Porque o Taj Mahal é considerado uma das obras mais românticas da história
Se a francesa Paris é considerada a capital romântica do mundo, o indiano Taj Mahal é o monumento que mais ressalta o sentimento do amor. Afinal, foi por causa de uma grande paixão que o magnífico mausoléu foi erguido na cidade de Agra, ao norte da Índia, entre 1630 e 1652. Arquitetado e decorado por gênios da época, o maior cartão-postal do país foi construído a mando do imperador Shah Jahan para guardar o corpo e homenagear sua segunda esposa, morta durante o parto de um de seus filhos.
Inteiramente de mármore branco, o Taj Mahal enche os olhos dos visitantes de dia ou de noite, faça chuva ou faça sol. O monumento parece brilhar na luz da Lua cheia e ganha uma silhueta especial quando o dia vai embora. Em uma manhã de nevoeiro, os visitantes têm a impressão de que o imenso mausoléu, onde repousa não só o túmulo da imperatriz, mas também o de Jahan, está suspenso sobre as águas do Rio Yamuna.
História
O Taj Mahal foi construído durante 22 anos, com o auxílio de 20 mil trabalhadores e ao custo de 32 milhões de rúpias. Segundo documentos da época, o maior responsável pela estrutura impressionante do local é o arquiteto Isa Ustad. A documentação do projeto revela nomes de empregados, muitos deles prestigiados na Índia, e o inventário dos materiais, bem como suas origens. Para o transporte das pedras de mármore, ferros e outros itens de construção, por exemplo, foram usados mais de mil elefantes.
O Taj Mahal fica em uma plataforma quadrada, com os cantos truncados, formando um octógono desigual. Cada elemento tem um estilo próprio e se integra perfeitamente à estrutura principal da edificação. A cúpula central tem 53 metros de diâmetro. Externa e internamente, o mausoléu é decorado com flores minimalistas desenvolvidas a partir de desenhos criados com 28 tipos de pedras preciosas, como ágata e jaspe. Os arcos principais, por sua vez, contêm passagens do Alcorão.
Visita
Quem visita o Taj Mahal encontra, no interior, dois túmulos: um maior, do imperador, e outro de sua mulher. Os corpos, porém, não se encontram neles, mas sim em outra área do monumento, mais simples e fechada à visitação. Embora seja o espírito do Taj Mahal, o mausoléu de mármore branco não é o único monumento da área.
O complexo palaciano é composto ainda por uma série de jardins, uma mesquita, casa de hóspedes e outros edifícios palacianos com fachadas nas cores vermelha e branca. Vale a pena visitar ao menos os jardins do complexo. Eles estão divididos em quatro áreas, formando desenhos de encher os olhos.
Atualizada em: 07/11/2024