Os encantos da Praia da Areia Branca, em Portugal – Voupranos

Os encantos da Praia da Areia Branca, em Portugal

Localizada no encantador município da Lourinhã, a praia da Areia Branca é uma joia na costa oeste do Centro de Portugal. Para os amantes do surf, este pedaço de paraíso natural forma um anfiteatro único que o torna verdadeiramente especial. Nos anos 20, Areia Branca já era um destino de verão muito procurado e, até hoje, mantém todo o seu charme original. É o local ideal para surfistas e bodyboarders, que buscam paisagens selvagens e intocadas longe da confusão urbana. Em agosto, a região fica ainda mais animada por conta do Festival de Música de Lourinhã, que reúne músicos inovadores de Portugal em dois dias de shows gratuitos.

Visit Portugal – Divulgação

Para quem gosta de aventuras, a trilha até o Forte de Paimogo é uma grande experiência. Começando na área costeira ao sul da praia da Areia Branca e terminando no forte, a caminhada revela paisagens incríveis em meio à natureza exuberante. Construído em 1674, o Forte de Paimogo era parte das defesas contra possíveis ataques inimigos, oferecendo vistas panorâmicas de Peniche ao norte e da praia de Areia Branca ao sul. Durante a Guerra Peninsular, foi um ponto estratégico de desembarque para as forças inglesas lideradas pelo duque de Wellington. Um passeio cheio de história e beleza natural para desfrutar no coração de Portugal.

Visit Portugal – Divulgação

A região também é famosa pela Aguardente (de uva) DOC Lourinhã, produzida na única região demarcada em Portugal. Na União Europeia, neste domínio, há apenas outras duas regiões demarcadas: as francesas Cognac e Armagnac. A Aguardente DOC Aguardente Lourinhã é feita a partir de várias castas brancas e tintas. O envelhecimento da bebida é realizado exclusivamente em barris de carvalho com capacidade de até 800 litros.

Visit Portugal – Divulgação

Já que viaja com as crianças, costuma ir ao Dino Parque. Com uma área de 10 hectares, este museu ao ar livre abrange quatro períodos importantes da história da Terra: do Paleozóico ao Cretácico. Mais de 120 modelos de dinossauros e outros animais em tamanho real esperam pelos visitantes ao longo dos percursos. Rende uma experiência educativa e divertida para toda a família.

Visit Portugal – Divulgação

Na hora de comer, a dica é ir ao restaurante Alta, com vista para a deslumbrante Praia da Areia Branca. Fundado pelas irmãs Marteleira, Julie e Jenny, este lugar combina a cozinha tradicional portuguesa com uma pitada de inspiração internacional. Julie, a chef, traz influências de Toronto para os pratos, resultando em combinações únicas e deliciosas, como sapateira recheada,  arroz de peixe e marisco e o frango assado com molho de malagueta. E não se preocupe com a escolha da mesa – todas oferecem a melhor vista para acompanhar a refeição.

Visit Portugal – Divulgação

Publicado em: 14/06/2024
Atualizada em: 14/06/2024
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Portugal