Por que Porto de Galinhas nunca sai de moda – Voupranos

Por que Porto de Galinhas nunca sai de moda

Adobe Stock: Porto de Galinhas, PE – LuizAntonio

Porto de Galinhas nunca sai de moda. Quem já foi quer voltar e quem nunca foi quer conhecer suas atrações. E com muita razão. A praia, a 65 km de Recife, tem mar verde e transparente, rios, piscinas naturais e um centrinho bem animado com restaurantes conceituadíssimos para comer muito bem. Por tudo isso, esse ex-vilarejo de pescadores há tempos se tornou o grande destino de Pernambuco. Tanto que muita gente que vai até lá nem para na capital pernambucana.

No aeroporto mesmo já pega um transfer direto para Porto de Galinhas. Numa completa inversão de lógica, Recife e Olinda tornam-se passeios bate e volta para quem está em Porto de Galinhas. De dia, o que pega é a praia do centro, de onde partem, na maré baixa, jangadinhas de madeira para a maior atração de Porto de Galinhas: as piscinas naturais. Bem em frente à cidade, são acessíveis em cerca de 15 minutos de navegação.

Adobe Stock: Porto de Galinhas, PE – Gustavofrazao

Adobe Stock: Porto de Galinhas, PE – Brastock Images

Os barquinhos deslizam pelas águas verdes até alcançarem uma bancada de corais que bloqueia as ondas e faz o oceano ficar rasinho, com a água batendo na altura do umbigo. Os jangadeiros levam máscaras de snorkel a quem quiser enfiar a cara na água e se ver cercado de centenas de peixes sargentinhos, que chegam bem perto para comer ração nas mãos dos turistas.

No ponto de onde partem os barcos, pouca gente resolve desbravar a faixa de areia. Não é o trecho mais bonito da praia. Mas é só caminhar cinco minutos para qualquer direção que o mais badalado trecho do litoral pernambucano ganha ares de pura tranquilidade, diante de um coqueiral que parece sem-fim. Afinal, fora do burburinho da praia central de Porto de Galinhas sobra muito espaço para se espalhar na areia. No total, são 18 km de praias, que se estendem desde Muro Alto, ao norte, até a foz do rio Maracaípe, ao sul.

Adobe Stock: Porto de Galinhas. Ipojuca, PE – JTav

Ponta a ponta

A melhor forma de conhecer todas essas praias é na garupa de um bugue, no chamado passeio Ponta a Ponta. Os veículos seguem pela orla, pois foram proibidos de trafegar pela areia da praia, que é área de desova de tartarugas.

Aliás, os viajantes podem acompanhar o emocionante momento da soltura das tartaruguinhas ao mar. Confira um dia antes do seu passeio, pela página da ONG EcoAssociados, se a soltura de tartarugas está programada. O trajeto em quatro rodas começa em Muro Alto, a 9 km do centro da vila, onde um arrecife reto feito um paredão (taí o nome da praia) transforma o mar em uma lagoa rasa e morna, perfeita para deixar a criançada solta ou para remar em stand ups. Muro Alto concentra alguns dos melhores resorts da região, que ficam lado a lado e formam uma espécie de condomínio de resorts.

Adobe Stock: Muro Alto, PE – Luiz

O passeio segue pela Praia do Cupe, com 4 km de extensão e ondas fortes. É um lugar mais perigosa para banho, com exceção de um trecho, o chamado Pontal do Cupe, onde há uma bancada de corais e piscinas naturais. Desde Muro Alto até lá são cerca de dez minutos caminhando. Há um bar em frente que oferece um bom ponto de apoio. Volte para lá quando quiser curtir piscinas naturais sem muvuca. O giro de bugue termina no Pontal do Maracaípe, onde o pessoal troca o bugue pela jangada, navega rio acima e faz uma parada para banho, dessa vez em bem-vindas águas doces. Ali também há ótimos restaurantes.

Adobe Stock: Praia de Maracaípe – Pontal, PE – Renato

Vida noturna

Escolher um bom lugar para jantar é o principal programa das noites de Porto de Galinhas, além de bater perna pelas ruas do vilarejo, onde carros são proibidos de circular. Faz parte do passeio olhar vitrines de lojas de artesanato, bijuterias e roupas de praia.

Já quem gosta de agito deve seguir direto para um forró ou alguma baladinha com música sertaneja ou eletrônica. Essas casas noturnas não deixam ninguém dormir com as galinhas no mais badalado vilarejo de praia do litoral de Pernambuco.

Adobe Stock: Jörg Rausch/Wirestock Creators

Passeios pelos arredores

Se tiver tempo, aproveite para explorar os arredores de Porto de Galinhas e curtir um pouco mais de Pernambuco. Veja o que não pode ficar de fora do roteiro:

Praia dos Carneiros

É uma das mais praias do Nordeste. Tem rio, mar, piscinas naturais e um vasto coqueiral. Os passeios que saem de Porto de Galinhas, a 40 km dali, param em barracas animadas erguidas da faixa de areia. Nelas, o pessoal pode embarcar para uma volta de catamarã.

Adobe Stock: Praia dos Carneiros, PE – Aide

Recife-Olinda

O city-tour começa pela capital do estado, onde o viajante conhece a praia da Boa Viagem e toda a parte histórica, como a Ponte Mauricio de Nassau, a Praça da República e a Casa da Cultura, antiga casa de detenção que hoje é um mercado de artesanato.

Depois, segue pelas ladeiras de Olinda com suas casinhas coloniais coloridas até alcançar a Catedral da Sé. Ali, tem-se vistas fantásticas para fechar com chave de ouro uma viagem pelos pontos turísticos mais aclamados de Pernambuco.

Adobe Stock: Praça Rio Branco, Marco Zero, Recife – Pedro

Adobe Stock: Olinda, PE – Marcio

Publicado em: 20/02/2024
Atualizada em: 20/02/2024
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Veja também:

Voupra