobe Stock: Traditional house facades decorated with Portuguese azulejo tiles in the famous Ribeira neighborhood in Porto, Portugal – SvetlanaSF
![](https://www.voupranos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/AdobeStock_169537237-1024x683.jpeg)
Adobe Stock: View over the old town of Porto, Portugal with the cathedral and colorful buildings – Zoegraphy
![](https://www.voupranos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/AdobeStock_506183101-1-1024x427.jpeg)
Adobe Stock: Vineyards in the Valley of the River Douro, Portugal. Portuguese port wine. – Michal
2º dia – Vila Nova de Gaia
Na outra margem do Rio Douro fica Vila Nova de Gaia. Basta atravessar a Ponte Dom Luís I para ir de uma cidade à outra. É de lá que se tem a melhor vista do bairro da Ribeira. Seja do calçadão de Gaia à margem do rio, do mirante do Mosteiro da Serra do Pilar, ao lado da ponte, ou do bondinho que conduz os visitantes a admirar o Porto de novos ângulos.
Vila Nova de Gaia não tem o mesmo brilho do Porto em termos de arquitetura, mas ganhou importância por abrigar, há séculos, os armazéns de vinho do Porto, que hoje abriga o World of Wine (WOW), um dos maiores museus do mundo dedicado à bebida.
O vinho produzido nos terraços do Vale do Douro, na realidade, é maturado lá, e não na cidade que lhe dá o nome. É que, por conta dos altos impostos cobrados pela administração local, os armazéns acabaram sendo instalados do outro lado do rio. Mas ninguém liga para esse detalhe, até porque só mesmo uma ponte separa o que as duas cidades têm de melhor.
Em Gaia, o grande barato é provar alguns bons cálices do líquido vermelho-escuro, de sabor adocicado, nas degustações que as bodegas oferecem. Entre uma bodega e outra, caminha-se sentindo o cheiro de vinho e de madeira.
Os armazéns ficam praticamente colados uns aos outros, graças a uma antiga lei instaurada na época do Marquês de Pombal, em 1756, que delimitou a área de instalação das vinícolas. Uma medida benéfica aos turistas, que podem fazer tudo a pé entre uma degustação e outra.
![](https://www.voupranos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/AdobeStock_515936639-1024x308.jpeg)
Adobe Stock: La ciudad de Oporto y la Ribeira sobre el río Duero desde Vila Nova de Gaia, Portugal. – C.Castilla
![](https://www.voupranos.com.br/wp-content/uploads/2022/11/AdobeStock_236066637-1024x680.jpeg)
Adobe Stock: Two glasses of Porto Wine standing on the barrel in wineyard’s restaurant – Seligaa
CONVITE ESPECIAL
A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.
Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.
Endereço: Avenida Paulista, 1079 – São Paulo
O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.
VEJA TAMBÉM:
O Voupranos possui a missão de ajudar o viajante brasileiro na hora de planejar sua próxima viagem e se informar sobre tudo que acontece de mais importante para o turista do Brasil.
Todos os artigos, notícias e dicas de viagem do Voupranos são preparados por especialistas em turismo, jornalistas e conta com a curadoria da Editora Europa. A atualização é diária e o portal já conta com centenas de páginas com informações dos principais destinos procurados pelo público brasileiro.
O site de notícias Voupranos tem a proposta de ser um portal leve, divertido e empolgante, com a ambição de se transformar em um dos maiores portais do Brasil, com o desejo de mais que informar, levar a alegria e diversão para todo o seu público.
Além dos artigos que funcionam como guias rápidos de cada destino, o portal traz diariamente novas notícias do mundo do turismo. Tudo com foco no viajante, que deseja planejar excelentes férias com o melhor investimento. Visite o Voupranos sempre que desejar explorar um mundo de novidades em muitos destinos.
O portal Voupranos é um investimento ambicioso da agência de viagens Voupra, conhecida pelas grandes novidades que implementou no segmento de turismo nos últimos anos, e pelo forte comprometimento com seus clientes, inclusive sendo uma das raras agências com o certificado RA1000 do Reclame Aqui.
Atualizada em: 12/09/2024